Atualizado em: 06/09/2019

A receita da Oi vai se estabilizar em 2019?

 

A Oi apresentou no início de 2019 um plano em que previa estabilizar sua receita em 2019 e voltar a crescer em 2021. A receita da Oi no 2T19 foi 0,8% menor que a do trimestre anterior, a menor queda dos últimos dois anos, o que pode indicar que a receita tende a se estabilizar no 2º semestre.

 

 

No 2T19, a receita do segmento residencial foi a que apresentou a maior queda em relação ao 1T19 (-1,2%) seguido pela de mobilidade pessoal (-0,7%). A receita do B2B cresceu 0,1% no trimestre.

 

 

No móvel, a Oi está conseguindo estabilizar a sua base de celulares, compensando as perdas no pré-pago com ganhos no pós-pago.

 

 

 

O crescimento no pós-pago é, na sua maior parte, devido a migração do pré-pago. Os terminais M2M responderam por 12% das adições líquidas de pós-pago da Oi no 2T19.

 

A Oi está tendo mais dificuldades para estabilizar a receita do segmento residencial devido às perdas de telefones fixos e acessos BL fixa. Os acessos de TV por assinatura têm se mantido estáveis.

 

 

 

A Oi é a terceira colocada em market share de BL fixa com 5,8 milhões de acessos no 2T19, sendo 5,0 milhões de xDSL e 597 mil de fibra.

Os clientes de BL fixa estão trocando os acessos xDSL (pares de cobre) por acessos em fibra de maior velocidade. A maior parte dos acessos BL fixa da Oi (62%) têm velocidade menor que 12 Mbps.

 

 

As perdas de acessos xDSL se aceleraram a partir do 4T18 e têm sido em parte compensadas pelas novas redes FTTH da Oi. A Oi aumentou para R$ 7 bilhões os investimentos previstos para 2019, tendo como foco principal as redes FTTH.

A Oi sofre a concorrência das operadoras competitivas que estão implantando redes de fibra nos municípios de sua área de concessão. A quantidade de municípios em que a Oi era líder em BL fixa caiu de 1.931 em 2018 para 1.825 no final do 1º semestre de 2019.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

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