Atualizado em: 20/07/2019

 

As estratégias de Claro, Vivo e Oi para crescer em BL Fixa

 

A Claro é a operadora líder em market share de BL fixa no Brasil, com 9,5 milhões de acessos em mai/19, seguida pela Vivo (7,4 milhões) e Oi (5,8 milhões). O conjunto das operadoras competitivas (mais detalhes) possuía 9,1 milhões de acessos BL fixa nesta data.

É fundamental para estas três operadoras crescer a receita em BL fixa, de modo a compensar a queda na receita de telefonia fixa e TV por assinatura. As três apresentaram crescimento negativo na receita de serviços fixos em 2018 e esta tendência se mantém em 2019.

A Claro vem crescendo em acessos BL fixa, mas Vivo e Oi apresentaram adições líquidas negativas em 2018 e no acumulado dos cinco primeiros meses de 2019.

 

Fonte: Anatel

 

A receita de BL fixa da Claro cresceu 13,2% no 2T19, em relação ao 2T18. Ela continua crescendo em acessos com cabo e começa a crescer em fibra, tendo apresentado adições líquidas de 40 mil acessos em fibra no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

 

 

A Claro adotou a fibra como tecnologia para a expansão para novas cidades. Em mai/19 ela atendia com cabo a 205 cidades e com fibra (FTTH) a 51 cidades.

 

 

A receita de BL fixa da Vivo cresceu 12,6% a.a. no 1T19, impulsionada pela evolução da receita de FTTH, que representou 31,6% desta receita no período e cresceu 49,6% no comparativo anual. Mas as perdas de acessos xDSL se aceleraram nos primeiros cinco meses de 2019, superarando os ganhos com fibra.

 

 

A Vivo é a líder em acessos em fibra (2,1 milhões), mas os acessos xDSL (5,2 milhões) ainda representavam 69,7% dos seus acessos BL fixa em mai/19.

Em mai/19 a Vivo atendia com xDSL a 744 cidades e com fibra (FTTH) a cerca de 160 cidades.

 

 

A Teleco estima que a receita de BL fixa da Oi no 1T19 foi 5,6% menor que a do 1T18. A operadora começou a investir em fibra em 2018 e passou a apresentar crescimento nos acessos FTTH, mas as perdas em acessos xDSL também estão se acelerando. Na Oi, os acessos xDSL representavam 88,0% dos seus acessos BL fixa em mai/19.

 

 

De acordo com o plano estratégico apresentado pela Oi, a operadora pretende chegar a 4,6 milhões de casas atendidas (Home Passed) em 2019 e a 16 milhões até 2021. Com o take up rate de 25% considerado por ela, a Oi poderia chegar a ter 4 milhões de clientes com fibra (FTTH) após 2021. A operadora possuía 5,8 milhões de acessos BL fixa em mai/19.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

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