Atualizado em: 08/02/2020

 

O potencial de crescimento das MVNOs no Brasil

 

 

Nota: Não inclui Porto Seguro Conecta que encerrou suas operaçãoes em 2019 e credenciadas da Vivo e da Claro.

 

A quantidade de celulares de operadoras móveis virtuais (MVNOs) em operação no Brasil cresceu 128% por ano em média nos últimos três anos (CAGR), atingindo 1,2 milhões em 2019. Os terminais M2M representam 80% deste total.

O Brasil possui 24 MVNOs, sendo:

 

Fonte: Anatel e Teleco

 

As MVNOs autorizadas têm uma autorização de SMP e se reportam para a Anatel como as demais operadoras de celular, sendo Arquia, Safra e Surf Telecom as maiores.

As MVNOs credenciadas têm um contrato privado com uma prestadora de SMP e não se reportam diretamente à Anatel, tendo portanto, menos autonomia na definição de seus planos de serviço.

O potencial de crescimento dos MVNOs no Brasil é grande. O país está entre os quinze países com mais MVNOs no mundo, mas a quantidade de celulares das MVNOs ainda representa 0,5% do total de celulares no país. Na Europa e Estados Unidos esta participação é maior que 5%, chegando a 40% em países como Holanda e Alemanha.

Na China, a participação dos MVNOs no total de celulares era de 0,16% em 2014 e atingiu 5% em 2019. Na América Latina as MVNOs já respondem por mais de 5% dos celulares em países como Colômbia (9%).

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

Comente!

 

Nota: Os comentários não representam a opinião do portal Teleco; sendo de responsabilidade do autor da mensagem.

         Comentários ofensivos poderão ser excluídos e o autor da mensagem banido.