Telefonia Celular

28/01/2019

Reclamações aos Órgãos de Defesa do Consumidor

 

Procon SP Procon BR Consumidor Dados Históricos

Nesta página: Reclamações aos Procons

Balanço do Consumidor.gov.br

 

O Consumidor.gov.br é um serviço público que visa a resolução de conflitos de consumo pela internet. É viabilizado através de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados. O monitoramento é realizado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

 

As empresas participantes analisam e respondem as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

 

A plataforma foi lançada dia 27 de junho de 2014 e já registrou mais de 980 mil reclamações até dezembro de 2017.

 

Indicadores 2015 2016 2017
Índice Médio de Solução 77,9% 80,3% 80,8%
Percentual de Reclamações Respondidas 99,7% 99,6% 99,5%
Prazo Médio de Resposta 6,8 dias 6,3 dias 6,3 dias
Nota Média do Consumidor 3,1 3,3 3,3
Nota Média: escala de 1 a 5

 

Assuntos mais Reclamados

 

Assunto 2016 2017
Telefonia Móvel Pós-Paga 18,7% 19,2%
Pacote de Serviços (Combo) 14,1% 17,9%
Internet Fixa 13,3% 12,4%

 

Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, internet e TV por Assinatura) correspondiam a 43,3% do total das reclamações realizadas em 2017.