Em Debate
Publicado: 12/12/05
Quem segura o WiMAX Móvel (WiBro) da Samsung?
Eduardo Prado
Trabalhos Publicados
Weblog: Smart Convergence
A Samsung está andando a passos largos com o seu WiBro (veja referências WiBRO... Quem eu sou e onde eu já estou! do Teleco e no Weblog WiBro - O WiMAX Móvel da Coréia do ComUnidade WirelessBRASIL), como veremos a seguir:
(1) a Operadora de Telefonia first-mover da Coréia do Sul do WiBro é a KTC. A Coréia do Sul é um país de 48 milhões de habitantes que é a líder mundial na área de jogos multi-usuários on-line e tem a mais alta percentagem do acesso de Banda Larga (BL) do mundo. Em torno de 70% das residências tem BL. A KTC serve a metade dos coreanos.
A KTC compete com a Hanaro Telecom e a Korea Thrunet por acesso em BL. A KTC estará implantando Videocell Services no próximo ano com sua versão móvel do WiMAX – o WiBro.
A KTC lançará seu serviço de WiBro em MAI.2006 e espera ter handsets móveis no mercado até o final de 2006. Veja mais informações aqui: WiBro Vendors do Dailywireless e Designation as Lead WiBro Provider Positions Co. to Integrate Services do Korea IT Times
Um lembrete: O WiBRO é o padrão BWA (Broadband Wireless Access) coreano e a base para o padrão WiMAX Móvel (IEEE 802.16e) ainda não homologado pelo IEEE e que deve ser finalizado no 1T06.
(2) a SK Telecom também da Coréia do Sul tem planos para lançar serviços com a tecnologia WiBro na frequência de 2,3 GHz. O lançamento do serviço de WiBro da SK Telecom será no segundo semestre de 2006. A SK Telecom espera ter um handset dual da Samsung (CDMA/WiBro) no seu serviço;
(3) depois da Coréia do Sul a Samsung “mirou” nos EUA. Nunca ação brilhante, a Samsung realizou a 1 a grande operação de um vendor coreano nos EUA anunciando um Projeto Piloto de WiBro com a SprintNextel na frequência de 2,5 GHz (em um rebuild de 2,3 GHz da Coréia do Sul).
Veja as referências: Sprint Preps WiBro Trial e Sprint Nextel Preps Wireless BB do Unstrung e WiBro Gets U.S. Partners do Dailywireless. Antes do merger com a Sprint anunciado em DEZ.2004, a Nextel deu uma “grande cartada” adquirindo um bom “quinhão” - da falida WorldCom - da banda de 2,5 – 2,6 GHz que é a banda de frequência americana para o WiMAX.
A Sprint – que também tinha banda nesta frequência – hoje é dona com Nextel de um excelente ativo de 2/3 da banda americana de WiMAX. Não é a toa que a SprintNextel quer chegar a 30 milhões de usuários de BWA em 06 anos. Apoiando esta estratégia da SprintNextel, a Samsung pode ficar em uma posição invejável em BWA nos EUA. Vai dar muita dor de cabeça para os outros players de WiMAX Móvel que chegarem depois tais como: Alcatel, Siemens, Motorola, Navini, NextNet e SR Telecom para citar alguns;
(4) ainda existe - segundo informações de mercado – o interesse do WISP americano Clearwire do legendário Craig McCaw em utilizar o WiBro na frequência de 2,5 GHz no mercado americano (veja Craig McCaw: Um Perfil Empreendedor no Negócio Wireless do Weblog Novos Negócios & Tecnologia);
(5) depois da Coréia do Sul, a Samsung escolheu em OUT.2005 como 3 o país foco o Brasil. A Samsung deve estar olhando com “bons olhos” a jóia do mercado latino-americano que é o Brasil. O grupo coreano anunciou uma parceria com a TVA (TV a Cabo do Grupo Abril) para lançar serviços de WiBro nos mercados de São Paulo (em 2007) e Rio de Janeiro (em 2007) serviços de WiBro na frequência de 2,5 GHz do “micado” MMDS.
Uma “tacada de mestre” da Samsung pelas seguintes razões: (a) ela entra logo no mercado brasileiro na frequência de 2,5GHz – que é a mesma dos casos americanos que vimos acima e (b) pela “porta da frente” através de um grande grupo brasileiro que é o Grupo Abril. Este movimento vai dar trabalho ao WiMAX Nomâdico – que ainda “engatinha” no Brasil e ao WiMax Móvel que ainda nem saiu da prancheta embora eu acredite que existe um grande nicho de negócios para o WiMAX Nomâdico (padrão IEEE 802.16d com players como a Alvarion, Aperto Networks e Redline Communications). Veja referências sobre a parceria da Samsung & TVA aqui: Referências do Google (Samsung + TVA + WiMAX).
(6) para piorar ainda mais a situação para os seus competidores em WiMAX, a Samsung anunciou no final de NOV.2005 que a operadora européia – e com forte presença no Brasil – Telecom Italia decidiu fazer testes de campo com a tecnologia do WiBro. Para estes testes a Samsung vai fornecer 50 PDAs de WiBro e as ERBs necessárias. O evento de lançamento dos testes está programado para os Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em FEV.2006 na Itália. Veja a matéria Korea’s WiBro Attracts Interest In Italy do TelecomWeb.
Vamos ver o que estes fortes movimentos da Samsung com seu WiBro podem provocar no mundo.
A movimentação de mestre da Samsung em persuadir a comunidade de WiMAX a adotar a tecnologia coreana como a base para o padrão WiMAX Móvel (IEEE 802.16e) foi para ganhar o suporte global para uma plataforma na qual ela tem uma significante pole-position no mundo real.
Seus rivais ocidentais nos fronts de infra-estrutura e handsets, agora enfrentam um vendor que está atuando como um real first-mover. A Samsung e a sua compatriota LG Electronics são as únicas companhias no mundo que estão trabalhando com os produtos de WiBro lançados (... até agora).
Este é um gap que os vendors de equipamentos rivais terão que batalhar muito para atenuar e, quanto mais tempo eles esperarem o padrão 802.16e ser homologado, maior será a distância que a Samsung e a LG terão construído, na ambição destas criarem uma base global de usuários de infra-estrutura móvel.
Existem outra opções de BWA no caminho de migração para o 802.16e – a Navini e a NextNet são alguns exemplos – mas estas estão menos próximas do padrão WiMAX Móvel que o WiBro e terão um processo de evolução mais complicado, e com a incerteza de cronograma que estamos observando atualmente para o padrão 802.16e.
Outros vendors, como a Motorola com seu Wi4, criarão produtos do zero e lançarão os mesmos em um prazo relativamente curto – no caso da Motorola em 06 meses – até mesmo no caso deles estarem adiantados em relação ao certificação oficial do WiMAX Forum, eles ainda sofrerão um atraso perigoso de mercado em relação a Samsung. Conheça mais sobre o processo de Certificação WiMAX aqui: The Evolution of WiMax Certification (arquivo pdf) da empresa de consultoria Senza Fili.
A gigante coreana – juntamente com a Operadora first-mover KTC – tem vantagens e riscos nos seus movimentos de pré-padrão de WiBro. Vale lembrar que fato similar ocorreu com a operadora japonesa NTT DoCoMo no 3G. Quando a NTT DoCoMo lançou sua rede FOMA, baseada em versão semi-proprietária e pré-padrão do UMTS, a DoCoMo ganhou uma maciça liderança no Japão, que ainda é difícil os outros concorrentes tirarem, notadamente a Vodafone do Japão (dizem as “línguas experientes” que um first-mover bem sucedido pode ganhar 70% do mercado).
A DoCoMo recusou esperar o padrão ser finalizado e ganhou um know-how muito cedo no lançamento de serviços atrativos com também em fazer os handsets operarem efetivamente, em um ambiente relativamente simples de um sistema com um único vendor, resolvendo muito rapidamente os problemas do lançamento de uma nova tecnologia enquanto seus concorrentes disputavam em comitês de padronização e em testes de certificação e inter-operabilidade (plugfests).
Mas ela também enfrentou a necessidade de adaptar sua rede e, muito criticamente, seus handsets para o padrão completo do 3G, peso este não enfrentado pelos seus rivais. Este transtorno não foi dos mais sérios no mercado caseiro japonês, mas tem se tornado sério quando uma maior percentagem dos usuários da DoCoMo – e de maior ARPU (receita média de assinante) - querem um roaming “sem fronteiras” com o 3G fora do Japão.
Os mesmos desafios serão enfrentados pela Samsung e pelos seus primeiros clientes coreanos – a KTC e South Korea Telecom – a medida que o WiMAX se espalha internacionalmente. Dentro da Coréia do Sul, não existe necessidade urgente de migrar do WiBro para o padrão completo 802.16e – quando ele for homologado – mas para os viajantes internacionais, existirá a pressão que passarão a sofrer para a troca de rede por volta de 2008.
É claro que as mudanças não serão drásticas se o 802.16e se mantém próximo ao WiBro e, se a dupla vantagem que a Samsung tem na adoção do mercado antecipado da sua tecnologia e um forte controle da propriedade intelectual que asseguram que ela pode manter um controle de “mão firme” na evolução da plataforma.
Existe um grande desafio no trabalho técnico a ser feito nos próximos meses para definir os vários perfis para o padrão 80216e e quais os elementos que seriam mandatórios nestes perfis, e em que estágio. Convém lembrar que a Samsung tem assento no Board do WiMAX Forum (juntamente com a Intel e a Fujitsu e também com a KTC e a Sprint entre outros) e que a LG Elestronics é um dos seus membros principais.
E já temos handsets WiBro você sabia? A Samsung – que como vemos está trabalhando com a KTC para lançar uma oferta comercial de WiBro em MAI.2006 – demosntrou em NOV.2005 no Encontro da APEC (Asia Pacific Economic Cooperation) um handset e um PDA WiBro desafiando players como a Intel e Nokia que diziam que os handsets WiMAX não estariam disponíveis antes de 2007.
O foco no smartphone reflete um dominância crescente na agenda de WiMAX pelas grandes Operadoras de Telecom e, desloca o campo de batalha do laptop/notebook em direção ao aparelho móvel, com suas diferenças técnicas e econômicas. Toda Operadora sabe que o handset para ser barato ele tem que ter escala.
Não resta dúvida que o handset a custo acessível pode ajudar fortemente a legitimação de qualquer tecnologia! Veja referência sobre o aparelhos móveis de WiBro aqui Samsung Demos WiBro no Dailiwireless. Com o lançamento na APEC, a Nokia tratou logo de antecipar o prazo dos seus handsets de WiMAX mas mesmo assim eles chegam depois dos da Samsung. Veja aqui WiBro Heat is On no Dailywireless.
A Samsung diz que seus handsets – o H1000 um modelo clamsheel/slider e o PDA M8000, juntamente com um cartão PCMCIA para notebooks – estarão comercialmente disponíveis no 2T2006 na Coréia do Sul enquanto a Nokia pretende lançar seus handsets pretende – agora – lançar seus handsets de WiMAX Móvel em meados de 2007.
Agora responda você mesmo: Alguém segura o WiMAX Móvel da Samsung?
O que dizer de tudo isto? Nada mais de um ... “Quem viver verá” !!!
Nota: Esta matéria foi escrita antes da homologação do padrão WiMAX Móvel (IEEE 802.16e) na data de 07.DEZ.2005, agora conhecido como IEEE 802.16-2005. Veja as matérias: Mobile WiMAX: It's Done do Dailywireless e IEEE OKs 802.16e Standard do Unstrung.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão
Mais Webinares