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Atualizado em: 29/05/2021

 

Vivo x Claro no 1T21

 

Vivo e Claro são as duas principais operadoras de telecom do Brasil, com receitas líquidas de R$ 10,8 e R$ 9,8 bilhões no 1T21, que corresponderam a uma participação de 29,9% e 26,9% respectivamente da receita total de serviços de telecom no trimestre.

 

Nota: Claro inclui Nextel

.

A Claro se aproximou da receita da Vivo em 2019, com a aquisição da Nextel, e a diferença que as separa tem se mantido em cerca de R$ 1,0 bilhão.

O móvel é a principal fonte de receita da Vivo (65,9%) e o fixo da Claro (53,2%).

 

 

A Claro, no entanto, vem crescendo no móvel e apresentando perdas no fixo. A tendência é que o móvel se torne também a principal fonte de receita da Claro.

A Claro apresentou crescimento negativo na receita líquida no 1T21 (-0,3%) em relação ao 1T20. O crescimento de 5,2% na receita líquida do móvel não foi suficiente para compensar e perda de 4,6% na receita líquida do fixo. Já na Vivo, o crescimento de 1,1% na receita no móvel foi suficiente para compensar as perdas de 1,4% no fixo.

 

Nota: Informações da Claro têm como fonte a América Móvil.

 

Receita de Serviços Móveis

 

Nota: Exclui receita de aparelhos.

 

A taxa de crescimento anual da receita líquida de serviços móveis da Claro caiu de 14,5% no 1T20 para 5,1% no 1T21, mesmo assim continua muito maior que a da Vivo (0,2%) no 1T21.

A liderança no crescimento do pós-pago (+2,4 milhões no 1T21) tem sido importante para o maior crescimento da receita de serviços móveis da Claro. A Vivo apresentou adições líquidas de 1,1 milhões de pós-pagos em 1T21.

 

Receita de Serviços Fixos

 

A Vivo e a Claro têm apresentado crescimento negativo na receita de serviços fixos, embora na comparação do 1T21 com o 1T20 as perdas da Vivo (-1,4%) tenham sido menores que as da Claro (-4,6%).

 

Nota: Crescimento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

 

A Vivo apresentou crescimento de 7,2% na receita de banda larga fixa no 1T21/1T20, e perdas nas receitas de TV por assinatura (-0,5%) e de telefonia fixa (-14,4%).

Na Claro também a receita de BL fixa cresceu (8,0%) no mesmo período, mas as perdas na receita de TV por assinatura (-12,4%) e de telefonia fixa (-14,7%) foram maiores.

 

Rentabilidade

As duas empresas estão procurando melhorar a sua rentabilidade e apresentaram margens EBITDA próximas de 40% no 1T21.

 

Nota: Margem EBITDA Recorrente

 

Diante deste cenário, pergunta-se:

 

 

 

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