Atualizado em:  

Claro x TIM: A disputa pelo 2º Lugar?

Publicado em: 28/03/2005

 

Com o 1º trimestre de 2005 praticamente terminado volta a expectativa em relação a disputa entre Claro e Tim pelo 2º lugar em market share de celulares no Brasil.

 

Em 2004 a Claro conseguiu manter o 2º lugar, tendo terminado o ano com uma diferença entre 13 e 70 mil celulares.

 

 

Nº de Celulares em 2004 (Milhares)

Fonte Claro Tim Delta
Operadoras 13.657 13.587 70
Anatel* 13.613 13.600 13

* Calculado a partir dos % de market share divulgados pela Anatel. As diferenças ocorrem por que os números divulgados pelas operadoras são um pouco diferentes dos que elas enviam para a Anatel.

 

A Tim está à frente da Claro na Região I, enquanto a Claro lidera nas demais regiões.

 

Market Share das Operadoras 2004 (Fonte: Anatel)

 

dez/04 Região I Região II Região III Brasil
Vivo 24,1% 52,19% 55,15% 40,46%
Claro 15,55% 22,88% 27,30% 20,75%
Tim 22,38% 21,29% 17,17% 20,73%
Oi 23,31% 0% 0% 10,36%

Amaz. e

Telemig

13,83% 0% 0% 6,15%

Outras*

0,83% 3,64% 0,39% 1,55%

*BrT GSM, CTBC e Sercomtel

 

A aquisição da Amazônia e da Telemig Celular colocaria a Claro em 1º lugar na Região I e consolidaria a sua posição no 2º lugar com uma margem de 6% em relação a Tim.

 

A Tim terminou 2004 como a maior operadora GSM do Brasil e a Claro como a maior operadora TDMA.

 

Milhares Claro Tim
GSM 6.136 8.802
TDMA 7.521 4.785
Total 13.657 13.587

 

 

Desempenho Econômico Financeiro

 

A Tim supera a Claro em receita e EBITDA.

 

R$ Milhões Claro Tim*
Receita Líquida 5.248 6.290
EBITDA 18 1.015
Margem EBITDA 0,3% 16,1%

* estimado pelo Teleco a partir dos dados segundo padrões contábeis italianos.

 

O bom desempenho da Tim pode se explicado pelo fato de 41% dos seu celulares pertenceram a operadoras de Banda A, grupadas na Tim Participações (Tim Nordeste e Tim Sul), e 21% à Tim Celular (Banda D) em São Paulo. Já a Claro é formada predominantemente por operadoras de Banda B (2ª operadora a entrar no mercado). O ARPU da Tim no último trimestre de 2004 foi de R$38 e o da Claro R$ 28.

 

Nesta disputa, a Tim tem a vantagem de cobrir todo o Brasil, disputando um mercado maior que a Claro, pelo menos até a entrada em operação da Claro em Minas Gerais.

 

Diante deste quadro pergunta-se:

 

 

 

Comentário de Eduardo Chacon

Com certeza ser o segundo em Telecom no Brasil é muito importante, significa estar no páreo para ser o número 1 (objetivo de toda grande empresa).

 

A VIVO na minha opinião, tende a perder mercado, caso não tome algunas decisões importantes, tais como:


- Clonagem
- Tarifa
- CHIP

Os itens acima, devem ser analisados com muito cuidado, os usários que trazem lucros às operadoras, sabem e analisam estas variáveis, para tomar uma decisão.

 

Com relação ao número de celulares da TIM e da Claro, acredito que a TIM seja a maior. A Claro, com certeza utiliza os números TDMA, para se apresentar como segunda em Share e estes números não são 100% confiáveis.

 

 

Comentário deAlexandre Andrade.

Quanto ao comentário do Eduardo que a Claro se utiliza dos clientes TDMA para crescer sua base e ser a 2° maior, a TIM também conta com sua base TDMA em Bahia, Sergipe e Minas Gerais para engordar os seus números, além de lebrar que a Claro não tem base de clientes em MG e região Norte (Amazonas).

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Como você avalia a sua operadora de Banda Larga Fixa?

  Ótima
  Boa
  Regular
  Ruim
  Péssima

EVENTOS

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI