Atualizado em: 19/11/2020

 

Líderes em Telecom no Brasil no 3T20

 

O quadro de líderes em Telecom no Brasil no 3T20 se manteve estável, com Vivo e Claro liderando em dois dos oito indicadores, e TIM, Oi, Algar e Competitivas em um cada.

 

 

- Indicador Descrição
Líder 1T20
Líder 2T20
Líder3T20
1 Receita Receita Líquida
Vivo
Vivo
Vivo
2 Crescimento Receita Crescimento da Receita Líquida
Algar
Algar
Algar
3 Móvel Market Share e Receita de Celular
Vivo
Vivo
Vivo
4 Fixo Market Share e Receita de Serviços Fixos
Claro
Claro
Claro
5 Acessos BL Fixa Market Share de Banda Larga Fixa
Competitivas
Competitivas
Competitivas
6 Acessos TV Assinatura Market Share de TV por Assinatura
Claro
Claro
Claro
7 Telefones Fixos Market Share de Telefones Fixos
Vivo
Oi
Oi
8 Rentabilidade Margem EBITDA
TIM
TIM
TIM

 

O Teleco iniciou no 1º trimestre de 2011 o acompanhamento do desempenho dos Grupos de Telecom no Brasil através de indicadores selecionados. Apresenta-se a seguir os resultados para cada indicador. Foram incluídas nesta análise as operadoras ou grupos que tiveram receita líquida superior a R$ 2 bilhões no país em 2019.

Os resultados da Claro incorporam a Nextel desde o 1T19.

 

1) Receita: Vivo é a líder

 

A Vivo liderou em receita líquida com R$ 10,8 bilhões no 3T20 seguida pela Claro, que se aproximou da Vivo com a incorporação da Nextel. Oi e TIM somadas possuem uma receita menor que a Claro.

 

 

A Vivo é a líder em receita no móvel (R$ 7,2 bilhões) e a Claro em receita de serviços fixos (R$ 5,3 bilhões).

 

 

2) Crescimento de Receita: Algar lidera

 

A Algar liderou em crescimento de receita líquida (10,0%), seguida pela Claro (1,3%) e pela TIM (1,2%). Contribuiu para este resultado a expansão de sua oferta como prestadora de SCM fora de sua área de concessão. Vivo e Oi apresentaram crescimento negativo na receita líquida.

 

 

 

3) Móvel: Vivo é a líder em Market share e Receita

 

A Vivo, líder em market share de celular no Brasil e a Claro, segunda colocada, ganharam market share no trimestre. A TIM (22,4%) vem perdendo market share desde o 1T20.

 

Nota: Claro inclui Nextel.

 

A Vivo lidera também em receita líquida no móvel, recuperando-se da queda no trimestre anterior. Na comparação com o 3T19, a receita líquida da Claro no móvel cresceu 10,0%, TIM (0,3%) e Vivo (0,0%). A Oi (-3,1%) apresentou perda.

 

 

 

 

4) Fixo: Claro é a líder em Market share e Receita

 

A Claro é a líder em market share de serviços fixos com um total de 26,1 milhões de acessos no 3T20.

 

Nota: TIM, Algar e demais competitivas foram incluídas em outras por apresentarem um market share menor que 5% nos serviços fixos.

 

A Claro é líder em receita líquida de serviços fixos com R$ 5,3 bilhões, mas continuou com crescimento negativo de (-5,21%) no 3T20/3T19, juntamente com Vivo e Oi. O conjunto das outras operadoras apresentou crescimento positivo nesta comparação.

 

 

 

 

5) Market Share de Banda Larga Fixa: Competitivas

 

As Competitivas continuam se destacando em market share de banda larga fixa no 3T20 com 13,6 milhões de acessos e ampliando seu market share.

.

Nota: Competitivas são todas as operadoras, exceto Claro, Vivo e Oi. Algar (2,0%) e TIM (1,8%) foram incluídas nas competitivas por apresentarem um market share menor que 5% em BL fixa.

A Oi e a Claro perderam market share apesar de terem apresentado adições líquidas positivas de 70 e 83 mil acessos respectivamente.

 

6) Market Share de TV por Assinatura: Claro

 

A Claro continuou na liderança da TV por assinatura no 3T20 com 7,2 milhões de assinantes e 47,6% de market share, com queda no trimestre.

 

 

A Sky e Oi ganharam em market share no 3T20.

 

 

7) Market Share de Telefones Fixos: Oi lidera

 

A Oi (9,6 milhões) manteve a liderança em market share de telefonia fixa no 3T20 que havia sido conquistada no trimestre anterior. A Vivo manteve a segunda posição (9,3 milhões). As três operadoras perderam em assinantes no trimestre.

 

 

 

8) Rentabilidade: TIM lidera em Margem EBITDA

 

A TIM manteve a liderança em margem EBITDA. Algar, Claro e Vivo ficaram praticamente empatadas neste trimestre.

 

Nota: Considera-se a Margem EBITDA de rotina ou normalizada. A SKY não divulga este indicador.

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

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