26/03/2021

Reclamações aos Órgãos de Defesa do Consumidor

 

Procon SP Procon BR Consumidor Dados Históricos

Nesta página: Reclamações aos Procons

Balanço do Consumidor.gov.br

 

O Consumidor.gov.br é um serviço público que visa a resolução de conflitos de consumo pela internet. É viabilizado através de uma plataforma tecnológica de informação, interação e compartilhamento de dados. O monitoramento é realizado pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor.

 

As empresas participantes analisam e respondem as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

 

A plataforma foi lançada dia 27 de junho de 2014 e já registrou mais de 3,8 milhões de reclamações.

 

Indicadores 2015 2016 2017 2018 2019 2020
Índice Médio de Solução 77,9% 80,3% 80,8% 81,0% 80,7% 78,4%
Índice Médio de Solução Telecom - - 88,6% 89,9% 90,6% 90,4%
Prazo Médio de Resposta (dias) 6,8 6,3 6,3 6,5 6,5 8
Nota Média: escala de 1 a 5

 

Assuntos mais Reclamados - Operadoras de Telecom

 

Assunto 2016 2017 2019 2020
Telefonia Móvel Pós-Paga 18,7% 19,2% 23,0% 23,2%
Pacote de Serviços (Combo) 14,1% 17,9% 18,5% 18,4%
Internet Fixa 13,3% 12,4% 13,1% 14,5%
TV por Assinatura - - 10,7% 10,4%
Internet Móvel Pré-Paga - - 9,2% 9,4%

 

Operadoras de Telecomunicações (Telefonia, internet e TV por Assinatura) correspondiam a 26,8% do total das reclamações realizadas em 2020.

 

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