Atualizado em: 05/02/2022
O que muda com a venda da Oi móvel
A Anatel aprovou a venda da Oi Móvel para Vivo, Claro e TIM no dia 31/01/22. Aguarda-se agora a decisão do CADE, que deve ser anunciada no dia 9/02/22.
A Anatel aprovou a divisão da Oi Móvel em três Sociedades de Propósito Específico (SPE), correspondentes a fatia de cada compradora: COZANI ("SPE TIM"), GARLIAVA ("SPE TELEFÔNICA") e JONAVA ("SPE CLARO").
Estas SPEs Móveis serão incorporadas por cada operadora em um prazo de 18 meses.
A base de clientes da Oi Móvel em cada área de registro (DDD) foi atribuída à compradora que possuísse a menor participação de mercado em março de 2020, conforme apresentado na figura e na tabela a seguir.
Fonte: PARECER N° 11/2021/CGAA04/SGA1/SG/CADE, versão pública.
Analisa-se a seguir qual será o impacto no market share de cada uma das compradoras, tendo como base novembro de 2021.
1) Market Share de Celular
As posições de market share permanecerão inalteradas, mas a TIM diminuirá a diferença que a separa da Claro.
A TIM ficará com 39,5% dos 41,3 milhões de celulares da Oi (nov/21), mais que a Claro (30,6%) e a Vivo (29,8%).
Em relação às áreas de registro (DDDs) as alterações na liderança ocorrerão principalmente nas regiões em que a Oi Móvel era líder:
2) Market Share de Pré-pago
As posições de market share permanecerão inalteradas, mas a TIM, que disputa a 2ª colocação com a Claro, abrirá uma vantagem em relação a esta operadora.
A TIM ficará com 36,4% dos 25,0 milhões dos pré-pagos da Oi (nov/21), mais que a Claro (32,6%) e a Vivo (31,0%).
3) Market Share de Pós-pago
As posições de market share permanecerão inalteradas, com a Vivo passando a ter um market share de 40,2%.
A TIM ficará com 44,4% dos 16,3 milhões de pós-pagos da Oi (nov/21), mais que a Vivo (28,0%) e a Claro (27,7%).
4) Market Share de Pós-pago sem M2M
No pós-pago sem M2M as posições de market share permanecerão também inalteradas, com a Vivo passando a ter um market share de 41,4%.
A TIM ficará com 40,3% dos 14,4 milhões de pós-pagos sem M2M da Oi (nov/21), mais que a Vivo (30,4%) e a Claro (29,3%).
5) Market Share de M2M
A TIM ficará com 74% dos 2 milhões M2M da Oi (nov/21) aumentando em 4,3 pontos percentuais o seu market share neste segmento.
Vivo e Claro continuarão disputando acirradamente a liderança neste segmento. A Claro ficará com 15,7% dos M2M da Oi e a Vivo com 10,3%.
As autorizações de frequência outorgadas para a Oi serão distribuídas apenas entre TIM e Vivo.
O valor total a ser pago pelas compradoras para a Oi é de R$ 17,3 bilhões, sendo R$ 819 milhões em contratos de fornecimento de transmissão e R$ 756 milhões em Contratos de Prestação de Serviços de Transição. Os R$ 15,7 bilhões referentes aos ativos serão pagos por TIM (46,4%), Vivo (34,9%) e Claro (23,5%).
Diante deste cenário pergunta-se:
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