Publicidade

 

Em Debate

Publicado: 13/12/04

 

 

Todo Mundo Está Falando VoIP.

E Você?

 

 

Eduardo Prado

 

Weblog: Smart Convergence

 

Há pouco mais de um ano apontávamos uma grande alavancagem do Software Skype - hoje um grande sucesso mundial - na matéria O Skype pode ser um fenômeno em VoIP do Comunidade Wireless Brasil. Nesta época já tínhamos no mundo os serviços Vonage, Net2Phone e 8x8 Inc.

 

Em JAN.2004 escrevemos também a matéria "Apesar de você... amanhã há de ser outro dia" do Comunidade Wireless Brasil   aonde mostrávamos o começo de um forte interesse das Operadoras de Telco na Teconologia de VoIP.

 

A tecnologia de VoIP que passou muito tempo no forno e sendo desprezada pelas Telcos já começa a ter um volume diferenciado sendo inclusive bastante estimulada por novas tecnologias como o Wi-Fi e o WiMAX. Há pouco mais de um ano era comum ouvir isto nas telcos brasileiras: "Eu não vou canibalizar minha segunda linha com VoIP". Hoje acreditamos que ninguém diria mais uma sandice destas.

 

Qual a grande atração da tecnologia de VoIP?. Seu baixo custo.

 

Ação em VoIP

 

Para quem acha que a tecnologia de VoIP ainda é um "patinho feio" registre isto: De acordo com a VoIP Action, já existem 400 provedores de VoIP apenas na América do Norte. A grande questão agora é saber quais aqueles provedores que desafiarão as indústrias de TV a Cabo e de Telefonia. Estes 400 provedores estão brigando bastante por novos assinantes e market share no explosivo mercado norte americano de acordo com a VoIP Action.

 

A coisa vai tomar um vulto ainda maior lá pelos EUA. Em 09.NOV.2004, a FCC - órgão regulador de telecomunicações dos EUA - anunciou que as chamadas de Telefonia via Internet são na sua natureza interestaduais e desta forma sujeitas a jurisdição federal (ver em Hey States: Hands Off VoIP da DSL Reports). Esta decisão abre claramente o mercado americano para mais competição, preços menores e maior opção de escolha para o consumidor. Espera-se naquele mercado a chegada de muitos produtos novos e ofertas como também novos fornecedores, aquecendo ainda mais a competição em VoIP. Uma pergunta que não quer calar: Quando a ANATEL brasileira vai "aparecer" no cenário de VoIP?. Ela vai ser pressionada pelo mercado a tomar uma posição em breve. Esperemos que para o "bem de todos e felicidade geral da nação".

 

Microsoft

 

A Microsoft - sempre uma grande entusiasta do mercado de VoIP - planeja dominar o mercado de aplicações de VoIP. A empresa está planejando oferecer uma nova versão do seu Instant Messaging Server (IM), chamado Live Communications Server (LCS) e um software cliente de IM Corporativo chamado Istanbul. O LCS incorpora uma plataforma baseada no Protocolo SIP e pode ser utilizada para manipular chamadas de VoIP. O pacote combo LCS/Istanbul é projetado para trabalhar integrado ao Exchange e ao Outlook. Este ambiente de mensagens permitirá a um usuário qualquer, fazer uma simples chamada de Telefonia via Internet clicando no nome ou número de uma determinada pessoa na agenda Outlook.

 

Skype

 

E para a gente ver que o "mar não está para peixe" no horizonte das telecomunicações convencionais, vamos ver alguns números deste fenômeno chamado Skype no início do mês de Novembro passado:

Nota: Quando acabamos esta matéria o número de minutos de utilização já era de 2.985.144.077. É um absurdo como este número cresce, gente!.

 

Você já experimentou o Skype?. Não?. Então deveria experimentar pois a qualidade é muito boa para chamadas de Telefonia via Internet no modo peer-to-peer. Vai chegar o dia que ele deixará de ser peer-to-peer para comutar na Rede de Telefonia Pública (RTPC), quer apostar?. Já tem Operadora "caindo a ficha" e fazendo parceria com o Skype. É o caso da COLT, iBasis, Level 3, e Teleglobe. Estas "pularam na frente". Veja em Skype Names Carrier Partners da Light Reading. Se você quiser conhecer um dos co-fundadores e CEO do Skype, este é o cara: Niklas Zennström. Veja entrevista dele no Engadget. Não são apenas as Operadoras que estão buscando negócio com o Skype. Ele está também interessando aos fabricantes de handsets. Veja o caso da Siemens: Skype Calls on Siemens Phones da PC World.

 

Vai chegar o dia em que cada vez mais as Operadoras de Telefonia e o Mercado Corporativo estarão procurando ferramentas como o Skype. As Operadoras para ofertar novos serviços e as Corporações para reduzir seus custos com dispositivos de VoIP - que ainda são caros - como também a sua conta de telefonia.

 

Mais Operadoras

 

As Operadoras de Telefonia continuam indo atrás do serviço de VoIP. Agora é a vez da SBC Communications dos EUA que está fazendo Projetos Pilotos de VoIP nas cidades de Chicago, Dallas, Los Angeles e San Antonio. Especula-se que a SBC lançará seu serviço de VoIP no início de 2005 por um preço mensal de US$ 25 ou menos. O pacote de VoIP da SBC incluiria secretária eletrônica, redirecionamento de chamadas, chamada em espera, identificador de chamadas e conferência, tudo aquilo que é padrão em ofertas de VoIP.

 

Já a British Telecom britânica continua seu processo de expansão em franco crescimento e diz que "VoIP não é uma ameaça e sim uma oportunidade". Veja em VoIP is no threat, says British telecom giant da CNET News.com.

 

Wi-Fi

 

No caso de WLAN Pública, esta vai ser uma grande pedida. O usuário paga uma taxa fixa mensal de um WISP e utiliza seu aparelho móvel Smartphone para falar quantas vezes quiser através da rede de WLAN. Quem vai perder muita receita com isto?. Responda você mesmo. Poucos provedores sacaram o grande nicho de negócio que existe por trás disto. Já tem gente apostando que o mercado vai ter um crescimento explosivo em 2006. Veja Survey: Voice Over WLAN Use To Skyrocket 450% By 2006 em Mobile Pipeline.

 

Recentemente a SBC Communications afirmou que a rede a sua Rede Pública de Wi-Fi da SBC - FreedomLink - será utilizada para chamadas telefônicas dos usuários da Cingular em 2006 - e provavelmente no segundo round da AT&T Wireless (adquirida pela Cingular). Os telefones móveis perceberão automaticamente quando um usuário está próximo de um Ponto de Acesso de Wi-Fi, e automaticamente "chavearão" para uma rede de Wi-Fi. A SBC Comm espera já ter estes equipamentos "inteligentes" no final de 2005. Veja na matéria SBC .. Um Exemplo de Estratégia de Telco a ser "Copiada" do Teleco.

 

Mas algo ainda precisa evoluir. É o QoS ( Quality of Services ). A 2ª (e última) versão dele deverá ser homologada pelo IEEE até meados de 2005. Já estamos quase lá.

 

O QoS do Wi-Fi vai ser definido pelo padrão IEEE 802.11e. O 802.11e é formalmente conhecido como certificação Wi-Fi Multimedia

 

A especificação do IEEE 802.11e tem dois componentes: o Wi-Fi Multimedia Extensions (WME), que pode ser utilizado por desenvolvedores para associar prioridades a pacotes. Em SET.2004, a Aliança Wi-Fi ratificou o subconjunto de 802.11e (WME) para melhorar a qualidade do serviço. O outro é o Wi-Fi Scheduled MultiMedia (WSM) que controla a gerência de recurso de largura de banda. O WSM aloca "fatias" de banda para vários tipos de dados wireless e aumenta a largura de banda quando é necessário para aplicações de voz e vídeo. O QoS objetivará principalmente aplicações de voz sobre Wi-Fi em dispositivos, de acordo com alguns observadores. O WSM vai ser ratificado até meados de 2005.

 

O Wi-Fi já perdeu um dos seus defeitos genéticos, que era a falta de segurança no protocolo quando o padrão IEEE 802.11i foi ratificado em JUN.2004, e está prestes a perder outro - a ausência de qualidade de serviço. Ao que tudo indica, a tecnologia está ficando cada vez melhor.

 

Veja as referências: 802.11e brings QoS to WLANs do NW Fusion, Wifi MultiMedia Spec Due do Dailywireless e Wi-Fi oversee to debut QoS standard 8 Sept do The Register.

 

Quando Wi-Fi tiver QoS ele vai dar muita "dor de cabeça" para as Operadoras de Telefonia Móvel com a redução do ARPU delas pois com a chegada dos dispositivos móveis duais um usuário poderá estar utilizando uma rede Wi-Fi para se comunicar. E pior ainda, como fica a receita de Taxa de Deslocamento que as Operadoras de Telefonia Móvel gostam tanto?. Elas simplesmente vão para o espaço. Para variar, as Operadoras da Coréia do Sul saíram na frente já estão fazendo upgrade da rede de WLAN de 802.11b para 802.11g (maior taxa de transmissão) e já estão prometendo serviços de VoIP Fixo e Móvel até meados de 2005. A rede KTC (Korea Telecom) já está fazendo o upgrade da sua rede WLAN de 802.11b (Nespot) para 802.11g (Nespot Swing) e já promete que os hotspots (restaurantes, universidades, aeroportos entre outros) serão centro de chamadas de voz.

 

WiMAX

 

E VoIP em WiMAX como fica hein?. Este é o mais fácil pois o QoS já vem nativo no padrão WiMAX. Pronto, resolvido!.

 

Já tem gente ganhando dinheiro ou planejando ganhar com o VoIP em WiMAX. Operadoras de Telefonia que se cuidem. Existem WISPs dando atenção a VoIP. Os principais são Towerstream, Clearwire, Speakeasy e NextWeb.

 

Veja aqui os planos deles: WISPs blaze trail for WiMAX do The Register e ClearWire Launches Pre-WiMax e Intel Inside Clearwire do Dailywireless.

 

VoIP em WiMAX será uma festa. E vai ter mobilidade também, viu?.

 

A Telefonia Celular está fora (por hora) da festa

 

Por questões de limitações tecnológicas - baixa velocidade - não dá para fazer VoIP nas tecnologias de telefonia celular atual das famílias CDMA e GPRS. Na família GPRS pode esquecer pois a velocidade é muito baixa. EDGE (82 Kbps) e UMTS (291 Kbps) segundo o benchmark Cell phones do broadband da Computerworld.

 

Na família CDMA algumas Operadoras estão "esperneando" e querendo muito o Release A do CDMA-1xEV-DO que permitirá VoIP. Veja estas boas referências sobre o assunto: EV-DO Success Could Forestall EV-DV do The Feature, 1XEV-DO Success May Stall 1XEV-DV Future do Wireless Week e The Great IP Debate do Wireless Week.

 

E o Brasil já tem "Skype"?

 

Tem, sim senhor. A empresa paulista OTP-e tem o produto OTP-Voice similar ao Skype para ligações de Telefonia via Internet no modo peer-to-peer para o Mercado Corporativo. É um Serviço VoIP totalmente baseado em software, que disponibiliza a comunicação de voz pela rede entre os usuários cadastrados. Não requer investimentos em PABX-IP e utiliza os recursos de rede e de computação existentes nas organizações. A grande sacada da OTP-e é entregar a administração do OTP-Voice ao cliente, ou seja, cada empresa terá o seu próprio  "Skype" corporativo, contando com uma boa quantidade de relatórios estatísticos sobre a utilização do sistema.  

 

O OTP-Voice pode ser utilizado em diversas formas de acesso: linha discada, banda larga e satélite. Os dados (voz) do OTP-Voice são trafegados de forma criptograda, e a grande qualidade técnica é o aproveitamento de banda (<3k/ligação) e o baixo "delay" de voz (<0,4seg). Enfim, entramos também na era do Skype. No início de 2005 a empresa vai lançar o seu produto para o Mercado Consumidor chamado To Falando.com. Esperemos então, né?.

 

Não tenha dúvida que as Corporações - que já estão substituindo seus "velhos" sistemas de telefonia - vão utilizar cada vez mais novos sistemas de VoIP. O Mercado Consumidor também estará cada vez mais recebendo e utilizando soluções diferenciadas de VoIP.

 

Operadoras de Telefonia, por favor, apressem-se pois podem existir novas (e boas) oportunidades de negócios para vocês.

 

Quem viver verá!.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI