Publicidade

 

Em Debate

Publicado: 14/02/05

 

 

WiMAX: Um Bem Necessário

 

 

Eduardo Prado*

 

Weblog: Smart Convergence

 

Ano novo. Vida nova.

 

2005 chegou e o tão esperado momento do tal do WiMAX Fixo (ou Nomâdico) - padrão homologado IEEE 802.16d - também chegou pois todo mundo prometeu "mundos e fundos" no ano velho de 2004 e é hora de começar fazer as contas.

 

Existe um provérbio bastante conhecido no Brasil que diz o seguinte: "Isto aqui está parecido com Show de Tim Maia que demora acontecer... mas acaba acontecendo". Saudades do Grande Tim! (MPB Tim Maia e Clique Music sobre Tim Maia). Pois é né ... o WiMAX está parecido com "Show de Tim Maia" mas vai começar pois ele é muito importante - não só para os vendors de equipamentos - ele é muito importante para nós consumidores pois os serviços de Banda Larga - além da conveniência da mobilidade e da alta velocidade - eles serão mais baratos!. Qualquer consumidor não gosta daquilo que dói no seu bolso. Sacou?. E também para os Provedores de Serviços e Operadoras de Telecom ele também será muito importante por uma série de razões com destaque para a grande rapidez de implantação de um serviço de Banda Larga sem Fio sem falar na capacidade de trazer receita nova e disponibilizar serviços novos e diferenciados.

 

Nos últimos 02 meses o WiMAX veio à mídia mundial de diversas formas e vamos abordar algumas delas aqui.

 

Vamos lá então?.

 

E enquanto você vai "esquentando as turbinas" conheça um pouco sobre esse "tal de WiMAX" aqui: How WiMAX Works do site HowStuffWorks, WiMAX do site Wikipedia e Fórum de WiMAX.

 

O "Jato de Água Fria"

 

Eu sou daquelas pessoas que quando chegam para mim e perguntam: "Tenho 02 notícias para você. Uma boa e uma ruim. Qual você quer saber primeiro?". Eu digo sem pestanejar: "Conte a ruim primeiro".

 

Então vamos para a notícia ruim primeiro.

 

Os Provedores de Serviços e Operadoras de Telecom vão ter que esperar um pouco mais do que esperado pelo processo de certificação da tecnologia de WiMAX Fixo (ou Nomâdico) - padrão IEEE 802.16d.

 

O processo chamado de Plugfest pelo Fórum de WiMAX (hoje com mais de 230 membros ) - que vai assegurar o início dos testes de interoperabilidade dos equipamentos de WiMAX Fixo - esperado para JAN.2005 só vai começar em JUN ou JUL.2005. Para piorar as coisas, os fornecedores de chipsets Intel e Fujitsu (Fujitsu Microelectronics America) não liberaram ainda o silício (chip) que vão dentro dos CPEs necessários para assegurar os testes de interoperabilidade.

 

Conheça um pouco do Processo de Certificação de WiMAX nas seguintes referências: WiMAX Forum Demystified [um arquivo pdf] da Alvarion, WiMAX Forum Certification Status , Gordon Plenary Slides WiMAX 2-11GHz TWG.ppt [um arquivo pdf] do Fórum de WiMAX e Global, Interoperable Broadband Wireless Networks: Extending WiMAX da Intel.

 

E a "gritaria" ainda continua por aqui: WiMax Backlash do Dailywireless mas apesar de tudo a Wavesat Wireless anunciou recentemente o lançamento do "primeiro chip de WiMAX" do mundo. Veja em Wavesat Announces General Availability of Its WiMAX Chip do Press Release da Wavesat Wireless de 12.JAN.2005 e Wavesat Shipping WiMax Chips do Dailywireless.

 

Veja também as referências sobre o atraso supra: WiMAX Certification Held Up do Telephony via NewsEdge Corporation e WiMax Certification Delayed do Dailywireless.

 

Para conhecer mais sobre vendors e fornecedores de chips de WiMAX, veja as referências: WiMAX: "Nós fazemos os ovos mas vocês comem o bolo" do ComUnidade WirelessBRASIL e The Race for the 802.16 Chipset Markets do WiMAX Trends.

 

Já consta a "boca pequena" no mercado brasileiro que vários vendors representativos de WiMAX estão adiantando-se e fazendo os testes de interoperabilidade entre eles próprios. Excelente voto de confiança na tecnologia!. Mais um motivo para entender que o WiMAX é um "caminho sem volta", camaradas!.

 

E para finalizar esta seção aposte no WiMAX e veja esta matéria: Don't panic about WiMAX delay do eChannelline Canadá.

 

Vamos Melhorar o Astral

 

O Fórum de WiMAX selecionou o laboratório de testes de padronização e anunciou o roadmap de Certificação que marca JUL.2005 como o início do Programa de Certificação de WiMAX.

 

O laboratório oficial selecionado foi o Cetecom da Espanha. Grande marco para nós latinos!. O Cetecom agirá como um órgão independente e testará os produtos de WiMAX dos vendors para assegurar que eles satisfazem aos padrões de conformidade e interoperabilidade de WiMAX definidos pelo Fórum de WiMAX.

 

A seleção do Cetecom foi a culminação de um processo criterioso de revisão do Fórum de WiMAX que durou 12 meses. O Cetecom foi escolhido pela sua comprovada experiência prévia em serviços de conformidade de tecnologia sem fio que incluem as tecnologias GSM/GPRS, EDGE, W-CDMA, Wi-Fi e Bluetooth. Com sua matriz na Espanha, o Cetecom tem laboratórios afiliados pelo mundo afora para facilitar o acesso às facilidades dos testes.

 

Veja as referências: WiMAX Forum selects Cetecom as certification lab do Telecompaper e WiMax Forum Chooses Spanish Lab do Dailywireless.

 

A Hora e a Vez dos WISPs de WiMAX

 

Em que pese várias Operadoras no mundo terem dado o "voto de confiança" ao WiMAX via o Fórum de WiMAX (AT&T, BT, China Telecom, Deutsche Telekom, France Telecom, PCCW, Qwest, SBC Comm, SingTel, Sprint e Telenor), os WISPs foram de fatos os primeiros a lançarem serviços de WiMAX notadamente nos EUA. No Brasil nós temos a "sempre" first mover Telefônica que anunciou o lançamento do seu Projeto Piloto Corporativo de WiMAX em 30.SET.2004. (Ver aqui: WiMAX na Telefônica da Revista de WiMAX).

 

Um dos destaques por lá é a empresa chamada Clearwire. Em SET.2004, na matéria Imagine se o Pão de Açucar montasse uma Rede de Serviços WIMAX? aqui mesmo no Teleco, falamos de um empreendedor visionário do Segmento Wireless e seu Provedor WISP de WiMAX. Este empreendedor chama-se Craig McCaw: A Clearwire é do famoso investidor Craig McCaw (ver O Plano Secreto de Craig McCaw do Weblog Novas Tecnologias e Novos Negócios) tem um interessante projeto que planeja lançar uma rede móvel de banda larga baseada na tecnologia de Pré-WiMAX da NextNet Wireless (também de propriedade de Craig McCaw) espalhando conectividade por toda a América do Norte e colocando-se como um sério desafio para os provedores de banda larga e telefonia móvel. A Clearwire está indo muito bem. Nós acreditamos que WiMAX será uma grande opção para quem tem visão empreendedora (e "bala na agulha" = dinheiro) para investir em Espectro e Infra-Estrutura. Este é o caso de Craig McCaw. Espectro é muito importante e McCaw está aquirindo várias licenças estratégicas na América do Norte. Hoje ele detém centenas de licenças de WiMAX.

 

Desta vez o "apetite" de Craig está expandindo-se na Praia de Daytona na Flórida aonde a Clearwire lançou o seu serviço de Banda Larga baseado na tecnologia Pré-WiMAX da NextWeb em 21.JAN.2005. Esta já é a 4ª cidade dos EUA aonde a Clearwire está atuando. As outras são: Jacksonville (Flórida), Abilene (Texas) e St. Cloud (Minnesota).

 

A Clearwire utiliza a tecnologia Pré-WiMAX da NextNet Wireless e planeja o upgrade do seu produto para um WiMAX completo com a ajuda da Intel e do seu chip Rosedale que também será utilizado pela Proxim, Alvarion e Aperto Networks. A estratégia da Clearwire é focar no WiMAX Móvel (padrão IEEE 802.16e) que mostraremos a seguir.

 

Veja o lançamento da Clearwire aqui Daytona Gets WiMax no Dailywireless. Outras matérias relacionadas: Intel Inside Clearwire , ClearWire Launches Pre-WiMax, ClearWire launches PreWimax in Jacksonville, NextNet Promotes Mobilized Backbone, National 802.16 from McCaw, Sleeper Cells, NextNet's Mexican Revolution e NextNet Deploys in the United States.

 

Além da Clearwire existem outros WISPs destacando-se. Além do já famoso Towerstream - que instala suas ERBs em edifícios de destaque como o Empire States Building - temos também a Speakeasy e a NextWeb.

 

Referências da Speakeasy do Dailywireless: Speakeasy Packages FireFox , Seattle Unwired by Speakeasy e Speakeasy Gets Intel Backing for WiMax.

 

Referências genéricas sobre WISPs de WiMAX: Enterprise Focused ISPs Start to Blaze the Trail for WiMAX da WiMAX Trends, WISPs blaze trail for WiMAX do Wireless Watch (The Register) e National Wireless ISPs do Dailywireless.

 

Falando em Brasil nós apenas temos o WISP Neovia trabalhando com a tecnologia da Aperto Networks.

 

WCA, WiMAX Móvel e WiBro

 

Na recente conferência e exibição WCA (Wireless Communications Association) ocorrinda em 12 - 14.JAN.2005 em San José na Califórnia foi dado bastante destaque ao WiMAX Móvel (padrão IEEE 802.16e) e ao padrão de WiMAX Móvel coreano chamado WiBro que deve provocar um efeito no WiMAX Móvel. Veja a referência 802.16 Chips Partner Up do Dailywireless sobre a WCA.

 

Em relação ao 802.16e existiu um debate do Grupo de Trabalho do IEEE que tratou da compatibilidade em o padrão WiMAX Móvel e o WiMAX Fixo (padrão homologado IEEE 802.16d). Uma facção entende que o Grupo deveria atender aos objetivos iniciais que era de "dar suporte a uma operação combinada do padrão fixo e móvel dentro de um mesmo sistema". Muitos dos defensores desta posição já projetaram sistemas de WiMAX Fixo com características para suportar as operações fixas e móveis combinadas.

 

Uma outra facção gostaria de evoluir mais rápido como o padrão WiMAX Móvel e não gostaria que os sistemas móveis fossem prejudicados para dar suporte ao padrão WiMAX Fixo. Muitos advogam que os produtos fixos não estão disponíveis e eles querem mover-se rapidamente no padrão móvel sem suporte ao padrão fixo.

 

Este tipo de debate tem diminuído a velocidade de evolução do padrão, que até recentemente tinha o cronograma bem próximo do planejado. Vários participantes do debate comentaram que esta disputa será resolvida em breve e que a homologação do padrão móvel - o esperado IEEE 802.16e - será completada até o verão americano (SET.2005).

 

Referências dp Dailywireless sobre WiMAX Móvel: Alvarion Promotes Mobile WiMax, Mobilized WiMax backhaul , Mobilizing WiMax, SR Telecom's symmetry, Proxim's pre 802.16e e Wi-LAN's Mobilis.

 

Na WCA foi muito mencionado o impacto do WiMAX Móvel da Coréia do Sul - conhecido como WiBro - no debate acima. Como nós sabemos a Coréia é um dos países mais avançados em Banda Larga no mundo com alta índice de penetração nas residências e também foi o primeiro país do mundo a lançar um serviço com tecnologia 3G. O governo coreano via um grande gap entre os serviços de banda larga disponíveis dos hotspots e 3G e resolveu estimular o que chamaram inicialmente de Internet Portátil e que depois foi renomeado para WiBro.

 

A Coréia avaliou várias alternativas para o acesso de Internet Portátil mas em JUL.2004, o governo coreano aprovou o padrão 802.16 como a base tecnológica do acesso de banda larga sem fio portátil na Coréia (ver Seoul chooses standard for wireless broadband Access da Wireless Week).

 

Mais tarde eles anunciaram um cronograma com testes técnicos no final de 2005 e com o início de operação comercial no 2º trimestre de 2006 (2Q06) indicando que eles seguirão o draft atual do padrão IEEE 802.16e ao invés de esperar pela resolução final do debate deste padrão.

 

Este cronograma tem alterado o WiMAX Móvel dinamicamente. Os coreanos não estão interessados no WiMAX Fixo pois eles já têm a maior taxa de pentração de banda larga residencial do mundo. Muitas vendors de banda larga sem fio no mundo estão focando agora sua atenção em satisfazer as necessidades de mercado coreano de WiBro (03 exemplos do Dailywireless = Alvarion Promotes Mobile WiMax, SR Telecom's symmetry, e Wi-LAN's Mobilis). Nesta WCA foi dito que "o Wibro está comandando o roadmap de todo mundo. Eles vão anunciar licenças de 802.16e, e vão perseguir um cronograma comercial".

 

Não foi surpresa, quando o Governo Coreano anunciou em 20.JAN.2005 a concessão de 03 licenças de WiBro para as 03 maiores telcos coreanas (Korea Telecom - KTC, SK Telecom e Hannaro), que esperam lançar o serviço comercial em 2006. Veja refrência Korea Gets WiBro do Dailywireless.

 

Desta forma parece o Mundo WiMAX está se bifurcando. Um Grupo está focado no WiMAX Fixo que terá sua certificação iniciada em JUL.2005 como vimos acima. O outro Grupo está focado no WiBro por agora, e pode alterar a sua atenção para o padrão IEEE 802.16e quando ele tiver resolvido as disputas no seu processo de homologação.

 

Para aqueles - como nós - que vêem o WiMAX Móvel como muito importante - especialmente em mercados bem desenvolvidos de banda larga - o esforço de WiBro é provavelmente uma coisa muito boa. Ele move a banda larga móvel para um chamariz, e ajuda a indústria de inovadores em ter produtos desenvolvidos e entregue nas mãos dos clientes. O WiMAX se beneficiaria da experiência de campo do WiBro e os dispositivos dos consumidores podem ter o preço diminuído mais rapidamente na curva de custo com os volumes esperados de um mercado altamente competitivo como o coreano. Todo mundo vai ganhar.

 

Mais Referências de WiBro: An Introduction of WiBro Technology da Samsung Electronics & ITU [um arquivo PDF] e WiBRO? O que é isso? O WiMAX Móvel (802.16e) da Coréia do ComUnidade WirelessBrasil.

 

"Briga de Cachorro Grande"

 

Vamos antes fazer algumas afirmações:

  1. a NTT DoCoMo e a Vodafone formaram um Grupo chamado Super 3G para desenvolverem as atualizações do padrão W-CDMA;
  2. a NTT DoCoMo foi tradicionalmente um empresa que tem tido (ou teve) um papel importante como first mover no desenvolvimento de novas tecnologias mas segundo alguns falhou na expansão do seu market share devido ao fato de não trabalhar baseando-se em tendências mundiais de padronização. Aposta muito no propriwtário (p. ex., seu sistema FOMA de telefonia móvel;
  3. o mercado asiático quer reduzir a quantidade de royalties de licenciamento que eles pagam para a Qualcomm. As Telcos coreanas são grandes usuárias das tecnologias CDMA da Qualcomm;
  4. a Samsung foi a principal força no desenvolvimento do WiBro padrão baseado na tecnologia OFDM, e considerado como sendo a base do padrão WiMAX Móvel 802.16e. No primeiro instante, a Intel e outros peso-pesados foram contrários ao movimento da Samsung e ameaçaram manter duas redes rivais, uma na Ásia e outra no Mundo Ocidental, mas o consenso foi alcançado recentemente com a Intel e a LG Electronics concordaram em liderar um esforço de harmonizar o WiBro e o 802.16e (ver Wireless broadband pair to combine standards da Computer Weekly) não somente acelerando as discussões dos padrões mas também mantendo firme o WiBro como uma proposta de um padrão globalmente aceito;
  5. a Samsung como uma das maiores empresas a dar suporte ao WiBro entrou no Fórum de WiMAX recentemente como um voto de confiança a parceria com a Intel;
  6. a Samsung e a LG Electronics têm se posicionado para ocupar o papel de uma Nokia ou de uma NTT DoCoMo no mundo do WiMAX Móvel que será proposto como sendo a base do futuro 4G.

Estas afirmações são extraídas do excelente artigo Super 3G group flexes its muscles do Wireless Watch e publicado no The Register inglês.

 

Pelo que vimos acima estamos presenciado um bom posicionamento da Samsung apostando em tecnologias de banda larga sem fio como o futuro da Tecnologia de Telefonia Móvel (aliada a Intel e LG Electronics) contra o Grupo de 3G capitaneados pelas Cellcos NTT DoCoMo e Vodafone. Vai ser interessante estar vivo para poder presenciar o final desta emocionante contenda até o final desta década.

 

E para coroar as emoções neste Janeiro "Quente" de 2005 para o WiMAX, os asiáticos Samsung e LG Electronicas podem estar contando com o apoio do 2º maior vendor de telecom da China que é a ZTE. Esta empresa assinou recentemente um acordo com a Intel para promover o WiMAX. Veja em ZTE-Intel Alliance Brings Chinese Weight Behind WiMAX Agenda do WiMAX Trends. A China foi mais longe ainda e quer ser um peso forte no WiMAX. A Academia de Ciências da China fechou parceria com a empresa picoChip para fabricar hardware de WiMAX na China. Ver a referência China WiMAX do Dailywireless.

 

Depois disto tudo eu tenho - apenas - 02 perguntas básicas:

.. " A desk is a dangerous place from which to watch the world " - John Le Carré

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de banda larga fixa?

  Atendimento ao usuário
  Tempo de Reparo
  Velocidade
  Latência
  Instalação do Serviço
  Disponibilidade

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI