Em Debate

Publicado: 10/10/05

 

WiBRO... Quem eu sou e onde

eu já estou!

 

Eduardo Prado

 

Trabalhos Publicados

Weblog: Smart Convergence

 

Fomos pegos de surpresa em julho de 2005 com uma notícia de que a Vodafone (a segunda maior Operadora Móvel do mundo com 155 milhões de assinantes) ia reduzir suas tarifas de telefonia móvel em 3G – as mais altas da Europa – por que os serviços de VoIP estão “na sua cola” (ver Vodafone Takes on VOIP da Unstrung). Isto é primeira vez que ocorre no mundo de uma Operadora de Telefonia Móvel reduzir suas tarifas por causa da competição de VoIP.

 

Sobre o assunto da ameaça de VoIP nas receitas das Operadoras tem uma outra evidência muito interessante. Recentemente, em 15 de setembro, a The Economist britânica publicou uma excelente reportagem cujo o “mote” inicial era a compra do Skype pela eBay mas deu o seu recado: As Operadoras de Telefonia que “estão vendidas” na receita de voz terão muitos problemas... A receita de voz vai cair muito rapidamente e deixará de ser o principal gerador de receita das Operadoras de Telefonia Fixa e Móvel ... A saída é “empacotar” serviços de VoIP com outras ofertas (veja aqui The meaning of free speech do The Economist e sobre a compra do Skype eBay Buys Skype do Dailywireless).

 

Por acaso você sabe quais as Operadoras mais “vendidas” em voz no mundo segundo a revista britânica? São as seguintes: China Mobile (83%), Vodafone (82%), China Unicom (81%), Telecom Italia (79%), China Telecom (78,5%), France Telecom (62%) e Deustche Telekom (61%). Estas Operadoras vão ter que trabalhar muito... mas muito mesmo... e rápido... para não incorrer em “problemas”. A BT britânica que vem trabalhando há algum tempo em convergência só está “vendida” em voz por 38%. Veja também esta novíssima da BT e confira por que ela depende menos de voz: BT Launches 3G Data Service do Unstrung. Você imagina como está este cenário no Brasil? Eu não sei... mas é bom vocês prestarem atenção a estes índices no Brasil.

 

Como vão ficar as coisas no curto prazo em relação a penetração da Tecnologia VoIP? Vão piorar. Por quê? Por que cada vez mais teremos a utilização da Tecnologia de VoIP, seja através de Provedores Próprios (as “Vonages da vida”), seja através dos “Skypes da vida”, seja através de serviços de Wi-Fi (cada vez mais massificados e com aparelhos híbridos), seja através de WiMAX e agora também com a ameaça de chegada do WiBro (falaremos dele em breve).

 

Já existe Operadora de Telefonia Móvel que “acordou” para o problema e anunciou que vai lançar serviços de VoIP nos seus serviços com a ÚNICA tecnologia de celular que é possível fazer isto no mundo: o CDMA 1xEV-DO Release A (com maior eficiência espectral e suporte de voz via VoIP). A Operadora em questão é a americana Verizon Wireless. Ver Verizon Talks Cellular VOIP da Unstrung. Para ver também sobre os progressos na área de Wi-Fi, o Google entro na “festa” e vai fornecer acesso de Wi-Fi público grátis e seguro (com VPN). Está começando por Nova Iorque e São Francisco. Tá bom para você? Veja aqui: Google WiFi in NYC e Google: Free City-Wide WiFi do Dailywireless.

 

E por falar em WiBro, quem eu sou? O WiBro é a versão do “WiMAX coreano” que será “assumido” como o padrão WiMAX Móvel do IEEE a saber: IEEE 802.16e. Atualmente já temos o WiMAX Nomádico (padrão IEEE 802.16d) cujos equipamentos já estão em fase de testes de compatibilidade e interoperabilidade no laboratório espanhol Cetecom (ver WiMax Forum Opens Test Lab da Unstrung) . Em janeiro de 2006 já teremos no mercado equipamentos WiMAX Nomâdico no mercado.

 

No WiMAX tudo começou como uma estória de “Romeu & Julieta” na qual queria-se criar 02 padrões compatíveis de BWA (Broadband Wireless Access) – um Nomâdico e outro Móvel que seriam chamados de WiMAX e seriam homologados pelo IEEE. No papel estava tudo bem se não fosse os coreanos estarem adiantados no seu padrão WiBro de banda larga sem fio e não pretendessem se “curvar” ao padrão WiMAX dos ocidentais. A Intel como grande articuladora do WiMAX percebeu que não conseguiriam criar um padrão global forte de BWA se não se associasse aos coreanos. Dito e feito!

 

A Intel se juntou com a Samsung e a LG – grandes patrocinadoras do WiBro – e resolveram fazer do WiBro o padrão WiMAX Móvel. Imediatamente a Samsung aderiu ao Fórum de WiMAX que atualmente possui com 340 membros. Parte desta estória está contada aqui WiMAX: Um Bem Necessário no Teleco. Veja também aqui Truce is called in the WiBro war as Intel and LG agree to collaborate over the mobile standard 802.16e do Rethink Research (via Findarticles).

 

Um pequenino problema ocorreu: os padrões WiMAX Nomâdico e WiMAX Móvel não são mais compatíveis. Para conhecer mais sobre esta não compatibilidade veja: 16e: Backward Compatibility - NOT do Dailywireless, WiMAX: A Spec Divided da Light Reading e The WiMAX Leapfrog and More De tails do Insider.

 

Recentemente, o assunto evoluiu em todos os níveis. Vejamos então. O padrão WiMAX Móvel (IEEE 802.16e) – depois do seu atraso no processo de homologação – espera ter sua homologação fechada como padrão até o final ano (ver Mobile WiMax: It's Alive! e Taiwan IEEE 802.16e Session do Dailywireless e 802.16e Spec Nears Completion do Unstrung).

 

Isto vai pavimentar o caminho para o começo do processo de certificação e testes e a chegada dos equipamentos padrão de WiMAX Móvel que é esperada para o final de 2006 (na melhor das hipóteses) pelo que estamos acompanhando dos testes dos equipamentos de WiMAX Nomâdico (IEEE 802.16d) aonde apenas os dispositivos da Aperto Networks, Redline Communications, Proxim e Sequans estão sendo testados com tecnologia TDD na 1 a “rodada” de testes do Cetecom (ver Cetecom WiMAX Vendors e Cetecom: Go for WiMAX do Dailywireless) em Málaga na Espanha.

 

Este hiato de do mínimo 01 ano, aonde aparecerão várias tecnologias Pré-WiMAX ofertando mobilidade e um caminho de migração para o padrão completo será marcado por uma forte disputa dos vendors para terem uma forte posição no mercado de WiMAX Móvel que com certeza vai começar a se desenvolver a partir de 2007.

 

Uma das tecnologias mais bem posicionadas é a tecnologia coreana de WiMAX móvel chamada WiBro, na qual o padrão 802.16e é fortemente baseado, e que tem a vantagem de ter fortes players suportando-o tais como a Samsung e a LG, e clientes garantidos do porte das 02 maiores Operadoras coreanas, a KTC e a SKT, que estarão lançando serviços com WiBro no início de 2006. Para simplificar podemos entender que o WiBro é o padrão coreano de banda larga móvel e será a base do WiMAX Móvel. Adicionalmente na matéria O WiMAX está ganhando tração ... Venha ver! do Teleco falamos dos players de WiMAX Móvel (aqui temos grandes vendors como candidatos) e temos várias referências sobre o WiBRO.

 

A convergência de WiBro e 802.16e é a melhor oportunidade para a Samsung divulgar-se no mercado mundial de infra-estrutura de tecnologia disputando com a Intel o lugar de grande player do mercado mundial de padrões BWA e de dispositivos. A Samsung recebeu uma grande ajuda em meados de setembro de 2005 quando foi anunciado que a Sprint Nextel tinha assinado um Projeto Piloto de WiBro com a gigante coreana na banda de 2,5 GHz que cobre 80% do mercado americano. A Sprint Nextel tem interesse um sistema de banda larga móvel para atender a 30 milhões de usuários até 2009 (ver WiBro Gets U.S. Partners do Dailywireless).

 

O acordo envolve teste de protótipos de terminais e suporte a equipamento de rede. A colaboração envolverá trials nas facilidades da Operadora e testes de campo com clientes, como também testes de interoperabilidade com parceiros do ecosistema da Sprint Nextel. Os parceiros testarão os dispositivos de acesso incluindo um cartão wireless e um handset integrado que podem não estar prontos no início do período do trial que começa em outubro de 2005.

 

As taxas de transmissão típicas serão 3 Mbps para download e 1 Mbps para upload. Conheça aqui WiMax Handsets do Dailywireless os handsets de WiMAX. Para mais referências sobre WiBro veja as seguintes matérias do Dailywireless: Samsung: Intel Will Follow, WiBro Gets Laid, WiBro Vendors e Watching Korea como também Introduction to WiBro Technology [arquivo PDF] da Samsung e WiMAX Upheaval on Source da EE Times. Sobre os chips de WiMAX Móvel veja: Mobile WiMax Chips.

 

Aparentemente a Samsung terá a ajuda na sua estratégia de WiBro de empresas como a LG Electronics (belo apoio, não?), da PicoChip (uma empresa de nicho wireless com multi-tecnologiais), da Adaptix (fabricantes de chips de WiMAX) e da Nortel Networks do Canadá (ver as seguintes referências do Unstrung: Adaptix, LG Electronics Make Deal, Nortel, LG Sign JV, LGE Powers S. Korea, PicoChip Teams with ETRI e Nortel Teams on WiMax).

 

Uma semana antes de fechar o acordo com a Samsung, a Sprint Nextel tinha concordado também em testar equipamentos da Motorola, um dos mais agressivos vendors comprometidos com o mercado de WiMAX Móvel, mas parece que agora os fornecedores americanos terão novos desafios que lhe são menos familiares vindos da Coréia (ver Moto Gains With Nextel do Unstrung).

 

No caso da Samsung demonstrar que pode operar efetivamente a sua tecnologia Pré-802.16e em bandas de 2,5 GHz sob regulações da FCC americana, ele acalmará criticismos que o WiBro é conveniente principalmente para bandas de 2,3 GHz e mais generoso em alocações de spectro para seu país nativo – a Coréia do Sul. Ele não somente estará apto para atender os primeiros lançamentos na Coréia, e toda, a experiência que será feita com as Operadoras KTC e SKT aonde serão validadas, como também, estará válido para exigir o papel de uma solução válida internacionalmente.

 

Os movimentos de WiBro também vão acelerar o aparecimento no mercado de equipamentos certificados no padrão 802.16e na banda de 2,5 GHz. No cronograma de testes do WiMAX Nomâdico, a banda de 2,5 GHz teve a 3 a posição depois das bandas de 3,5 GHz e 5,8 GHz, mas a importância do Piloto da Sprint Nextel – sendo atualmente o maior Projeto Piloto de WiMAX do mundo – poderia colocar na pole position a banda 2,5 GHz no processo de certificação do WiMAX Móvel, especialmente porque as bandas de 2,5 GHz são mais convenientes para a mobilidade para os perfis atuais de WiMAX Móvel.

 

O WiBro deve florescer não só na Coréia na banda de 2,3 GHz para a qual foi inicialmente projetado mas também por que ele é o precursor do 802.16e e ganhará tração fora da sua pátria. O longa espera dos produtos ‘e’ completos, a grande alavancada que o WiBro poderiam vencer, “roubando” espaço de outros produtos “Pre-e” como Navini Ripwave e Motorola Wi4 (veja Moto: Moto: Go For WiMax do Dailywireless).

 

Antes que os promotores de WiBro e WiMAX concordassem em harmonizar suas tecnologias, WiBro já era largamente olhado como uma especificação local para satisfazer as condições nativas da Coréia, mas a Sasmsung tinha maiores planos para ele que apenas o mercado coreano, tanto é que, em julho de 2005 o governo japonês aceitou o WiBro, ao lado do 802.16e, como um candidato padrão para a próxima geração de banda larga sem fio.

 

Apesar de paracer natural para o WiBro as parcerias entre a Samsung e empresas ocidentais, a Samsung sozinha não consegue alavancar uma base mundial de clientes, especialmente em WiMAX, sem cooperação do gigante dos chips – a Intel. A Intel reconheceu no ano passado, que apesar dos seus esforços anteriores, ela não poderia excluir os coreanos da plataforma de WiMAX Móvel, sob pena de dividir o mundo em 02 padrões de banda larga sem fio, o que não seria bom para ninguém até por que a China poderia “escolhar” o WiBro do “oriente”.

 

Similarmente, a Motorola e a Samsung podem disputar o mercado americano na área de redes como também na de handsets para ter um papel considerável no piloto de WiBro da Sprint Nextel que também envolve a Intel através da sua área de P&D de handsets. Então uma complexa rede de alianças será criada por que será necessário transformar o WiMAX, além de uma tecnologia nova e interessante, para uma tecnologia carrier class, plataforma do mundo real com um ecosistema completo e funções vitais tais como atrativos handsets. .

 

O WiBro já "flechou" uma empresa por aqui na América. A empresa é a Nortel Networks. A Nortel anunciou no final de SET.2005, que fechou uma parceria com a Airspan inglesa na área de WiMAX. A Nortel era um dos últimos vendors que não tinha ainda divulgado exatamente o seu roadmap na área de banda larga sem fio. A Nortel estabeleceu uma parceria de desenvolvimento com a Intel focada em dispositivos de clientes e que utiliza equipamentos da Airspan, que por sua vez é baseado em plataformas Intel com tecnologia no "cliente" e Intel/PicoChip na "estação rádio base".

 

A PicoChip é uma empresa projetista de estações rádio-base parceira da Intel e que também está trabalhando com o ETRI – Centro de Pesquisas do Governo Coreano – para desenvolvimentos na tecnologia WiBro. A Nortel também traz no seu "pacote" um acordo de desenvolvimento conjunto com a coreana LG, que inclui banda larga sem fio e também WiBro como também W-CDMA, mostrando mais um forte exemplo do fortalecimento das parcerias de P&D da América do Norte com a Coréia.

 

A Nortel tarabalhará no desenvolvimento de soluções de WiMAX/WiBro através da parceria com a LG. Suas ofertas de WiMAX Nomâdico estarão disponíveis no primeiro trimestre de 2006 e o seu WiBro, soluções pre-802.16e em medos de 2006, seguindo um teste de campo que ela está fazendo este ano na Coréia e um outro na América do Norte.

 

Parece que a Nortel eventualmente desenvolverá seu equipamento próprio de WiMAX para substituir seu kit de OEM com a Airspan, decisão parecida com a de rivais como a Alcatel - que planeja abondonar seus equipamentos de OEM com a Alvarion israelense – para ter equipamentos próprios de 806.16e a medida que o mercado de banda larga sem fio se desenvolve. No caso da Nortel, embora altamente focada nos desenvolvimentos de WiBro, é específico que ela utilizará também kits Nomâdico e Móvel de WiMAX, focando, em particular, nas substituições de linhas T1 e backhaul de telefonia móvel com o WiMAX Nomâdico.

 

Esta é uma estratégia que está sendo trabalhada pela sua arqui-rival Lucent com uma parceria de OEM com a Alvarion no WiMAX Nomâdico e que tem afirmado agora que também estenderá sua parceria com a empresa israelense no segmento de WiMAX Móvel, pelo menos nos primeiros estágios. Tais decisões serão cruciais para os vendors especilizados em WiMAX, que estavam vendo uma crise pela frente se todos os principais vendors decidissem utilizar acordos de licenciamento para o mercado de WiMAX Nomâdico e desenvolvessem suas próprias ofertas para o mercado de WiMAX Móvel.

 

A Airspan já afirmou: “Nós estamos combinando a liderança da Nortel no segmento wireless e de Tecnologia Mesh para construir grandes redes com o know-how de mercado da Airspan. Além do que a Nortel construirá sua própria Propriedade Intelectual e contribuições nos padrões OFDM, MIMO, e Redes Mesh para lançar produtos WiMAX no mercado em Projetos Pilotos em meados de 2006.

 

A chave para o sucesso de uma Operadora em WiMAX será a implementação no redes no mundo real, uma área em que a Nortel tem uma vasta experiência e recursos para suportá-la. A tecnologia de backhaul de redes óticas da Nortel, as soluções de redes de dados, e a suite de serviços wireless serão integrados com a estações rádio-base e unidades de usuário da Airspan”.

 

Indicações apontam que a Nortel estará junta com a Airspan pelo menos nas primeiras gerações de kits de WiMAX, provavelmente até o mercado amadurecer o suficiente para que justifique o desenvolvimento de seu próprio produto e até que ele desenvolva-se tecnologicamente e que a Nortel tenha uma significante influência e uma base compatitiva da sua própria área de P&D.

 

A Nortel certamente tem projetos avançados de P&D na área de banda larga sem fio, telefonia móvel Wi-Fi e futuras tecnologias baseadas em OFDM. Em março de 2004, a Nortel completou uma demonstração de MIMO/OFDM com altas taxas de transmissões de dados com pico de transmissão de 37 MBps sobre uma banda de PCS de 5 MHz. Veja mais sua a parceria dos coreanos com a Nortel aqui WiBro Gets U.S. Partners do Dailywireless.

 

Com tal estratégia, a Nortel terá uma importante contribuição pelo seu próprio mérito para o ecosistema da Intel e a ampla comunidade de WiMAX. Sua posição financeira permanece inalterada e vai criar uma das mais fortes e completas estratégias de redes múltiplas do mercado. Se ela terá força e estabilidade para explorar isto ao extremo é uma grande questão, mas acreditamos que estas inovações poderiam ter um grande impacto no mercado no caso que a Nortel fôsse adquirida, ou uma forma muito particular de joint-venture, como as vezes é sinalizada para integração do seu mundo IP, com a Cisco por exemplo, ou mais atratativamente, na junção do seu IMS com a IBM.

 

A crescente intimidade de grandes vendors e fabricantes de chips da América do Norte, e os coreanos, confirma a posição da Samsung e da LG como os precursores na definição da agenda do WiMAX Móvel nos seus primórdios, a despeito de tensões políticas, e também mostra uma cooperação não usual entre ambos os lados do mundo, para acelerar a sua tecnologia escolhida para a uma realidade estável antes que ela seja aniquilada pelos avanços do CDMA e HSDPA.

 

Isto mostra, sem sombra de dúvida, que o WiBro será a mais importante variante no espectro licenciado, nos EUA e na Coréia, mas também garante o sucesso de longo prazo da Samsung como um vendor do setor, a despeito das vantagens das Propriedades Intelectuais do Ocidente. Os fornecedores de múltiplas redes com seu foco na convergência – incluindo Lucent, Nortel e Motorola – estão se posicionando fortemente, e estão felizes de estarem espalhando seus favores até mesmo que seja juntos dos coreanos e da Intel em termos de “empurrar” a agenda de P&D.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quais canais você mais assiste na TV por Assinatura?

  Esporte
  Filmes/séries
  Notícias
  TV aberta (Globo, Band, SBT, ...)
  Documentários
  Outros
  Não tenho TV por Assinatura

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI