Atualizado em: 05/03/2022
Líderes do celular em 2021
O quadro de líderes do celular, nos onze indicadores acompanhados pelo Teleco, apresentou modificações em 2021. A Vivo liderou em oito (8) indicadores, a Claro em dois (2) e Oi em um (1).
O Teleco iniciou em 2007 o acompanhamento do desempenho das operadoras de celular no Brasil medido através de indicadores, que passaram a ser revisados anualmente a partir de 2014. Em 2019 foi introduzido um novo indicador, crescimento de pós-pago sem M2M.
No 1T20 foi excluído o indicador de receita de dados, uma vez que dados já representa mais de 80% da receita líquida de serviços. A partir do 2T20, a Claro passou a ser considerada com a incorporação da Nextel. No 2T20 o indicador de market share de pós-pago foi substituído pelo de pós-pago sem M2M e a ordem de apresentação dos indicadores alterada.
Nota: A análise considera as operadoras Vivo, Claro, TIM, Oi e Algar. Os resultados da Nextel foram incorporados na Claro.
O ano de 2021 foi um ano de forte crescimento do celular no Brasil, com adições líquidas de 19,3 milhões de celulares no ano. O crescimento ocorreu no pós-pago (+15,1 milhões) e no pré-pago (+4,2 milhões).
Apresenta-se a seguir os resultados para cada um destes onze indicadores no 4T21 e para o ano de 2021.
1) Market Share Celulares: Vivo lidera, mas perde market share nos ano
A Vivo, maior operadora de celular do Brasil, terminou o 2021 com 83,9 milhões de celulares e 33,1% de market share.
Nota: A Claro inclui os celulares da Nextel em todos os trimestres apresentados.
A Claro se consolidou na 2ª colocação e vem ganhando market share. A Oi ganhou market share durante o ano, enquanto a TIM continuou perdendo market share em 2021.
Estas posições de market share se mantêm inalteradas com a venda da Oi móvel: Vivo (38,1%), Claro (32,3%) e TIM (27,1%).
Nota: Claro inclui Nextel em todos os trimestres.
Apresnta-se a seguir o quadro de líderes nas regiões, unidades de federação e áreas de registro em 2021.
2) Crescimento de celulares: A Claro liderou em adições líquidas no ano
A Claro liderou o crescimento do celular em 2021 com adições líquidas de 7,4 milhões celulares, seguida pela Oi e pela Vivo.
As quatro maiores operadoras apresentaram adições líquidas em 2021 superiores às de 2020.
Nota: Claro inclui Nextel.
A Claro liderou em adições líquidas de pós-pago e a Oi no pré-pago no 4T21.
Nota: A Claro inclui os celulares da Nextel.
As adições líquidas de pós-pago são impulsionadas pela migração do pré-pago para planos controle do pós-pago e pelo crescimento dos terminais M2M.
3) Market Share de Pré-pago: Vivo lidera
A Vivo, que passou a TIM em market share de pré-pago no 2T20, se manteve estável na liderança durante o ano de 2021, terminando o ano com 34,3 milhões de pré-pagos (28,8%). A TIM vem perdendo market share e terminou o ano praticamente empatada com a Claro.
Estas posições de market share se mantêm inalteradas com a venda da Oi móvel: Vivo (35,3%), TIM (32,3%) e Claro (31,3%).
A Oi liderou em adições líquidas de pré-pago no ano e apresentou o maior ganho (+2,3 milhões), seguida pela Claro (+1,6 milhão) e Vivo (+624 mil). A TIM (-402 mil) apresentou adições líquidas negativas.
4) Market Share de Pós-pago sem M2M: Vivo mantém a liderança
A Vivo manteve a liderança no pós-pago sem os terminais M2M com market share de 36,9%, seguida pela Claro (29,0%).
A Vivo e a TIM perderam market share neste segmento no ano de 2021.
Estas posições de market share se mantêm inalteradas com a venda da Oi móvel: Vivo (41,4%), Claro (33,3%) e TIM (24,6%).
Este quadro apresenta poucas alterações quando são incluídos no pós-pago os terminais M2M.
5) Crescimento de pós-pago sem M2M: Oi lidera no ano
A Oi liderou em adições líquidas de pós-pago sem M2M no ano (+3,3 milhões), seguida pela Claro (2,7 milhões).
Com a incorporação da Oi Móvel esta liderança passaria a ter sido da Vivo (4,2 milhões), seguida pela Claro (4,1 milhões) e TIM (1,8 milhão).
6) Market Share de M2M: Vivo lidera
A Vivo e Claro disputaram a liderança em market share em terminais M2M durante o ano de 2021.
Estas posições de market share se mantêm inalteradas com a venda da Oi móvel: Vivo (37,7%), Claro (37,3%) e TIM (16,3%).
A Vivo liderou em adições líquidas de M2M no trimestre (+618 mil) e a Claro no ano (+2.614 mil). A maior parte destas adições líquidas é de terminais padrão (máquinas de cartão de crédito) e não de IoT.
7) Market Share 4G: Vivo lidera
A Vivo é a líder em market share de 4G, seguida pela Claro, que continua com a segunda posição em market share no 4T21.
A TIM é a líder em participação de 4G na sua base de celulares (89,0%), seguida pela Claro (74,7%), Oi (76,4%) e Vivo (73,7%).
8) Receita Líquida: Vivo na liderança
A Vivo se manteve bem a frente na liderança com uma receita líquida total de R$ 29,4 bilhões em 2021, seguida pela Claro.
Nota: A Oi não havia divulgado seus resultados até a data deste comentário.
9) Crescimento da Receita Líquida de Serviços: Claro lidera
A Claro manteve a liderança em crescimento da receita líquida de serviços em 2021 (8,1%) seguida pela TIM (5,0%).
10) ARPU: Vivo mantém liderança em ARPU
A Vivo manteve a liderança em ARPU mas o ARPU da TIM vem crescendo e passou a disputar a liderança.
Nota: Os valores de ARPU informados pelas operadoras não são totalmente comparáveis por utilizarem critérios diferentes no seu cálculo.
11) Cobertura: Vivo lidera
A Vivo manteve a liderança em população atendida em 2021 (97,6%), seguida pela TIM (97,4). A Vivo é a líder em cobertura 3G, disponível para 97,0% da população. A Claro lidera em 2G (94,0%) e a TIM em 4G (96,0%).
A Vivo continuou liderando em quantidade total de municípios (5.002), seguida pela TIM (4.907), Claro (4.304) e Oi (3.611).
Diante deste cenário pergunta-se:
Comente!
Use o espaço abaixo para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site:
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares