Atualizado em: 08/01/2020

Quem ganhou market share em 2020 (Jan-Nov)?

 

Nota: Competitivas inclui todas as prestadoras de BL fixa, exceto Claro, Vivo e Oi.

 

Nos primeiros onze meses de 2020, as competitivas lideraram o ganho de market share em BL fixa, a Vivo no pré-pago, a Claro no pós-pago e a Oi na TV por assinatura.

Neste período, o pós-pago e a BL fixa cresceram, enquanto a TV por assinatura e o pré-pago apresentaram adições líquidas negativas.

 

 

Analisa-se a seguir o ganho de market share em cada um destes serviços.

 

BL Fixa: Competitivas ganharam mais market share

 

As operadoras competitivas, que assumiram a liderança em market share de BL fixa em 2018, mantiveram a liderança em 2020 e se distanciaram das outras operadoras. Elas ampliaram seu market share de 33,6% em 2019 para 40,4% em nov/20, enquanto as demais operadoras perderam market share.

 

Nota: Competitivas inclui todas as prestadoras de BL fixa, exceto Claro, Vivo e Oi

 

As competitivas apresentaram adições líquidas de 3,4 milhões de acessos nesse período, enquanto Vivo (-601 mil) e Oi (-169 mil) apresentaram adições líquidas negativas. Os ganhos de acessos em Fibra destas duas operadoras não foram suficientes para compensar as perdas nos acessos de Cobre (xDSL).

 

Pós-pago: Claro ganhou market share

 

A Claro continuou ganhando market share em 2020, consolidando sua 2ª colocação em pós-pago, enquanto Vivo e TIM perderam market share.

 

Nota: Claro inclui Nextel.

 

As adições líquidas de pós-pago da Claro nos primeiros onze meses de 2020 (3,9 milhões) foram 3 vezes maiores que as da 2ª colocada Vivo (1,3 milhões).

 

Vivo ganhou market share no Pré-pago

 

A Vivo ultrapassou a TIM em market share de pré-pago em 2020 e acumulou adições líquidas de 1,9 milhões neste segmento nos primeiros 11 meses do ano. A Vivo e a Claro apresentaram adições positivas neste segmento, enquanto a TIM (-3,6 milhões) e a Oi (-0,6 milhões) perderam pré pagos.

 

 

 

 

A Oi ganhou market share na TV por assinatura

 

A Claro perdeu market share em TV por assinatura para Vivo, Oi e Sky, sendo que a Oi (+153 mil) foi a única a apresentar crescimento positivo em quantidade de assinantes.

 

 

 

Diante deste cenário pergunta-se:

 

 

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de tel. celular?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI