Em Debate
Publicado: 13/03/2006
Mobile Marketing: Quem é quem?
Eduardo Prado
Trabalhos Publicados
Weblog: Smart Convergence
Para você que tem interesse em Mobile Marketing (MMkt) venha que ver quem é quem nesta "festa":
Corporações (ou marcas) que utilizam o MMkt
Fiat, Audi, Heineken, Renault, Pontiac, Cadillac/GM, Dove, British Airways, American Airlines, Coca Cola, Visa EUA, MasterCard, Nike, Reebook, Microsoft, Volvo, American Express, Hilton Hotéis, Nestlé, Whiskas, Ford Motors, Toyota Motors, Philip Morris, e a agência de publicidade OgilvyOne enre outras.
Empresas envolvidas em MMkt
Mobile Marketing Companies do The Pondering Primate
O Conceito do "Short Code"
Em regiões aonde o MMkt já está em franco desenvolvimento existe o conceito de "Short Code" ou "Código Curto" que é utilizado em campanhas de MM facilitando a interação com o usuário. "Short Codes" são número de telefones celulares de 05 dígitos - exemplos 62732 (marea) ou 72546 (palio).
Os "Short Codes" são como domínio de Internet, porém existe um limite de quantos "Short Codes" podemos ter. Existem um total de 79.999 números para "Short Codes". Os "Short Codes" são universais como domínios de Internet mas limitados a continentes.
Como exemplo, todas as Operadoras da América do Norte the um conjunto único de "Short Codes". Isto significa dizer que se um assinante liga da Califórnia da AT&T envia a mensagem TACOS (82267) e um outro assinante de Nova Iorque da Cingular envia a mensagem TACOS, estas mensagens seriam processadas pela mesma aplicação. Sacou?
Na América Latina (ou Brasil) não conhecemos ainda movimentos para padronizar "Short Codes". Se alguém souber nos informe!
Conceito de "Short Code"
Empresas envolvidas com "Short Codes"
Associações de MMkt
Mobile Marketing Association (MMA) Global
MMA na França, Espanha, Áustria: veja aqui
Alguns Destaques de Campanhas de MMkt
Coca Cola And Neven Vision Connect Physical World , Outubro de 2005
Mobile Marketing and Advertising Awards 2005 (MMAA), Junho de 2005
Flytxt Interview , Abril de 2005
Smart mobile marketing for Coke Light , Abril de 2005
Olympus Launches National Mobile Marketing Campaign - Outubro de 2004
Mobile Marketing Events from around the World , [um arquivo PDF]
Estudos de Casos da Mobile Marketing Association
Referências do Google ("mobile marketing" + campaign)
General Motors: To drive awareness of the G6 and its cutting edge technology
DaimlerChryssler: The Rise of Branded Ringtones
Cada vez mais MMkt será uma realidade maior!
Referências
Monkey Business, do Weblog "The Mobile Experience" , Setembro de 2005
Campaign of the Week (W33, 2005), do Weblog "The Mobile Experience" , Agosto de 2005
Campaign of the Week, do Weblog "The Mobile Experience" , Agosto de 2005
Goin' Mobile: The potential of mobile marketing is huge, but is there more to it than just fun and games? do CMO , June 2005
Mobile Marketing's Use To Skyrocket, da Business Week , Abril 2005
Text Marketing Becomes Wireless' "Idol", do Wireless Week , Abril 2005
SMS Marketing & Advertising, do Weblog textually.org
Marketing / Advertising, do Weblog picturephoning.org
Adv/Marketing, do Weblog MoCo News
Advertising & Online Marketing, do Weblog Adverblog
Marketing in the mobile industry, por Martina Zvagno
Cursos de Mobile Marketing
Mobile Marketing Magazine, Weblog
Website Promotion: Mobile Marketing
Comentário de Ricardo Bassoi
Muito interessante a sua matéria sobre Mobile Market, no entanto seguem algumas considerações: - O MMkt ocorre mundialmente há algum tempo, exemplos que presenciei foramna França através da interatividade espectador/assinante e programas de Televisão, e na Alemanha através do pagamento de produtos e "quiz mobile". - No Brasil ainda estamos distantes da realização de serviços como este, principalmente devido a falta de agressividade de mercado e da adoção de tal sistema por empresas e instituições. Hoje o serviço SMS, como sabemos, é a base de todos os serviços SVA´s e estaremos rumando para serviços de interatividade como LBS ( Location Based System ), "Home-Zone" e SMS integrados, onde o assinante recebe promoções e informações sobre opções próximas quando entra em um "Home-Zone" definido na plataforma de LBS. - O próximo passo é o aumento, ou mesmo a criação de serviços interativos, dentre os quais usaremos com certeza o MMkt. Assim, analisamos que estamos no caminho certo, no entanto há alguns passos ainda atrás.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares