30/10/2012
Em Debate
Os principais desafios do setor de Telecom no Brasil
Antonio Carlos Valente
Presidente da Telefônica/Vivo
Ao longo dos últimos 10 anos, foi notável o crescimento das telecomunicações no Brasil. O numero de usuários multiplicou-se - hoje já são mais de 350 milhões de todos os serviços -, aumentou a variedade e complexidade dos serviços oferecidos - serviços de voz, mais simples, e dados, muito mais sofisticados, estão presentes em todo o território nacional - e, principalmente, tal infraestrutura está ajudando a sociedade brasileira a ser mais competitiva.
Muitos foram os atores que contribuíram para este sucesso incontestável: um estado capaz de estabelecer e implementar políticas públicas adequadas; empresas com capacidade de investir, gerenciar e inovar em um setor tão complexo; fornecedores de materiais e serviços capazes de desenvolver soluções e transformá-las em soluções práticas.
Não é menor, entretanto, a contribuição das entidades que se dedicaram à produção de dados e análises setoriais confiáveis, bem como a compilação e disseminação do conhecimento para a formação e capacitação de Recursos Humanos.
Este tem sido o campo de atuação da Teleco ao longo de seus dez anos de existência.
No mundo empresarial, costumamos dizer que o que não somos capazes de medir é muito difícil de valorizar. A Teleco nos ajudou nesta importante missão: ter fatos e dados confiáveis e com eles produzir análises e propostas de ação que melhorem a atuação do setor.
Mas o que dizer da disseminação do conhecimento? Em um setor tão inovador e onde os ciclos tecnológicos estão cada vez menores, é fundamental instruir, capacitar, desenvolver pessoas. Mas uma vez, é elogiável o trabalho da Teleco.
Nós, da Telefônica/Vivo, sentimo-nos honrados de termos dado a nossa contribuição nesses 10 anos. E sentimo-nos também honrados de felicitar a Teleco pelo que já realizou e o que, certamente, ainda vai realizar.
Parabéns!
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares