Em Debate
Publicado: 13/12/04
Todo Mundo Está Falando VoIP.
E Você?
Eduardo Prado
Weblog: Smart Convergence
Há pouco mais de um ano apontávamos uma grande alavancagem do Software Skype - hoje um grande sucesso mundial - na matéria O Skype pode ser um fenômeno em VoIP do Comunidade Wireless Brasil. Nesta época já tínhamos no mundo os serviços Vonage, Net2Phone e 8x8 Inc.
Em JAN.2004 escrevemos também a matéria "Apesar de você... amanhã há de ser outro dia" do Comunidade Wireless Brasil aonde mostrávamos o começo de um forte interesse das Operadoras de Telco na Teconologia de VoIP.
A tecnologia de VoIP que passou muito tempo no forno e sendo desprezada pelas Telcos já começa a ter um volume diferenciado sendo inclusive bastante estimulada por novas tecnologias como o Wi-Fi e o WiMAX. Há pouco mais de um ano era comum ouvir isto nas telcos brasileiras: "Eu não vou canibalizar minha segunda linha com VoIP". Hoje acreditamos que ninguém diria mais uma sandice destas.
Qual a grande atração da tecnologia de VoIP?. Seu baixo custo.
Ação em VoIP
Para quem acha que a tecnologia de VoIP ainda é um "patinho feio" registre isto: De acordo com a VoIP Action, já existem 400 provedores de VoIP apenas na América do Norte. A grande questão agora é saber quais aqueles provedores que desafiarão as indústrias de TV a Cabo e de Telefonia. Estes 400 provedores estão brigando bastante por novos assinantes e market share no explosivo mercado norte americano de acordo com a VoIP Action.
A coisa vai tomar um vulto ainda maior lá pelos EUA. Em 09.NOV.2004, a FCC - órgão regulador de telecomunicações dos EUA - anunciou que as chamadas de Telefonia via Internet são na sua natureza interestaduais e desta forma sujeitas a jurisdição federal (ver em Hey States: Hands Off VoIP da DSL Reports). Esta decisão abre claramente o mercado americano para mais competição, preços menores e maior opção de escolha para o consumidor. Espera-se naquele mercado a chegada de muitos produtos novos e ofertas como também novos fornecedores, aquecendo ainda mais a competição em VoIP. Uma pergunta que não quer calar: Quando a ANATEL brasileira vai "aparecer" no cenário de VoIP?. Ela vai ser pressionada pelo mercado a tomar uma posição em breve. Esperemos que para o "bem de todos e felicidade geral da nação".
Microsoft
A Microsoft - sempre uma grande entusiasta do mercado de VoIP - planeja dominar o mercado de aplicações de VoIP. A empresa está planejando oferecer uma nova versão do seu Instant Messaging Server (IM), chamado Live Communications Server (LCS) e um software cliente de IM Corporativo chamado Istanbul. O LCS incorpora uma plataforma baseada no Protocolo SIP e pode ser utilizada para manipular chamadas de VoIP. O pacote combo LCS/Istanbul é projetado para trabalhar integrado ao Exchange e ao Outlook. Este ambiente de mensagens permitirá a um usuário qualquer, fazer uma simples chamada de Telefonia via Internet clicando no nome ou número de uma determinada pessoa na agenda Outlook.
Skype
E para a gente ver que o "mar não está para peixe" no horizonte das telecomunicações convencionais, vamos ver alguns números deste fenômeno chamado Skype no início do mês de Novembro passado:
Nota: Quando acabamos esta matéria o número de minutos de utilização já era de 2.985.144.077. É um absurdo como este número cresce, gente!.
Você já experimentou o Skype?. Não?. Então deveria experimentar pois a qualidade é muito boa para chamadas de Telefonia via Internet no modo peer-to-peer. Vai chegar o dia que ele deixará de ser peer-to-peer para comutar na Rede de Telefonia Pública (RTPC), quer apostar?. Já tem Operadora "caindo a ficha" e fazendo parceria com o Skype. É o caso da COLT, iBasis, Level 3, e Teleglobe. Estas "pularam na frente". Veja em Skype Names Carrier Partners da Light Reading. Se você quiser conhecer um dos co-fundadores e CEO do Skype, este é o cara: Niklas Zennström. Veja entrevista dele no Engadget. Não são apenas as Operadoras que estão buscando negócio com o Skype. Ele está também interessando aos fabricantes de handsets. Veja o caso da Siemens: Skype Calls on Siemens Phones da PC World.
Vai chegar o dia em que cada vez mais as Operadoras de Telefonia e o Mercado Corporativo estarão procurando ferramentas como o Skype. As Operadoras para ofertar novos serviços e as Corporações para reduzir seus custos com dispositivos de VoIP - que ainda são caros - como também a sua conta de telefonia.
Mais Operadoras
As Operadoras de Telefonia continuam indo atrás do serviço de VoIP. Agora é a vez da SBC Communications dos EUA que está fazendo Projetos Pilotos de VoIP nas cidades de Chicago, Dallas, Los Angeles e San Antonio. Especula-se que a SBC lançará seu serviço de VoIP no início de 2005 por um preço mensal de US$ 25 ou menos. O pacote de VoIP da SBC incluiria secretária eletrônica, redirecionamento de chamadas, chamada em espera, identificador de chamadas e conferência, tudo aquilo que é padrão em ofertas de VoIP.
Já a British Telecom britânica continua seu processo de expansão em franco crescimento e diz que "VoIP não é uma ameaça e sim uma oportunidade". Veja em VoIP is no threat, says British telecom giant da CNET News.com.
Wi-Fi
No caso de WLAN Pública, esta vai ser uma grande pedida. O usuário paga uma taxa fixa mensal de um WISP e utiliza seu aparelho móvel Smartphone para falar quantas vezes quiser através da rede de WLAN. Quem vai perder muita receita com isto?. Responda você mesmo. Poucos provedores sacaram o grande nicho de negócio que existe por trás disto. Já tem gente apostando que o mercado vai ter um crescimento explosivo em 2006. Veja Survey: Voice Over WLAN Use To Skyrocket 450% By 2006 em Mobile Pipeline.
Recentemente a SBC Communications afirmou que a rede a sua Rede Pública de Wi-Fi da SBC - FreedomLink - será utilizada para chamadas telefônicas dos usuários da Cingular em 2006 - e provavelmente no segundo round da AT&T Wireless (adquirida pela Cingular). Os telefones móveis perceberão automaticamente quando um usuário está próximo de um Ponto de Acesso de Wi-Fi, e automaticamente "chavearão" para uma rede de Wi-Fi. A SBC Comm espera já ter estes equipamentos "inteligentes" no final de 2005. Veja na matéria SBC .. Um Exemplo de Estratégia de Telco a ser "Copiada" do Teleco.
Mas algo ainda precisa evoluir. É o QoS ( Quality of Services ). A 2ª (e última) versão dele deverá ser homologada pelo IEEE até meados de 2005. Já estamos quase lá.
O QoS do Wi-Fi vai ser definido pelo padrão IEEE 802.11e. O 802.11e é formalmente conhecido como certificação Wi-Fi Multimedia
A especificação do IEEE 802.11e tem dois componentes: o Wi-Fi Multimedia Extensions (WME), que pode ser utilizado por desenvolvedores para associar prioridades a pacotes. Em SET.2004, a Aliança Wi-Fi ratificou o subconjunto de 802.11e (WME) para melhorar a qualidade do serviço. O outro é o Wi-Fi Scheduled MultiMedia (WSM) que controla a gerência de recurso de largura de banda. O WSM aloca "fatias" de banda para vários tipos de dados wireless e aumenta a largura de banda quando é necessário para aplicações de voz e vídeo. O QoS objetivará principalmente aplicações de voz sobre Wi-Fi em dispositivos, de acordo com alguns observadores. O WSM vai ser ratificado até meados de 2005.
O Wi-Fi já perdeu um dos seus defeitos genéticos, que era a falta de segurança no protocolo quando o padrão IEEE 802.11i foi ratificado em JUN.2004, e está prestes a perder outro - a ausência de qualidade de serviço. Ao que tudo indica, a tecnologia está ficando cada vez melhor.
Veja as referências: 802.11e brings QoS to WLANs do NW Fusion, Wifi MultiMedia Spec Due do Dailywireless e Wi-Fi oversee to debut QoS standard 8 Sept do The Register.
Quando Wi-Fi tiver QoS ele vai dar muita "dor de cabeça" para as Operadoras de Telefonia Móvel com a redução do ARPU delas pois com a chegada dos dispositivos móveis duais um usuário poderá estar utilizando uma rede Wi-Fi para se comunicar. E pior ainda, como fica a receita de Taxa de Deslocamento que as Operadoras de Telefonia Móvel gostam tanto?. Elas simplesmente vão para o espaço. Para variar, as Operadoras da Coréia do Sul saíram na frente já estão fazendo upgrade da rede de WLAN de 802.11b para 802.11g (maior taxa de transmissão) e já estão prometendo serviços de VoIP Fixo e Móvel até meados de 2005. A rede KTC (Korea Telecom) já está fazendo o upgrade da sua rede WLAN de 802.11b (Nespot) para 802.11g (Nespot Swing) e já promete que os hotspots (restaurantes, universidades, aeroportos entre outros) serão centro de chamadas de voz.
WiMAX
E VoIP em WiMAX como fica hein?. Este é o mais fácil pois o QoS já vem nativo no padrão WiMAX. Pronto, resolvido!.
Já tem gente ganhando dinheiro ou planejando ganhar com o VoIP em WiMAX. Operadoras de Telefonia que se cuidem. Existem WISPs dando atenção a VoIP. Os principais são Towerstream, Clearwire, Speakeasy e NextWeb.
Veja aqui os planos deles: WISPs blaze trail for WiMAX do The Register e ClearWire Launches Pre-WiMax e Intel Inside Clearwire do Dailywireless.
VoIP em WiMAX será uma festa. E vai ter mobilidade também, viu?.
A Telefonia Celular está fora (por hora) da festa
Por questões de limitações tecnológicas - baixa velocidade - não dá para fazer VoIP nas tecnologias de telefonia celular atual das famílias CDMA e GPRS. Na família GPRS pode esquecer pois a velocidade é muito baixa. EDGE (82 Kbps) e UMTS (291 Kbps) segundo o benchmark Cell phones do broadband da Computerworld.
Na família CDMA algumas Operadoras estão "esperneando" e querendo muito o Release A do CDMA-1xEV-DO que permitirá VoIP. Veja estas boas referências sobre o assunto: EV-DO Success Could Forestall EV-DV do The Feature, 1XEV-DO Success May Stall 1XEV-DV Future do Wireless Week e The Great IP Debate do Wireless Week.
E o Brasil já tem "Skype"?
Tem, sim senhor. A empresa paulista OTP-e tem o produto OTP-Voice similar ao Skype para ligações de Telefonia via Internet no modo peer-to-peer para o Mercado Corporativo. É um Serviço VoIP totalmente baseado em software, que disponibiliza a comunicação de voz pela rede entre os usuários cadastrados. Não requer investimentos em PABX-IP e utiliza os recursos de rede e de computação existentes nas organizações. A grande sacada da OTP-e é entregar a administração do OTP-Voice ao cliente, ou seja, cada empresa terá o seu próprio "Skype" corporativo, contando com uma boa quantidade de relatórios estatísticos sobre a utilização do sistema.
O OTP-Voice pode ser utilizado em diversas formas de acesso: linha discada, banda larga e satélite. Os dados (voz) do OTP-Voice são trafegados de forma criptograda, e a grande qualidade técnica é o aproveitamento de banda (<3k/ligação) e o baixo "delay" de voz (<0,4seg). Enfim, entramos também na era do Skype. No início de 2005 a empresa vai lançar o seu produto para o Mercado Consumidor chamado To Falando.com. Esperemos então, né?.
Não tenha dúvida que as Corporações - que já estão substituindo seus "velhos" sistemas de telefonia - vão utilizar cada vez mais novos sistemas de VoIP. O Mercado Consumidor também estará cada vez mais recebendo e utilizando soluções diferenciadas de VoIP.
Operadoras de Telefonia, por favor, apressem-se pois podem existir novas (e boas) oportunidades de negócios para vocês.
Quem viver verá!.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares