Em Debate

Publicado: 14/03/05

 

 

Aparelhos Móveis, Conteúdo, Mobile TV e Rádio:

Aonde Vamos Parar?

 

Eduardo Prado

 

Weblog: Smart Convergence

 

É a tal da Convergência Digital "batendo a sua porta" pessoal!!!.

 

Vamos olhar estas 02 matérias bem recentes do Dailywireless: IM Free! (+Voice & Video) e Nokia Video/Cam Phone. Leia com carinho. Olhe para o horizonte, viaje no seu pensamento e reflita: O Que vai Acontecer no Mundo com o Nosso Entretenimento?. Muita coisa vai mudar nas nossas vidas nos próximos 10 anos (sou conservador, hein?) e "Quem Viver Verá"!. Os Dispositivos Móveis (p. ex., BlackBerrys, Aparelhos Celulares, IPods, Tablets de Bolso, entre outros que ainda serão inventados) assumirão um papel importante em nossas vidas e trarão conteúdo de forma diferenciada para nós explorando o vetor da Mobilidade.

 

Tem um ditado que diz: "Se você não pode com seu inimigo junte-se a ele". Esta frase descreve com toda propriedade o que alguns produtores europeus de TV estão fazendo para entrar no segmento de Telefonia Móvel. Algumas companhias produtoras de TV do Reino Unido como Endemol, Celador e Fremantle estão desenvolvendo e produzindo shows para a Telefonia Móvel no formato 3G ao mesmo tempo que os divulgadores (broadcasters) e Operadoras de Telefonia Móvel estão alavancando as capacidades de vídeo nos lançamentos das suas redes (ver TV companies pitch 3G video content da NMA Magazine).

 

Uma outra manifestação interessante - e inquietante para alguns - vem da Philips holandesa que "chutou o pau da barraca" e vaticinou: "Dentro de 10 anos os telefones (móveis) substituirão as televisões". Virgem Maria!. Veja um pouco mais aqui para ver realmente o que foi dito e se tiver dúvidas pegue antes "seus sais": Philips predicts mobile TV dominance do The Register britânico. Quando a Philips afirma isto o cidadão mortal pensa logo: "Estes malucos continua inventando coisas. Como é que que vou levar minha TV super-plana de 24 polegadas para a rua. Isto é coisa de maluco". Um outro cidadão desavisado e incrédulo pensa logo: "O aparelho celular vai ter rodinhas como a TV da casa da vovó". Não é nada disto minha gente. O que eles estão falando é que os Aparelhos Celulares terão a capacidade de ver TV só isto. Por quê?. Simplesmente por que as tecnologias (incluindo computação, compressão de dados e telecomunicações para citar apenas algumas) vão permitir e alguns consumidores vão querer ver TV "anytime and anyplace". Você tem algo contra?. Eu não! Go ahead!

 

Para colocar mais "lenha na fogueira" temos a informação vindo "quentinha" da Europa na semana do Congresso Mundial de GSM ocorrido em Cannes na França de 14 a 17.FEV.2005 que vários players - entre fabricantes e Operadoras de Telefonia Móvel - afirmaram que estão apostando forte na Mobile TV. Veja mais um pouco disto na matéria: Vamos ver TV no celular? do IDG Now.

Gente o assunto de Rádio e TV na Telefonia Móvel é quente e teremos que prestar muita atenção a estes movimentos pois nosso futuro passará por eles quer você queira ou não: "O Conteúdo pode ser o REI mas a Mobilidade será SEMPRE A RAINHA" como afirmou em 2004 um Diretor da Motorola americana.

 

Adicionalmente, depois do sucesso do iPod da Apple (ver Quem pode, Ipod! da Revista Isto É) estamos acreditando que vamos presenciar um novo tempo aonde a música e a imagem farão muito sucesso nos dispositivos móveis incluindo os aparelhos de telefonia celular. Existe um grande desejo do consumidor final em divertir-se quando está se movendo.

 

O que acreditamos é que cada vez mais vai ser mais forte o desejo do consumidor ter entretenimento em qualquer lugar e a qualquer tempo e nestas horas os dispositivos móveis serão muito importantes. Lembrem-se do velho e querido exemplo do rádio de carro que existe há muitos anos nos divertindo em movimento. O que vai diferenciar bastante os dispositivos de entretenimento móveis do futuro? A combinação de telecomunicações + capacidade de processamento + software será determinante nestes dispositivos. E de que estamos falando? Nada mais nada menos do que Convergência Digital. Welcome to the Club, folks! Veja as referências: Big Bang!, Wireless e o ensaio Convergence: What Does It Mean? da Business Week.

 

Estamos acompanhado alguns fatos relevantes no mundo que tem nos impressionado em relação ao futuro da indústria de radiodifusão e a indústria televisa. Elas vão acabar?. Não, não acreditamos que vão acabar mas vão sofrer grandes sangrias de receita - o que já deve estar ocorrendo em pequena escala - e vão ter que buscar novos meios alternativos para escoar seu conteúdo - muitas vezes de excelente qualidade.

 

Acordem executivos de mídia, vocês precisam desafiar o tempo para não "morrerem"!!!.

 

Um bom exemplo. Recentemente sentindo a presença dos seus competidores como Microsoft Windows Media, Apple Quicktime, Players de 3GPP, DiVx e outros, a RealNetworks resolveu mudar a sua tática na abordagem do mercado de Telefonia Móvel.

 

No início de FEV.2005, a RealNetworks anunciou uma expansão do acordo de "longo prazo" com a Nokia, no qual a gigante fabricante de aparelhos de telefonia móvel suportará os formatos de mídia da Real Networks em muitos dos seus novos avançados aparelhos celulares.

 

Este movimento da RealNetworks caracterizou uma nova estratégia de licenciamento daquela empresa. Por vários anos anos a RealNetworks tinha perseguido a estratégia do "Tudo-ou-Nada" exigindo dos fabricantes que instalassem completamente o seu software de áudio e vídeo inteiro nos seus aparelhos celulares, como a própria Nokia já tinha feito anteriormente em alguns modelos.

 

A Nokia juntou-se com a Comunidade Helix, um projeto de código aberto da RealNetworks. Os engenheiros da Nokia trabalharão na comunidade para desenvolver ou portar aplicações de mídia baseadas em Helix incluindo o " Helix DNA client media engine " juntamente com o RealAudio e o RealVideo para alvancar os dispositivos da Nokia. Aqui vemos um fato interessante: uma parceria de um tradicional player de aplicações de entretenimento juntamente com um gigante do mercado de handsets para alavancar a Convergência. A "solução" já chega pronta nas Operadoras de Telefonia Móvel.

 

Veja mais sobre a estratégia da RealNetworks aqui: RealNetworks shifts mobile strategy da CNET News.com.

 

Enquanto isto isto vários casos de streaming estão aparecendo. A empresa MobiTV está ofertando o seu streaming video em tempo real nas Operadoras de Telefonia Móvel americanas Sprint (família CDMA) e Cingular (família GPRS). A VCast anunciou recentemente sua presença na gigante Verizon (família CDMA). Veja mais sobre a VCast na Verizon aqui Verizon's 'VCAST' no DSL Reports. Outros como a Orb Networks permite que usuários de PDAs Móveis e de aparelhos celulares vejam vídeo e música diretamente dos seus PCs residenciais.

 

XDrive está agora enviando stream de música para dispositivos Palms a partir do seu próprio dispositivo de armazenamento. Aqui você pode acessar uma biblioteca de músicas on-line e organizar suas músicas favoritas. Xdrive custa US$ 9.95 por mês por 5 Gb de espaço (em torno de 5.000 músicas aprioximadamente). Xdrive também oferta 10 Gb de armazenamento por US$ 19.90. Não existe taxa adicional para utilizar o serviço musical Xdrive e eles oferecem um período de 15 dias grátis para adesão ao serviço.

 

Meu Deus nós já mencionamos o Podcasting? Sim, um pouco. Esta onda veio para ficar. Veja só sobre Podcasting !!!. Uma recente reportagem em jornal americano mostra o que esta onda já está fazendo. Veja aqui: Wave goodbye to radio do jornal Portland Tribune.

 

Veja um pouco aqui da numerologia asiática com downloads de música: Asian Music Downloads do Dailywireless. O tamanho do negócio de mobile music vai girar por aqui, veja só: Mobile music revenues could top $9B in next four years da Moco News.

 

Já existem centenas de Fãs de Rádios FM de baixa Potência nos EUA ouvindo estas mini-estações que exploram bairrismos e programações locais na terra do Tio Sam. Os competidores do serviço - normalmente grandes estações e a NPR - dizem que as estações são amadoras e podem ser estabelecidas por menos de US$ 10,000 causando também muita interferência. Mais uma fonte não convencional de entretenimento.

 

Aonde vamos parar minha gente?

 

Vejamos mais. Hoje em dia um pouco mais da metade de usuários de Internet (51%) assistem vídeo on-line pelo menos uma vez por mês, 27% assistem pelo menos uma vez por semana e 5% assistem vídeo diariamente de acordo com um novo estudo da The Online Publishers Association (um arquivo pdf). Em termos de conteúdo do que é visto atualmente, 66% dos entrevistados na pesquisa afirmam que vêem novos clips on-line, seguido de clips de filmes e trailers com 49%. Contudo high-lights de esportes são vistos mais freqüentemente, com 48% assistindo pelo menos uma vez por semana, e 11% assistindo diariamente.

 

Pois é né?. Esta nova onda de Entretenimento (Conteúdo, Mobile TV e Rádio) vai nos levar até onde? Ao prazer da Conveniência com Mobilidade. Tá bom para você?

 

Na minha humilde opinião isto é que nem "panela de pressão". Ou você deixa sair o vapor ou ela explode. Pensem nisto executivos de mídia e donos de conteúdo. Uma frase que será muito cunhada nos próximos anos: "Devemos buscar Alianças Estratégicas".

 

 

Referências:

 

[1] Alguns sites interessantes: Moco News, Reiter's Camera Phone Report, Picturephoning, Textually, Engadget e Mobile Technology Weblog

 

[2] A Carrier That Might Understand Mobile TV, The Feature, 25.FEV.2005

 

[3] Mobile Music Best Practices From Japan And Korea, Moco News, 03.MAR.2005

 

[4] The Chaku-uta challenge, Moco News, 02.MAR.2005

 

[5] Mobile Music Gets Louder, The Feature, 02.MAR.2005

 

[6] Podcasting, Sabe o que é? do site Observatório da Imprensa

 

[7] Downloading digital music, 2004 in review Majors and minors, players and platforms, lawsuits and licences, 24.DEZ.2004

 

[8] Companies Race for Music Phone First, Wireless News Factor, 18.FEV.2005

[9] Future of Radio Is Downloadable, Wired Magazine, 15.FEV.2005

 

[10] Mobiles 'not media players yet', BBC News, 11.FEv.2005


[11] Eurotechnology-Japan Report: "Mobile Music Japan"

 

[12] Next Generation Wireless Data for Consumers, Always On, 03.FEV.2005

 

[13] Verizon Wireless streams broadband, CNET News.com, 01.FEV.2005

 

[14] Verizon taps Microsoft for mobile TV, CNET News.com, 26.JAN.2005

 

[15] Cell phones take iPod challenge, CNET News.com, 12.NOV.2004

 

[16] Music on your phone, Red Herring, 15.FEV.2005

 

[17] Intel & TI Pursue Cell Video,  Dailywireless, 10.MAR.2005

 

[18] The Next Big Thing: Video-on-the-Go ("Vidi-Go"),  Broadband Home Central, 24.JAN.2005

 

 

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