05/12/2012
Em Debate
Os principais desafios do setor de Telecom no Brasil
Eduardo Levy
Diretor-executivo do SindiTelebrasil
A banda larga no Brasil: uma revolução silenciosa
A banda larga na sociedade de hoje representa muito mais que um acesso rápido à internet. Ela é o principal veículo de inclusão social, capaz de levar não apenas conhecimento aos cidadãos, mas também desenvolvimento econômico ao País. A banda larga no Brasil tem feito uma revolução ágil e silenciosa, com a conexão de mais de 85 milhões de acessos, sendo que mais da metade desse total foram acessos ativados muito recentemente, nos últimos 18 meses.
Só neste ano, até outubro, 26 milhões de novos acessos foram ativados, a um ritmo de uma nova conexão por segundo. Estamos falando de um grande contingente da população que passa a ter acesso a novas aplicações, serviços e facilidades do dia a dia, apenas por estarem conectados.
A banda larga móvel é o principal veículo indutor desse crescimento - mais de dois terços do total de acessos são pela rede móvel – e essa evolução se dá principalmente pela expansão da cobertura, já que as redes de terceira geração (3G) chegam a 3.127 municípios, onde moram 87% da população.
Esse avanço colocou o Brasil no primeiro lugar entre os países da América Latina em penetração da banda larga pelo celular, com 21 acessos em cada grupo de 100 habitantes, segundo levantamento da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
O brasileiro gosta de tecnologia, tanto que o Brasil é o quinto país mais conectado do mundo. Outros exemplos mostram essa relação afinada com as tecnologias da informação e telecomunicações (TICs), como nas eleições, em que 100% da população votam em urnas eletrônicas e o resultado é divulgado em cerca de uma hora depois do início da apuração. No acerto anual de contas com a Receita Federal, 100% das declarações de renda são envidas pela internet. No dia a dia, para evitar deslocamentos, 46% dos brasileiros usam a internet para fazer transações bancárias. Isso sem falar em aplicações mais triviais, como troca de e-mails e participação em redes sociais.
A banda larga tem modificado também a vida de crianças de escolas públicas. Mais de 63 mil instituições públicas urbanas de ensino médio e fundamental recebem conexão gratuita à internet rápida pelo programa Banda Larga nas Escolas. A pesquisa TIC Kids Online Brasil, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que 47% das crianças entre 9 e 16 anos usam a internet todos os dias ou quase todos os dias e que a escola é o principal local de acesso para 42% delas.
Esse elevado percentual de acesso nas instituições de ensino reforça a importância do programa mantido pelas prestadoras e a necessidade de o Estado criar soluções completas com TICs para o melhor aproveitamento da banda larga. A criação de conteúdos na internet, especialmente em serviços públicos, é essencial para a inclusão social, como, por exemplo, a possibilidade de marcação, pela web, de consulta médica na rede pública de saúde, indicação de farmácias populares, possibilidade de solicitar documentos, entre outros serviços.
A importância da banda larga também é reconhecida por organismos internacionais. Segundo as Nações Unidas, a banda larga tem um potencial transformador nos três pilares do desenvolvimento sustentável: prosperidade econômica, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Estudos do Banco Mundial, por sua vez, mostram que a cada 10 pontos de penetração da banda larga, há um incremento de 1,38 no PIB.
Tudo isso nos leva a concluir que muito foi feito, mas ainda há muito o que fazer, no âmbito das políticas públicas, para garantir a continuidade da expansão dos serviços e da inclusão de cada vez mais brasileiros. As Telecomunicações do Brasil cumprem, diante desse desafio, seu papel essencial, singular e estruturante do desenvolvimento sustentável com inclusão social.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares