Em Debate

Publicado: 13/03/2006

 

Mobile Marketing: Quem é quem?

 

Eduardo Prado

 

Trabalhos Publicados

Weblog: Smart Convergence

 

Para você que tem interesse em Mobile Marketing (MMkt) venha que ver quem é quem nesta "festa":

 

Corporações (ou marcas) que utilizam o MMkt

 

Fiat, Audi, Heineken, Renault, Pontiac, Cadillac/GM, Dove, British Airways, American Airlines, Coca Cola, Visa EUA, MasterCard, Nike, Reebook, Microsoft, Volvo, American Express, Hilton Hotéis, Nestlé, Whiskas, Ford Motors, Toyota Motors, Philip Morris, e a agência de publicidade OgilvyOne enre outras.

 

 

Empresas envolvidas em MMkt

 

Mobile Marketing Companies do The Pondering Primate

 

 

O Conceito do "Short Code"

 

Em regiões aonde o MMkt já está em franco desenvolvimento existe o conceito de "Short Code" ou "Código Curto" que é utilizado em campanhas de MM facilitando a interação com o usuário. "Short Codes" são número de telefones celulares de 05 dígitos - exemplos 62732 (marea) ou 72546 (palio).

 

Os "Short Codes" são como domínio de Internet, porém existe um limite de quantos "Short Codes" podemos ter. Existem um total de 79.999 números para "Short Codes". Os "Short Codes" são universais como domínios de Internet mas limitados a continentes.

 

Como exemplo, todas as Operadoras da América do Norte the um conjunto único de "Short Codes". Isto significa dizer que se um assinante liga da Califórnia da AT&T envia a mensagem TACOS (82267) e um outro assinante de Nova Iorque da Cingular envia a mensagem TACOS, estas mensagens seriam processadas pela mesma aplicação. Sacou?

 

Na América Latina (ou Brasil) não conhecemos ainda movimentos para padronizar "Short Codes". Se alguém souber nos informe!

 

Conceito de "Short Code"

 

Empresas envolvidas com "Short Codes"

 

 

Associações de MMkt

 

Mobile Marketing Association (MMA) Global

 

MMA na França, Espanha, Áustria: veja aqui

 

 

Alguns Destaques de Campanhas de MMkt

 

Coca Cola And Neven Vision Connect Physical World , Outubro de 2005

 

Mobile Marketing and Advertising Awards 2005 (MMAA), Junho de 2005

 

Flytxt Interview , Abril de 2005

 

Smart mobile marketing for Coke Light , Abril de 2005

 

Olympus Launches National Mobile Marketing Campaign - Outubro de 2004

 

Mobile Marketing Events from around the World , [um arquivo PDF]

 

Estudos de Casos da Mobile Marketing Association

 

Referências do Google ("mobile marketing" + campaign)

 

General Motors: To drive awareness of the G6 and its cutting edge technology

 

DaimlerChryssler: The Rise of Branded Ringtones

 

 

Cada vez mais MMkt será uma realidade maior!

 

 

Referências

 

Monkey Business, do Weblog "The Mobile Experience" , Setembro de 2005

 

Campaign of the Week (W33, 2005), do Weblog "The Mobile Experience" , Agosto de 2005

 

Campaign of the Week, do Weblog "The Mobile Experience" , Agosto de 2005

 

Goin' Mobile: The potential of mobile marketing is huge, but is there more to it than just fun and games? do CMO , June 2005

 

Mobile Marketing's Use To Skyrocket, da Business Week , Abril 2005

 

Text Marketing Becomes Wireless' "Idol", do Wireless Week , Abril 2005

 

SMS Marketing & Advertising, do Weblog textually.org

 

Marketing / Advertising, do Weblog picturephoning.org

 

Adv/Marketing, do Weblog MoCo News

 

Advertising & Online Marketing, do Weblog Adverblog

 

Marketing in the mobile industry, por Martina Zvagno

 

Cursos de Mobile Marketing

 

Mobile Marketing Magazine, Weblog

 

Website Promotion: Mobile Marketing

 

 

Comentário de Ricardo Bassoi

 

Muito interessante a sua matéria sobre Mobile Market, no entanto seguem
algumas considerações:

- O MMkt ocorre mundialmente há algum tempo, exemplos que presenciei foramna França através da interatividade espectador/assinante e programas de Televisão, e na Alemanha através do pagamento de produtos e "quiz mobile".

- No Brasil ainda estamos distantes da realização de serviços como este, principalmente devido a falta de agressividade de mercado e da adoção de tal sistema por empresas e instituições.

Hoje o serviço SMS, como sabemos, é a base de todos os serviços SVA´s e estaremos rumando para serviços de interatividade como LBS ( Location Based System ), "Home-Zone" e SMS integrados, onde o assinante recebe promoções e informações sobre opções próximas quando entra em um "Home-Zone" definido na plataforma de LBS.

- O próximo passo é o aumento, ou mesmo a criação de serviços interativos,
dentre os quais usaremos com certeza o MMkt.

Assim, analisamos que estamos no caminho certo, no entanto há alguns passos ainda atrás.

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual a velocidade de acesso à Internet que seria suficiente para você no celular?

  <10 Mbps
  10 a 50 Mbps
  50 a 100 Mbps
  100 a 500 Mbps
  500 a 1 Gbps
  <1 Gbps

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI