Atualizado em: 26/04/2020

Como o Covid-19 afetou os resultados das operadoras no 1T20?

 

As principais operadoras brasileiras reportarão seus resultados para o 1T20 nas próximas semanas e será possível observar se o Covid-19 afetou a tendência de melhoria do crescimento de suas receitas apresentadas nos trimestres anteriores. Como a quarentena nos principais estados brasileiros teve início no final de março, é bem possível que estes efeitos só sejam sentidos nos resultados do 2T20.

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

Dados reportados por outros países indicam um efeito maior no móvel, que pode não repetir o crescimento dos trimestres anteriores.

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

Os usuários estão ficando em casa e utilizando mais o Wi-Fi, o que leva a uma queda na receita de recarga de pré-pagos e na venda de smartphones. Na China, a venda de smartphones foi 54,7% menor em fevereiro e 21,9% em março, quando comparada ao mesmo mês do ano anterior. A pandemia causou uma queda estimada de US$ 605 milhões na receita da AT&T no 1T20, devido principalmente à queda nas vendas de publicidade, aparelhos e roaming.

O efeito na receita do fixo deve aparecer somente no 2T20. É possível que a queda da receita no fixo se acelere, mas que seja compensada parcialmente pelo crescimento da receita de banda larga fixa.

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

O crescimento da inadimplência é uma das principais preocupações das operadoras e pode afetar a melhoria da margem EBITDA apresentada em 2019.

 

 

Em suma, é possível que os efeitos do Covid-19 sejam pequenos nos resultados a serem apresentados pelas operadoras no 1T20. O impacto deve ser maior no 2T20, inclusive nos investimentos.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Relatório Teleco

 

Adquira já o seu

Enquete

Como foi seu gasto pessoal com Telecom em 2023 em relação a 2022?

  Maior
  Igual
  Menor

EVENTOS

 

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS