Atualizado em: 10/12/2020
Como será dividida a Oi Móvel após sua venda?
Salvo alguma surpresa de última hora, deve ser confirmada no dia 14/12/20 a venda da Oi móvel para a Vivo, Claro e TIM. Ainda não se sabe como este ativo será dividido entre estas três operadoras, mas imagina-se que ela será feita de modo a facilitar a sua aprovação pelo CADE e pela Anatel.
A Oi móvel possui duas classes de ativos, os clientes e infraestrutura correspondente e as faixas de frequências, como analisado no comentário do Teleco "Como a Oi Móvel pode ser vendida?". Este comentário analisa como ficaria o market share de cada operadora caso os clientes fossem divididos de forma uniforme entre as três operadoras.
A Oi possuía 36,5 milhões de celulares e 15,9% de market share em Out/20. Se estes clientes fossem divididos igualmente entre as três operadoras, cada uma adicionaria 12,2 milhões de celulares a sua base e teria um ganho de 5,3 pontos percentuais em market share. A competição estaria preservada com a líder de mercado com menos de 40% de market share e a terceira colocada com 27,6%.
Nota: Valores divulgados pelas operadoras no dia 14/12, após a elaboração deste comentário, indicam que a partilha levará a um market share próximo do apresentado: Vivo ( 38,1%), Claro (31,6%) e TIM (28,6%).
Esta situação de equilíbrio seria ainda maior no pré-pago, segmento onde estão 64,5% dos celulares da Oi (23,7 milhões).
A diferença de market share no pós-pago (sem M2M) é maior, com a Vivo indo para 42,6% com a incorporação de 1/3 dos 12,8 milhões de celulares da Oi neste segmento.
O mesmo ocorreria se 2,1 milhões de terminais M2M da Oi fossem divididos igualmente entre as três operadoras.
A divisão dos celulares da Oi em três partes exatamente iguais seria, no entanto, muito difícil de ser feita, pois a divisão teria de ser feita por regiões, que somassem aproximadamente os 12,2 milhões de celulares correspondentes a cada operadoras
A título de exemplo, apresenta-se a tabela com os celulares de cada operadora em out/20 em cada região e os possíveis compradores, situação que levaria a uma concentração menor do mercado.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares