Atualizado em: 05/10/2019

 

O avanço da 4G

 

 

O Brasil terminou agosto com 71,5% dos aparelhos celulares ativos sendo 4G. Eram 145 milhões de celulares 4G, mais de três vezes a soma dos celulares 3G (38 milhões) e 2G (20 milhões). Mantidas as tendências atuais, 4G deve representar mais de 80% dos aparelhos no início de 2020. 4G está presente em 4.609 municípios, onde moram 96,3% da população.

As operadoras estão também avançadas na migração de sua base de aparelhos para 4G. Cerca de 72% dos aparelhos da TIM, Claro e Vivo já é 4G. Oi e Algar estão mais atrasadas neste processo.

 

 

Como consequência, o market share de 4G destas operadoras passa a estar próximo do market share para o total de celulares (sem terminais M2M e de dados).

 

 

Vivo e Claro lideraram em adições líquidas nos primeiros nove meses do ano. TIM, que saiu na frente no crescimento da 4G, reduziu o ritmo em 2019.

 

 

O avanço da 4G está sendo acompanhado do crescimento de versões mais avançadas dessa tecnologia. O LTE advanced já está disponível em 2.462 municípios e o LTE advanced Pro em 1.847. A Claro lidera este processo (mais detalhes).

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

Comente!

Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

 

EVENTOS

Mais Eventos