Em Debate
Publicado: 14/06/04
Esta é uma nova seção do Teleco onde os seus colaboradores estarão colocando as suas posições sobre os mais variados temas do setor de telecomunicações.
Wireless & Midia
Eduardo Prado
Weblog: Smart Convergence
Muito do trabalho de associação do conteúdo de mídia com a tecnologia wireless está relacionado ao advento da tecnologia MMS (que começou nas redes GPRS e CDMA-1xRtt ) e ao lançamento de Wi-Fi na Copa do Mundo da Korea em 2002 conforme referência Wireless at the FIFA World Cup.
Muita coisa mudou. Evidentemente para melhor pois o mundo tem que correr na frente, não acham?
Hoje já existe o mercado - e também o desejo - de ter acesso a informações instantaneamente como motivo de emoção, (p. ex., nos esportes) - veja The Wireless Instant Replay - ou como motivo de informação (p. ex., notícias e condições de trânsito).
Mobile Video
Recentemente dois analistas de indústria publicaram notícias alvissareiras sobre o negócio de Vídeo na Telefonia Móvel, a saber:
[a] De acordo com o analista de indústria ARC Group (relatório: Mobile Video: Worldwide Market Analysis and Strategic Outlook 2003-2008) os serviços móveis de vídeo poderão gerar em torno de BUS$ 5.4 de vendas globais em 2008. A taxa de adoção dos serviços móveis de vídeo será lenta em 2004 mas "decolará" em 2005. O Estudo também mostra que o número de usuários de serviços móveis de vídeo poderá ser em torno de 250 mil em 2008. Para que o mercado de Serviços Móveis de Vídeo evolua o Estudo observa que as Operadoras devem reduzir o preço dos handsets habilitados para vídeo e Modelos de Negócios mais atrativos devem ser desenvolvidos para permitir o aumento da comercialização do conteúdo móvel. Veja referência sobre o Estudo aqui: Mobile Video to Generate US$5.4bn by 2008.
Veja algumas "mensagens" deste estudo:
[b] As aplicações para consumidores móveis comandarão a geração de tráfego e as receitas das Operadoras de Telefonia Móvel segundo um novo Estudo do analista de indústria IDC. Estas Operadoras estão buscando novas formas de diferenciação para ganhar a dianteira na corrida da ferrenha competição. A Vodafone - maior Operadora de Telefonia Móvel do mundo - aposta todas as fichas no seu produto LIVE , a O2 tem lançado serviços inovadores de vídeo e o primeiro serviço de música baseado na tecnologia OTA ( Over The Air ), e a NTT DoCoMo continua a lançar seu serviço "i-mode" na Europa. O IDC aposta que o mercado de aplicações para consumidor incluindo jogos, ring tones, vídeo, e música representarão um negócio em torno de BUS$ 8.0 na Europa Ocidental em 2008.
Veja referências sobre o Estudo aqui: IDC: No Killer App e Mobile
content market worth 6.7 bn of euros in 2008.
Alguns dos recentes acordos entre a Vodafone e a Warner Bros. Entertainment, a Mobilkom Aústria e a CNN e a 3 da Suécia e a Endemol / Kanal têm sinalizado o crescente foco que tem sido colocado nas alianças estratégicas das Operadoras de Telefonia Móvel e com os Proprietários de Conteúdo Premium com o objetivo de focar o negócio de video streaming, video download e serviços de mensagem. Este tendência deverá aumentar cada vez mais.
Veja aqui as referências: Vodafone and Warner Bros. Online sign global
wireless distribution deal, mobilkom austria First Mobile Network
Operator Worldwide to Stream CNN Live on Mobile Phones e Vemotion
Offers GPRS TV.
As Operadoras de Telefonia Móvel estão buscando avidamente negócios no segmento de vídeo como também "fechar" Acordos de Parceria com os fornecedores diferenciados de conteúdo. Olha aí: Conteúdo Premium tem preferência nesta "festa" hein!. Embora o mercado ainda seja pequeno por uma série de fatores, claramente é perceptível que a transmissão dos video clips terão um impulso muito grande com as tecnologias de alta velocidade como as das redes UMTS e HSDPA e também as redes IP/ OFDM (incluindo WiMAX ).
A Nextel ( Nextel's Flarion Goes Live e Nextel offers wireless broadband
in NC ) e a Vodafone ( Vodaphone Tests Flarion ) já estão testando a tecnologia IP/OFDM da Flarion e aquela primeira já sinalizou para o mercado que vai investir BUS$ 2.0 em uma rede BWA ( Broadband Wireless Access ) para wireless data services como também serviço de voz local e serviços de streaming de vídeos. No Brasil já temos a Vivo testando o padrão CDMA-1xEV-DO . E o que mais? EDGE aonde? Na Claro?. Mas teremos muito mais com a chegada das redes IP/OFDM em futuro próximo.
Um problema: muitos fornecedores referem-se aos serviços móveis de vídeo com tendo a qualidade de um serviço de TV, mas este não é o caso. A qualidade das imagens no handset móvel não se compara com a experiência de assistir as mesmas imagens em uma tela de TV. Nos próximos anos a qualidades dos displays dos handsets evoluirão bastante, resultando em telas maiores e maior qualidade, mas tais dispositivos exigirão um maior consumo de potência.
Uma grande oportunidade: em termos de conteúdo Premium, o IDC prefere esperar que a batalha comece mas não resta dúvida que os esportes, particularmente o futebol será o "campeão de audiência". Vamos torcer? Outros tipos de vídeos incluirão notícias, previsão de tempo e entretenimento. Se o futebol será killer, o que estamos esperando no Brasil que é conhecido como "país do futebol"?. Pergunto eu para as Operadoras de Telefonia Móvel. Lembre-se sempre: a quantidade de Conteúdo Premium para criar "barreiras de entrada" é finita, viu!!!
Um ponto crucial na comercialização de Conteúdo é proteção da Propriedade Intelectual. É fundamental proteger este direito no Conteúdo. Existe um forte interesse da indústria de mídia em preservar a esta Propriedade. Você conhece a terminologia DRM ( Digital Rights Management )? É bom conhecer. Isto será um fator fundamental na manipulação de Conteúdo proprietário em futuro próximo. Hoje os fornecedores de plataformas já estão se esforçando para incluir features de DRM nas suas plataformas de Mobile Entertainment . Veja um exemplo da Beep Science com a Packet Video (da Alcatel ): PacketVideo Teams on Deliver.
Wi-Fi
É ele? É ele sim e, por que não?
Há um ano atrás publicamos a matéria Wi-Fi nos Esportes. Estávamos preconizando algo que ia acontecer nos dias atuais e também no futuro. A forte utilização da tecnologia de Wi-Fi nos esportes e também em eventos esportivos especiais. No futuro próximo também teremos "o tal do WiMAX ". Se preparem pois quem viver, verá!.
Apesar do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas ter banido a utilização da tecnologia Wi-Fi por "miopia tecnológica" (veja Security fears mean Wi-Fi won't star at the Olympics ) - pois é possível hoje em dia ter redes seguras com a tecnologia Wi-Fi apesar do "furo" de segurança da criptografia WEP - esta tecnologia ainda vai ser muito utilizada nos esportes e na mídia. A mídia já começa a reconhecer a sua necessidade desde o advento da sua utilização na Copa do Mundo da Korea em 2002. O mote nesta Copa era colocar a foto de um gol (por exemplo) na Internet em até "2 minutos" depois da usa ocorrência em campo.
Quem está apostando de novo na tecnologia de Wi-Fi nos esportes? Nada menos do que a UEFA. Isto mesmo. A União Européia de Futebol. E aonde? Exatamente em Portugal e pasmem - temos direito - em língua portuguesa na Copa Européia de 2004 .
Em Portugal serão instaladas redes Wireless LAN (ou Wi-Fi) em todos os estádios de futebol (nas localidades de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro-Loulé, Guimarães, Leiria, Lisboa e Porto) para tornar mais fácil os trabalhos dos jornalistas e do Comitê Organizador em conectar-se na Internet e trabalhar nos seus laptops. Tá vendo? Estamos dizendo exatamente isto.
Com um alto orçamento em euros, a Copa Européia de 2004 tem que focar em ambiciosos desafios de infra-estrutura tecnológica para dar justificativas aos seus anunciantes corporativos como: Canon, Carlsberg, Coca-Cola, Hyundai, JVC, MasterCard, McDodald´s e a T-Mobile. Quem é a T-Mobile? A Operadora de Telefonia Móvel do Grupo Deutsche Telekom que é a maior fornecedora de conectividade de Wi-Fi do Ocidente com 4.603 hotspots em várias localidades na América do Norte.
Na Copa Européia de 2004 os patrocinadores estão motivando a quebra dos desafios tecnológicos inclusive com a chegada de "padrinhos" asiáticos muito interessados no mercado europeu e depois no americano. A empresa emergente de eletrônica BenQ Corp de Taiwan tem aparecido como a Parceira Tecnológica da Copa Européia de 2004. Você conhecia a BenQ? Pois é né, é bom ver que temos outros "orientais" interessados neste negócio.
Adicionalmente veja como tem Operadora de Telecom de olho em Conteúdo Premium de esportes conforme temos afirmado aqui. Quem? Nada menos que a T-Mobile que é patrocinadora do evento e está promovendo serviços de conteúdo diferenciado para seus assinantes. Veja em T-Mobile Euro 2004 Mobile Services. Esta Operadora estará fornecendo na Copa da UEFA 03 serviços, a saber: MMS Goal Alert, Vídeo Goal Alert e SMS Goal Alert. Veja os demos deles no site.
A coisa não pára por aí. Os equipamentos fotográficos hoje em dia também têm evoluído incorporando a tecnologia sem fio do Wi-Fi. Veja um pouco desta evolução aqui: Nikon Wi-Fi Camera .
Acredito que nos próximos anos as coisas vão mudar radicalmente e que teremos um "bom casamento" entre Tecnologia Wireless e o Conteúdo Premium. Neste caso a Tecnologia Wireless a que nos referimos pode ser a das Redes de Telefonia Móvel convencionais (e seus upgrades tais como EDGE, UMTS, HSDPA, IP/OFDM, WiMAX etc) e o Wi-Fi. Em futuro próximo ainda teremos a nosso favor o WiMAX.
Uma pergunta que não quer calar: Será que o nosso Rio de Janeiro vai "acordar" para os Jogos Pan-Americanos de 2007? Este "despertar" poderia ser iniciativa do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), ou da Prefeitura do Rio de Janeiro, ou dos Proprietários de Conteúdo (p. ex, jornais e televisão) ou de Marcas "Fortes" (veja os patrocinadores da Euro 2004) ou de Operadoras de Telefonia (móvel e/ou fixa). Ou simplesmente de todos. Escolham. Temos várias opções para empreender. Vamos "acordar"!.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Referências
[0] E-Content Magazine
[1] Voodoo Teams With Sony, Unstrung, 24.MAI.2004
[2] Mobile Video to Reach €1.6B, Unstrung, 16.ABR.2004
[3] MPEG-4 Hot Spots, Dailywireless, 18.MAI.2004
[4] Sponsorship Key to Success, Unstrung, 12.MAI.2004
[5] Vodafone Live! Goes 3G, Unstrung, 04.MAI.2004
[6] Siemens Sponsors Chinese, Unstrung, 22.ABR.2004
[7] Wireless Media Kiosks, Dailywireless, 05.ABR.2004
[8] Giant's Stadium Hotspot, Dailywireless, 31.MAR.2004
[9] Microsoft Cell Video Alliance, Dailywireless, 11.MAR.2004
[10] PacketVideo Demos at 3GSM, Unstrung, 24.FEV.2004
[11] Intel + Sony = Mobile MTV, Dailywireless, 24.FEV.2004
[12] Real Gets Mobile, Dailywireless, 17.FEV.2004
[13] 3 Launches Rugby Video News, Unstrung, 12.FEV.2004
[14] Wireless Photography, Dailywireless, 12.FEV.2004
[15] EC Probes 3G Sports Rights, Unstrung, 02.FEV.2004
[16] Siemens Injects Oplayo, Unstrung, 09.FEV.2004
[17] Wireless Digital Rights Standard?, Dailywireless, 02.FEV.2004
[18] Take Me Out To The Hockey Game, Wi-Fi Planet, 29.JAN.2004
[19] i-mode Sponsors F1, Unstrung, 29.JAN.2004
[20] iPaq h6300, Dailywireless, 21.JAN.2004
[21] NEC Takes Video to Europe, Unstrung, 09.OUT.2003
[22] O2 Debuts Mobile Video, Unstrung, 07.OUT.2003
[23] Nokia Tries Sporty MMS, Unstrung, 07.OUT.2003
[24] VOD, 3 Get Football Rights, Unstrung, 06.OUT.2003
[25] Stadium Wi-Fi Stories, Dailywireless, 04.SET.2003
[26] Wi-Fi at Wimbledon, Wi-Fi Planet, 03.JUL.2003
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares