Atualizado em: 09/02/2022
Claro ganhou Market Share em todos os segmentos do Móvel em 2021
Dados da Anatel para o mês de dez/21 indicam que o Brasil terminou 2021 com 253,3 milhões de celulares e densidade de 118,38 cel/100 hab.
O ano de 2021 apresentou adições líquidas de 19,2 milhões de celulares, sendo 15,0 milhões pós-pagos e 4,2 milhões de pré-pagos. A participação do pré-pago no total de celulares era de 47,1% e de 54,2% se forem excluídos os terminais M2M.
A Claro ganhou market share em todos os cinco segmentos de serviços móveis em 2021, enquanto a Vivo ganhou em um e a TIM em nenhum deles.
A Oi também apresentou um bom desempenho no ano, ganhando market share em quatro segmentos. Ela contribuiria para que a Vivo passasse a ganhar market share em três segmentos (celular, pós-pago e M2M) se a sua incorporação fosse considerada desde 2020. Claro continuaria ganhando market share nos cinco segmentos e a TIM perdendo em todos.
Analisa-se a seguir o ganho de market share destas operadoras em cada segmento.
1) Market Share de Total de Celular
A líder Vivo e a TIM perderam market share no total de celulares para a Claro e a Oi em 2021.
A Vivo perdeu market share, apesar de ter liderado em adições líquidas.
A Vivo teria tido um pequeno ganho de market share (0,03 pontos percentuais) se fosse considerada a incorporação de sua parte da Oi Móvel desde 2020.
2) Market Share de Pré-pago
Oi e Claro lideraram em adições líquidas de pré-pago em 2021 e ganharam market share da líder Vivo e da TIM.
3) Market Share de Pós-pago
A líder Vivo e a TIM perderam market share do pós-pago em 2021 para a Claro e a Oi.
A Claro (5,7 milhões) liderou em adições líquidas seguida da Vivo (4,7 milhões), Oi (3,1 milhões) e TIM (1,0 milhão).
A Vivo teria tido um pequeno ganho de market share (0,05 pontos percentuais) se fosse considerada a incorporação de sua parte da Oi Móvel desde 2020.
4) Market Share de Pós-pago sem M2M
Oi e Claro lideraram em adições líquidas de pós-pago sem M2M em 2021 e ganharam market share da líder Vivo e da TIM.
5) Market Share de M2M
A líder Vivo e a Claro ganharam market share de M2M da TIM e da Oi.
A Vivo liderou em adições líquidas de M2M seguido pela Claro e pela Oi. TIM teve adições líquidas negativas.
Diante deste cenário pergunta-se:
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Faça o download gratuito do relatório
Mais Webinares