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Pré-pago no Brasil

Publicado em: 17/01/05

 

Os Celulares pré-pagos começaram a ser disponibilizados no Brasil em 1998, com a CTBC Celular, e passaram a representar rapidamente a maioria dos celulares. O Brasil terminou 2004 com mais de 80% dos seus celulares sendo pré-pago (80,47%). O crescimento em 2004 dos celulares pós-pagos foi de 16,3% e dos celulares pré de 49,3%.

 

 

% de celulares pré-pagos em set/04 (3T04)

Oi Vivo Claro TIM

Telemig

e Amaz.

Brasil
85,5% 80% 81,40% 78%* 72,7% 79,6%

* Estimado pelo Teleco

 

Os usuários de celular pré-pago pagam mais por minuto quando originam uma chamada e pagam por seus terminais em média R$100 a mais que os usuários de planos pós-pagos. Enfrentam ainda limitações quando em roaming. Porque então eles se tornaram tão populares?

Estes fatores fazem com que o ARPU do celular pré-pago seja menor que o do pós-pago. Na Telemig Celular, por exemplo, o ARPU do pós-pago é 5 vezes maior do que o do pré. O crescimento da base de pré-pago é uma das causas da queda do ARPU consolidado das operadoras de celular.

 

Apesar disto, a receita proveniente do pré-pago não deve ser menosprezada. Na Global Telecom, por exemplo, ela representou 60% da receita líquida de serviços no 3T04, apesar do ARPU do pós-pago ser 4 vezes o do pré-pago.

 

O celular pré-pago é um sucesso no Brasil e no mundo com países como México onde mais de 90% dos celulares são pré-pagos. Enfrenta no entanto alguns desafios no Brasil:

 

Telefone Fixo pré-pago

 

O baixo crescimento do número de telefones fixos em serviço no Brasil está em grande parte limitado por um problema de renda da população que não pode arcar com uma conta mínima mensal. Isto tem levado a setores da sociedade a pressionarem pelo fim da cobrança da assinatura mensal na telefonia fixa. Uma solução mais adequada poderia ser o oferecimento de planos alternativos de serviço baseados no modelo pré-pago.

 

Já existem algumas iniciativas neste sentido da parte da Anatel e de algumas operadoras:

Nunca é demais lembrar que o orelhão (TUP) é uma forma de telefone pré-pago.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

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