Em Debate
Publicado: 10/04/2006
Triple Play na Terra do “Tio Sam”
Eduardo Prado
Trabalhos Publicados
Weblog: Smart Convergence
Gente ... quem é “Tio Sam” você sabe? “Tio Sam” é uma personificação nacional dos EUA que apareceu na guerra de 1812. Conheça este “nosso” Tio aqui!
Do que queremos falar? De um serviço que vai ter um grande impacto no cenário mundial para o establishment de radiodifusão televisa que é o Triple Play (uma mistura de vídeo + voz + dados através da banda larga) – também conhecido como IPTV - das Operadoras de Telefonia Fixa (Fixas) ou Empresas de TV a Cabo.
E para justificar o “Tio Sam” estaremos focando aqui o serviço de Triple Play (que chamaremos doravante de 3Play) na terra dele – os EUA.
3Play é uma bela oportunidade de negócio para as Fixas brasileiras pela sua capilaridade no negócio de Banda Larga no Brasil (serviços como Velox da TELEMAR, Speedy da Telefônica e BrTurbo da Brasil Telecom).
Nos EUA quão grande será o tamanho do jogo que as Fixas estão querendo “pegar” do mercado da Televisão convencional? As Operadoras americanas têm perdido quase 5 milhões de assinantes de telefone para os rivais de TV a Cabo (como Time Warner, Comcast e Cox) durante o último ano quando as Empresas de TV a Cabo entraram no mercado de VoIP segundo a revista America´s Network (Vige Santa Maria das Alpercatas de Couro!).
A Microsoft (hoje um forte player no mercado de 3Play e associada com a gigante francesa Alcatel) afirmou recentemente que já tem 13 provedores de 3Play do seu IPTV Edition Software incluindo Telecom Itália, T-Online da França (leia-se Deutsche Telekom), a “convergente” British Telecom (BT), Swisscom (aqui há controvérsias: Swiss IPTV Trial Hits 'Glitches‘ and Swisscom Postpones IPTV), SBC/AT&T e Verizon. A Bell South, Bell Canadá e Reliance Infocomm ainda estão testando o software conforme reportagem da C/Net (ver Microsoft, Deutsche Telekom finalize IPTV deal).
Executivos da gigante Siemens disseram que o mercado global de 3Play poderia alcançar 1,0 BUS$ em 2009 com a China sendo responsável por 1/4 deste negócio (veja Siemens sees $1 bln world IPTV tech market by 2009 nas Referências do Google).
Nos EUA, a Verizon – maior telco americana – com seu projeto de IPTV chamado FiOS está utilizando um “Sistema Híbrido” para vídeo que utiliza a tecnologia de TV a Cabo em 860 MHz para fornecer vídeo em Banda Larga para as residências. A Verizon – que comprou a MCI em Janeiro de 2006 – planeja gastar a “bagatela” de 22 BUS$ na implantação do seu FiOS. A Verizon pretende atender 6 milhões de residências.
O Projeto Lightspeed da SBC (atual AT&T), por outro lado, está utilizando o set-top box IP-TV da Microsoft e par trançado com modulação VDSL para alcançar velocidades de 10-20 Mbps. AT&T/SBC procurou custos menores (utilizando par trançado para chegar nos consumidores) e como também ofertar serviços altamente interativos quando comparados com as oferta das Empresas de TV a Cabo. A SBC pretende atender 1,2 milhão de residências.
O Projeto Lightspeed começou em São Antônio, Califórnia em Janeiro deste ano, e está ofertando inicialmente 200 canais mas promete chegar a 1.000 canais quando o serviço for expandido para outros mercados em Junho deste ano.
No final de 2007, a AT&T/SBC espera alcançar 17 milhões de residências com FTTN e perto de 1 milhão com FTTP. Em 2005, a SBC disse que seu investimento girava em torno de 5 BUS$ a 5,5 BUS$. AT&T junto com a Operadora Bell South (juntas no Lightspeed) têm em torno de 70 milhões de assinantes de telefonia fixa.
O Analista de Indústria Parks Associates estima que 70 milhões de usuários no mundo todo adotarão IPTV em 2010, a partir de 5 milhões em 2005.O mercado de IPTV é esperado crescer a taxas de 25% anualmente (que se cuidem as empresas de TV atuais). Outro Analista de Indústria Infonetics Research diz que existirão 13 milhões de usuários de IPTV na América do Norte em 2009.
A canadense Nortel Networks associou-se recentemente a Minerva em IPTV, intgegrando as funcionalidades de SIP e IMS da Nortel com o middleware iTVManager da Minerva. O middleware de IPTV gerencia os pacotes de serviços bundle e os serviços de TV interativos. A plataforma de middleware inclui fornecedores como by Lucent, Minerva, Myrio, Orca Interactive e OpenTV. Conheça os componentes de um sistema de 3Play aqui na Light Reading: Who Makes What: Telco Video (White Paper).
A Alcatel abondonou seu produto de middleware de IPTV, o Open Media Platform (OMP) pelo middleware da Microsoft quando as 02 resolveram formar uma joint-venture mundial no mercado de IPTV. A Tut Systems (parceira de OEM de middleware da Alcatel) tem instalado seu sistema em mais de 20 provedores de serviços de 3Play sob a marca “iViewTV”. A Tut Systems tem contrato com a Alcatel para focar em um mercado de provedores de serviços com menos de 150.000 linhas de acesso.
O mercado de middleware tem sido historicamente proprietário, mas já existe um movimento na direção da padronização capitaneado pela CableLabs, a União Européia (DVB-MHP) e por organizações de padrões. Na última conferência TelcoTV foi mostrado um showcase de interoperabilidade. O novo paradigma da IPTV on demand vai ter profundas conseqüências no ecosistema da velha mídia televisiva – os tradicionais canais de TV, anteriormente chaves nas suas marcas (p. ex., Globo no Brasil), estão em perigo de perder sua influência como afirma a Converge Digest nesta matéria: Who's afraid of A La Carte?.
Em recente pesquisa do Analista de Indústria Forrester Research – segundo a Association of National Advertisers (ANA) – foi constatado que 70% dos pesquisados acreditam que os DVRs e VOD vão reduzir o mercado de anúncios na TV, e que a penetração do DVR atingirá 30 milhões de residências. 24% disseram que pretendem reduzir seus orçamentos para TV em pelo menos 1/4 e realocá-los em online advertising, colocação de produtos e outros canais. Veja também estas 02 matérias interessantes sobre publicidade na TV: TV In The Dark do Columbia Journalism Review e Interview with Bob Garfield II do iMedia Connection.
Pois é amigos ... Quem viver verá o tamanho da confusão!
Referências
1. Don't trip up triple play, Americas Network, 06.FEV.2006
Delivering voice over the same infrastructure as TV and Internet services, creates the opportunity to optimize the overall network and maximize the service offerings.
2. Triple play key to telco success, Telecom Asia, 13.DEZ.2006
3. IPTV Services Make the Grade in Spain, U.K., and Japan, Parks Associates, 14.JUL.2005
4. IPTV on TeleomNext 2006, Telephony Online
5. Telephony Online on IPTV
6. Converge Digest on IPTV
7. Complete Guide to IPTV, Telephony Online, October 2005
8. Google on IPTV
9. Light Reading
10. IPTV News
11. Referências do Google (Set-top box + Dailywireless)
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares