Atualizado em:
Produção de Terminais Celulares no Brasil
Atualizado em: 14/02/2005
Segundo a Abinee foram produzidos 42 milhões de celulares no Brasil em 2004. A produção industrial de celulares cresceu 31,2% segundo o IBGE, índice maior que o da geral da indústria (8,3%).
Parte desta produção (8,9 milhões) foi exportada (MDIC) e o restante foi consumido pelos 19,2 milhões de novos clientes, adicionados ao total de celulares em 2004, e pelos usuários que trocaram de terminal. Em 2004, 1,2 milhões de celulares foram importados.
A figura a seguir apresenta a evolução da importação e exportação de terminais celulares portáteis no Brasil.
Existem homologados no Brasil terminais celulares de 26 fabricantes. Em 2004 foram homologados 307 modelos sendo 60% de celulares GSM. (Mais detalhes em Terminais Celulares). Os celulares disponíveis atualmente no mercado podem ser consultados no ucel.
A fabricação de terminais celulares no Brasil está concentrada na Zona franca de Manaus (Nokia, Samsung, Siemens, Gradiente, Vitelcom e Evadin) e em São Paulo (Motorola, Sony Ericsson, LG, Telemática e Kyocera). A tabela a seguir apresenta a evolução da produção, exportação e do faturamento da Zona franca.
Terminais Celulares (Zona Franca)
Milhões
Fonte: Suframa e MDIC
Produção Mundial de Celulares
O número de celulares (clientes) no mundo cresceu em 2004 cerca de 210 milhões. Segundo o IDC foram vendidos 664,5 milhões de terminais celulares em 2004 (Vendor shipments). O Brasil foi portanto responsável por 6,3% da produção mundial de celulares. A figura a seguir apresenta o market share. dos principais vendors em nível global.
Market Share de Celulares em Nível Global(Vendor shipments)
Fonte: IDC
Diante deste quadro pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Faça o download gratuito do relatório
Mais Webinares