Atualizado em: 25/06/2020

 

Líderes em Telecom no Brasil no 1T20

 

O quadro de líderes em Telecom no Brasil no 1T20 apresentou a Vivo liderando em três dos indicadores, a Claro em dois indicadores e a TIM, Algar e Competitivas em um cada. Este é o primeiro trimestre em que existem efeitos da pandemia com impacto no mês de março.

 

 

- Indicador Descrição
Líder 1T20
1 Receita Receita Líquida
Vivo
2 Crescimento Receita Crescimento da Receita Líquida
Algar
3 Móvel Market Share e Receita de Celular
Vivo
4 Fixo Market Share e Receita de Serviços Fixos
Claro
5 Acessos BL Fixa Market Share de Banda Larga Fixa
Competitivas
6 Acessos TV Assinatura Market Share de TV por Assinatura
Claro
7 Telefones Fixos Market Share de Telefones Fixos
Vivo
8 Rentabilidade Margem EBITDA
TIM

 

O Teleco iniciou no 1º trimestre de 2011 o acompanhamento do desempenho dos Grupos de Telecom no Brasil através de indicadores selecionados. Apresenta-se a seguir os resultados para cada indicador. Foram incluídas nesta análise as operadoras ou grupos que tiveram receita líquida superior a R$ 2 bilhões no país em 2019.

Os resultados da Claro apresentados incorporam a Nextel desde o 1T19.

 

1) Receita: Vivo é a líder

 

A Vivo liderou em receita líquida com R$ 10,8 bilhões no 1T20 seguida pela Claro, que se aproximou da Vivo com a incorporação da Nextel. Oi e TIM somadas passaram a ser menores que a Claro.

 

 

A Vivo é a líder em receita no móvel (R$ 7,1 bilhões) e a Claro em receita de serviços fixos (R$ 5,4 bilhões).

 

 

2) Crescimento de Receita: Algar lidera

 

A Algar liderou em crescimento de receita líquida (13,7%), seguida pela Claro (3,2%). Contribuiu para este resultado a expansão de sua oferta como prestadora de SCM fora de sua área de concessão. Oi e Vivo apresentaram redução na receita líquida.

 

 

 

3) Móvel: Vivo é a líder em Market share e Receita

 

A Vivo, líder em market share de celular no Brasil, e a Claro/Nextel, segunda colocada, ganharam market share no trimestre. A TIM (23,4%) perdeu market share neste trimestre. O market share da Nextel foi incorporado ao da Claro.

 

Nota: Claro inclui Nextel.

 

A Vivo lidera também em receita líquida no móvel. A Claro cresceu em Receita Líquida do Móvel com a incorporação da Nextel e se distanciou da TIM no 1T20.

 

 

 

4) Fixo: Claro é a líder em Market share e Receita

 

A Claro é a líder em market share de serviços fixos com um total de 26,9 milhões de acessos no 1T20 e manteve seu market share, o que não aconteceu com Vivo e Oi.

 

Nota: TIM e Algar foram incluídas em outras por apresentarem um market share menor que 5% nos serviços fixos.

 

A Claro é líder em receita líquida de serviços fixos com R$ 5,4 bilhões, mas apresentou crescimento negativo de (-3,4%) no 1T20, juntamente com Vivo e Oi. O conjunto das outras operadoras (30,3%) e Sky tiveram crescimento positivo.

 

 

 

Revisar

 

5) Market Share de Banda Larga Fixa: Competitivas

 

As Competitivas se destacaram em market share de banda larga fixa no 1T20 com 11,6 milhões de acessos e ampliaram seu market share no trimestre.

.

Nota: Competitivas são todas as operadoras, exceto Claro, Vivo e Oi. Algar (1,9%) e TIM (1,8%) foram incluídas nas competitivas por apresentarem um market share menor que 5% em BL fixa.

 

6) Market Share de TV por Assinatura: Claro

 

A Claro continuou na liderança da TV por assinatura no 1T20 com 7,6 milhões de assinantes e 49,3% de market share.

 

 

A Oi perdeu market share no 1T20.

 

 

7) Market Share de Telefones Fixos: Vivo lidera

 

A Vivo manteve a liderança em market share de telefonia fixa com 10,3 milhões de telefones fixos no 1T20, seguida pela Oi (10,0 milhões). Ambas continuaram perdendo assinantes e market share.

 

 

 

8) Rentabilidade: TIM lidera em Margem EBITDA

 

A TIM manteve a liderança em margem EBITDA, seguida pela Vivo.

 

Nota: Considera-se a Margem EBITDA de rotina ou normalizada. A SKY não divulga este indicador.

 

As operadoras continuaram crescendo em sua margem EBITDA no 1T20, com exceção da TIM que apresentou redução no trimestre.

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

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