Atualizado em: 08/11/2020
Que operadora foi melhor em Setembro?
O mês de setembro confirmou os sinais de retomada do crescimento do setor no 3T20. As adições líquidas do celular foram menores que as de agosto mas expressivas. Na BL fixa o crescimento negativo pode ser atribuído à falta de reporte de seus acessos por algumas competitivas. A TV por assinatura apresentou perdas, mas menores que as dos primeiros meses do ano.
A base de telefones fixos do Brasil continuou encolhendo em setembro (-212 mil), acumulando perdas de 2,8 milhões de telefones fixos no ano, mais que o acumulado em igual período de 2019 (2,3 milhões).
Analisa-se a seguir o desempenho das operadoras nestes segmentos.
Celular
Nota: Claro inclui Nextel.
A Vivo liderou o crescimento do celular em setembro (979 mil) seguida pela Claro (608 mil). Oi e TIM apresentaram adições líquidas negativas.
A Vivo teve o seu melhor desempenho no pré-pago, enquanto as demais operadoras apresentavam adições líquidas negativas. Com este resultado, a Vivo se consolida como a líder em market share de pré-pago (28,8%), se distanciando da 2ª colocada TIM (23,2%).
A Claro liderou em adições líquida de pós-pago (669 mil) sendo 376 mil de pós-pago sem M2M e 293 mil de M2M. As adições líquidas de pós-pago da Vivo em setembro (315 mil) foram menos da metade das da Claro neste segmento. Com este resultado a Claro se consolida na segunda colocação de market share de pós-pago (29,3%), se distanciando da 3 ª colocada TIM (19,0%), mas atrás da Vivo (38,3%).
Banda Larga Fixa
A Oi liderou o crescimento em setembro com adições líquidas de 27 mil acessos BL fixa, seguida pela Claro com 20 mil. O crescimento negativo da competitivas está relacionado ao fato de que algumas que haviam reportado seus acessos em agosto, não o fizeram em setembro.
A Oi está conseguindo compensar as perdas no xDSL com os ganhos nos acessos em fibra, o que ainda não está acontecendo na Vivo.
TV por assinatura
A Vivo foi a única operadora a apresentar adições liquidas (positivas) na TV por Assinatura em setembro.
Em suma, lideraram o crescimento em setembro:
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares