Publicidade

 

Em Debate

Publicado: 12/06/2006

 

Especial
"Quem tem medo do WiMAX?"

Parte 1

 

Eduardo Prado

 

Trabalhos Publicados

Weblog: Smart Convergence

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3 :: Parte 4

 

Há muito tempo quero escrever uma matéria mostrando fatos da evolução da tecnologia WiMAX como também da evolução – ou não – da Tecnologia de Telefonia Celular mas sempre protelei pois não queria ser mal interpretado.

 

Recentemente foram divulgados diversas reportagens na mídia mundial que motivaram-me nesta direção.

 

Para dar o “pano de fundo” no título desta matéria lembrei-me da peça teatral “Quem tem medo de Virgínia Woolf” do Google (veja aqui sobre a peça e filme Who's Afraid of Virginia Woolf? no Wikipedia. O filme ganhou Oscar de Melhor Atriz com Elizabeth Taylor e Richard Burton em 1966) que foi um grande sucesso na década de 1960! Apenas lembrei-me deste título sobre o “medo de Virginia Wolf” e quis caricaturar algo relatando alguns fatos do cotidiano do WiMAX “Nomádico” e Móvel vis a vis com a Telefonia Móvel (das Famílias GPRS & CDMA).

 

Nota: Veja também aqui sobre a famosa e revolucionária escritora  Virgínia Woolf no Wikipedia. A Sra. Woolf foi considerada uma das mais inovadoras escritoras da língua inglesa.

 

Vamos mostrar esta estória do WiMAX versus Telefonia Móvel com fatos do cotidiano mundial destas tecnologias para ser o máximo possível agnóstico mas afirmo,  antecipadamente, que isto é impossível na sua totalidade!

Vamos então a estes fatos pois contra fatos ninguém pode não é verdade? ... “Fatos são fatos”! ...:

 

WiMAX

 

A “estrada” do WiMAX (padrão IEEE 802.16) tem sido longa e emocionante nos últimos anos. A lot of emotion folks, I could assure! Como dizia o nosso “rei” Roberto Carlos: “São tantas emoções” ... e serão muito mais emoções que estão por vir. O WiMAX “Nomádico” (padrão IEEE 802.16d ou 802.16-2004) foi homologado em JAN.2004 e o WiMAX Móvel (padrão IEEE 802.16e ou 802.16-2005) homologado em DEZ.2005.

 

Veja tudo que você queria saber – e nunca soube ou teve vergonha de perguntar - sobre o WiMAX aqui na Revista de WiMAX do ComUnidade WirelessBRASIL.

 

Por razões de estratégias mercadológicas e comerciais (do Intel, Samsung & IEEE), os padrões “Nomádico” e Móvel não são mais compatíveis entre si, que era uma premissa inicial da concepção do padrão (veja mais sobre isto aqui: Uma Grande Notícia: o WiMAX Móvel foi aprovado! no ComUnidade WirelessBRASIL.

 

Telefonia Móvel

 

Hoje as famílias dominantes de Telefonia Móvel no mundo são: a família CDMA da Qualcomm (com 20% do mercado mundial) e a família GSM (com 80% do mercado mundial). Os Órgãos que definem os padrões para estas 02 famílias são os seguintes: o 3GPP2 (The Third Generation Partnership Project 2) da família CDMA e o 3GPP (3rd Generation Partnership Project) da família GSM.

 

Em termos de evolução das famílias temos: CDMA: 2G = cdmaOne, 2,75G = CDMA2000 1xRTT, 3G = CDMA2000 1xEV-DO  e GPRS: 2G = GSM, 2,5G = GPRS, 2,75G = EDGE, 3G = UMTS, 3,5G = HSDPA e 3,75G = HSUPA. Para conhecer as características e velocidades (uplink e downlink) de cada padrão acesse os links anteriores.

 

Vários países da Europa compraram licenças caríssimas de UMTS em leilões dos Órgãos Reguladores mas esta tecnologia - em operação em várias telcos européias - enfrentou vários problemas de penetração e de handsets custosos. No Brasil, a TIM Brasil e a Claro já têm a tecnologia EDGE em algumas regiões mas nenhuma telco brasileira tem a tecnologia UMTS.

 

A ANATEL fala em licitar o 3G mas parece que o mercado brasileiro não está muito “cristão” em relação a esta tecnolgia. Será que é hora de gastar dinheiro com licenças de 3G com a chegada do WiMAX Móvel em 2007? Fica posta a pergunta! A Vivo tem a tecnologia EV-DO em algumas regiões. Na Europa algumas telcos já têm a tecnologia HSDPA com destaque para a T-Mobile da Alemanha que utilizará para a Copa de 2006.

 

A Vodafone “reinventa-se”

 

Vamos começar com emoção, gente! Em recente evento IEEE East Bay ComSoc em ABR.2006 para avaliar a direção das próximas gerações de tecnologias sem fio, o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Vodafone dos EUA (Dr. Stanley Ghia) fez a apresentação "Visions from a Global Carrier´s Crystal Ball” aonde destacou os seguintes pontos: (a) a Vodafone considera como 03 tecnologias de acesso as seguintes: a evolução do 3G (provavelmente o HSDPA ... aqui o UMTS “tá muerto”), a Tecnologia Mesh/Wi-Fi e o WiMAX Móvel. Vige Nossa Senhora das Alpercatas de Couro!

 

A Vodafone é usuária de “carteirinha” da tecnologia da Família GSM! Conheça mais sobre a Tecnologia Mesh aqui na matéria WiMAX & Mesh Technology: Esta mistura dá “Samba”, Revista de WiMAX. Veja mais as idéias da Vodafone aqui nestas referências: Vodafone Takes a Cautious View of Mobile WiMAX, ABR.2006, Wimaxxed e Apresentação do Dr. Stanley Ghia [um arquivo pdf]. Só para lembrar: a Vodafone sempre achou que o Wi-Fi era de “brincadeirinha”.

 

O quente era a tecnologia 3G! Ela tem enfretado uma série de cobranças dos seus acionistas nos últimos tempos por causa da sua performance nos últimos resultados. Veja um pouco aqui: Os acionistas da Vodafone começam a "marcar sobre pressão", no Weblog Novas Tecnologias & Novos Negócios.

 

A História do Padrão IEEE 802.20

 

Há quase 03 anos atrás despontava um Grupo de Trabalho do IEEE (o IEEE 802.20 = Mobile Broadband Wireless Access (MBWA) Working Group) também conhecido como Mobile-Fi). Na época escrevemos esta matéria INTEL (com Nokia) & MOTOROLA (com Cisco) no 4G: Outra grande disputa em AGO.2003 no ComUnidade WirelessBRASIL que contava um pouco da disputa do WiMAX com o Mobile-Fi (veja também a matéria Vem aí a nova geração de tecnologia 4G (sem fio)  de JUN.2003 no mesmo ComUnidade).

 

O mundo não suportava (e continuará não suportando) 02 padrões fortes de banda larga móvel do IEEE. E como presenciamos hoje em dia o WiMAX triunfou sobre o Mobile-Fi. A grande diferença do 802.20 para o WiMAX Móvel é que ela suportava handoff a 250 Km/hora.

 

As principais empresas que inicialmente defendiam o 802.20 eram: IPWireless, Flarion, Navini Networks, ArrayComm, Broadcomm, BeamReach Networks, SOMA Networks e Tantivy Communications. A IPWireless é fornecedora única no mundo da tecnologia UMTS TD-CDMA. Péssimo negócio! A Flarion – que era da telco T-Mobile e da Cisco – foi adquirida pela Qualcomm (falaremos disto depois).

 

Tem um excelente know-how em OFDM (Orthogonal frequency-division multiplexing) e tentava (ou tenta?) comercializar sua plataforma proprietária chamada Flash-OFDM. A Navini recebeu alguns milhões de dólares da Intel e “abondonou o barco” indo parar no WiMAX Forum (veja aqui em Membros do WiMAX Forum). L´argent c´est l´argent ... e muda muitos dogmas e convicções! Veja também aqui a Navini no Portfolio da Intel Capital.

 

Lembramos que a Intel é uma grande defensora e propagadora da tecnologia WiMAX pelo mundo afora! (veja as referências: o Press Release da Intel Navini Networks* Secures $51 Million in Additional Financing, Navini comes in from the cold do The Register, Navini Jumps to WiMax do Dailywireless). A ArrayComm – que tem uma excelente tecnologia de antenas MIMO (Multiple-input multiple-output) – também “abondonou o barco” indo parar no WiMAX Forum.

 

Provavelmente, ela concluiu que era melhor “ganhar seu dinheirinho” como seu “mimo” (até que rimou, né?) em vez de ficar defendendo o 802.20. A BeamReach faliu. A Broadcomm e a Tantivy “escafedeceram-se” (provavelmente também faliram). A SOMA Networks entrou para o WiMAX Forum mas aparentemente não abondonou o barco talvez influenciada pela presença da Qualcomm na Flarion.

 

Recentemente em 27.ABR.2006, esta empresa do WiMAX Forum fez uma aliança com a Qualcomm (ver Press Release QUALCOMM and SOMA Networks Sign OFDM/OFDMA Subscriber and Infrastructure Equipment License Agreements) que está abalando as bases do WiMAX Forum pois a Qualcomm é inimiga mortal do WiMAX Forum e de padrões. Veja mais sobre este recente “bafafá” aqui: Qualcomm to WiMAX: See You in Court do Dailywireless.

 

Como você pode constatar, uma grande vitória do WiMAX! O 802.20 aparentemente morreu de morte morrida!

 

O mundo atualmente quer tecnologias padronizadas

 

O mundo mundou muito nestes últimos anor!

 

No passado uma Central AXE da Ericsson não se comunicava com uma Central EWSD da Siemens! Hoje o mundo busca a utilização de tecnologias padronizadas aonde pode-se levar vantagem da inter-operabilidade e aumento de volumes de vendas com a conseqüente redução dos custos destas tecnologias para as Telcos e por conseguinte a redução dos preços dos serviços para os seus assinantes.

 

Hoje temos órgãos como o 3GPP (3rd Generation Partnership Project) e o 3GPP2 (para redes 3G CDMA, 3rd Generation Partnership Project 2) definindo padrões para o mundo GPRS e para o mundo CDMA respectivamente.

 

Para ter-se uma idéia desta vontade de padronização, a plataforma IMS (IP Multimídia System) é encampada pelos dois organismos 3GPP e 3GPP2. No mundo wireless a estória de padronização começou com a tecnologia Wi-Fi (padrões IEEE 802.11 “b”, “a” e “g”) quando o FCC (Órgão Regulador de Telecom americano) pediu ajuda ao famoso IEEE para padronizar as bandas ISM (Instructional, Scientific and Medicine) de 2,4 e 5,8 GHz. Depois vieram outras tecnologias (IEEE 802.15.4 = ZigBee, 802.15.3 = UltraWideband, 802.16 = WiMAX) e virão outras, outras e ... muitas outras.

 

O mundo hoje anseia fortemente por tecnologias e serviços baseados em padrões. Por quê tecnologia padrão é importante? Padrão significa inter-operabilidade de equipamentos, o que traz maior escala de produção, menor custo para os provedores de serviços e como consequência menor preço para os assinantes de serviços.

 

A Magia da Modulação OFDM

 

OFDM é a sigla para Orthogonal Frequency-Division Multiplexing também conhecida Modulação Multitom Discreta (DMT). OFDM  é uma técnica de modulação complexa baseada na idéia de multiplexação de freqüência (FDM) aonde cada canal de frequência é modulado com uma modulação mais simples.

 

Em OFDM as freqüências e a modulação de FDM são arranjadas para serem ortogonais uma com a outra de tal forma a quase eliminar a interferência entre os canais. Embora OFDM seja conhecida a quase 40 anos, ela está se tornando popular nos últimos anos pelo seu menor custo e pela disponibilidade de componentes de processamento de sinais digitais.

 

“Trocando em miúdos” o que OFDM nos ajuda? Ela otimiza as reflexões dos sinais am multi-caminhos otimizando a transmissão e aumentando o alcance da transmissão.

 

OFDM está presente em várias tecnologias modernas como: ADSL, TV Digital (no padrão DVB-T), WiMAX (padrão IEEE 802.16), nos padrões de Wi-Fi de 54 mbps (IEEE 802.11a e IEEE 802.11g), no pré-padrão de Super-Rápido de Wi-Fi (IEEE 802.11n) e no Ultrawideband (pré-padrão IEEE 802.15.3).

 

As tecnologias mais modernas estão utilizando o OFDM. Duas perguntas que não querem calar: (1) a família GSM está sinalizando a utilização da modulação OFDM? Não. Até agora o 3GPP não sinalizou nada nesta direção; (2) a Qualcomm está pensando em utilizar a modulação OFDM? Sim. Nos últimos 2,5 anos, a Qualcomm tem  manifestado muito interesse na modulação OFDM como ainda veremos aqui nesta matéria.

 

Veja estas referências de OFDM: Quer treinar para Guru de Tecnologia? Então adivinhe quem vencerá:CDMA ou WiMAX (OFDM)? em JUL.2005 do Weblog Novas Tecnologias e Novos Negócios e CDMA vs OFDM em JUN.2005 do Dailywireless.

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3 :: Parte 4

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI