Em Debate

Publicado: 11/09/2006

 

O papel estratégico da faixa de 2,5 GHz no provimento de banda larga móvel no Brasil.

Parte 1

 

Eduardo Prado

 

Trabalhos Publicados

Weblog: Smart Convergence

Luciano Rodrigues

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

O WiMAX em 2,5 GHz

 

O mundo e o Brasil estão mostrando atualmente muito interesse na tecnologia de WiMAX principalmente depois que a SprintNextel dos EUA assinou o “cheque do WiMAX” anunciando seu ambicioso projeto de Banda Larga Móvel sem Fio em 08.AGO.2006 (ver Sprint: It's WiMAX!, 07.AGO.2006, Dailywireless e Sprint Details Mobile WiMAX Plans, 08.AGO.2006, GigaOM).

 

A propósito veja também o que disse o CEO da SprintNextel Gary Forsee sobre a escolha do WiMAX Móvel em recente entrevista para a Forbes Magazine. Convém registrar que esta decisão da SprintNextel vai impulsionar a frequência de MMDS (2,5 GHz) no mundo. Aqui vai logo uma pergunta que não quer calar para dar a tônica desta matéria: Será que a freqüência do 3,5 GHz do WiMAX AINDA vai valer muita coisa depois desta decisão da SprintNextel? No caso do Brasil já teve uma “pista” nesta direção aqui: Sprint opta pelo WiMax e impulsiona MMDS no mundo, 08.AGO.2006, TI Inside. Nestas matérias do Teleco WiMAX está cada vez mais quente!  e  Especial: Quem tem medo do WiMAX?  você pode conhecer sobre os recentes movimentos de WiMAX no mundo e também saber tudo sobre WiMAX. Conheça sobre mais sobre a tecnologia WiMAX no Wikipedia.

 

Recentemente o Brasil um viveu uma grande excitação (e decepção) por causa do Leilão das sobras das freqüências de 3,5 GHz para WiMAX (conheça o Edital da ANATEL aqui Edital no. 002/2006/SPV). Toda história deste Leilão é uma verdadeira “novela mexicana” ... pasmem vocês! Conheça parte anterior desta “novela” aqui: Regulamentação do Uso de Frequências do WiMAX no Brasil da Revista de WiMAX. Para “apimentar” esta novela as Telcos Brasil Telecom, CTBC e SERCOMTEL entraram com recurso contra o Edital. A Abrafix também ... e depois muitos outros recursos e liminares existiram! No meio do caminho, o MiniCom tentou adiar o Edital e a ANATEL recusou.

 

Veja passo a passo desta “novela mexicana” aqui no Convergência Digital: Minicom adia leilão de 3,5GHz e 10,5GHz e quer faixa para programas de inclusão digital (09.AGO), Telcomp: Decisão do Minicom é mais um golpe na autoridade da Anatel (09.AGO), Telcomp tenta reverter decisão de adiamento do leilão de 3,5GHz e 10,5GHz (10.AGO), Anatel não fecha questão quanto a adiar o leilão de 3,5GHz e 10,5GHz (10.AGO), Anatel avalia pedido do Minicom na reunião do dia 16 (11.AGO), Minicom: Faixa de 5,8 GHz poderá ficar para uso na inclusão digital (15.AGO), Anatel: em xeque, o seu poder de decisão (16.AGO), Neovia mantém interesse na faixa de 3,5GHz, com ou sem "adiamento" do leilão (16.AGO), Anatel ignora pedido do Minicom e mantém o leilão das faixas de 3,5GHz e 10,5GHz (16.AGO), Coronel Oliva é o nome do Palácio do Planalto para presidir a Anatel(18.AGO), WiMax é a aposta do mercado para internet sem fio (21.AGO), Hélio Costa cobra responsabilidade social da Anatel no leilão de 3,5GHz e 10,5GHz (22.AGO), "Edital do 3,5 GHz foi muito bem feito", diz Pedro Ziller (29.AGO), Brasil Telecom vai à justiça contra leilão de 3,5Ghz e 10,5GHz (29.AGO), Anatel não considera pedidos de impugnação e mantém leilão de 3,5GHz e 10,5Ghz (30.AGO), Anatel não considera pedidos de impugnação e mantém leilão de 3,5GHz e 10,5Ghz (30.AGO), TelComp recorre à Anatel contra a Telefonica na questão das linhas dedicadas (30.AGO), Justiça definirá leilão das freqüências de 3,5GHz e 10,5Ghz (30.AGO), Justiça autoriza participação das teles no leilão de 3,5GHz e 10,5GHz (01.SET), Leilão da Anatel: STJ nega pedido dos provedores de Internet (01.SET), Justiça mantém fixas no leilão da Anatel (04.SET), Leilão da Anatel será concorrido: 100 empresas apresentaram propostas (04.SET) ... e tchan ... tchan ... tchan ... TCU suspende leilão da banda larga sem fio (04.SET).

 

Cem empresas entregaram propostas na manhã do dia 04.SET e no início da tarde deste mesmo dia, o TCU mandou (e pode) a ANATEL adiar por 15 dias o Edital por 02 razões que eles do TCU já deveriam ter conhecimento. Enfim ... o Edital foi adiado e adiado está! Não vamos ficar explorando aqui as razões deste adiamento. Mas você leitor (a), observando os detalhes acima – e “outros” que com certeza ainda vão aparecer - desta “novela mexicana” acha que este Edital tem mais algum futuro? Nós acreditamos que não e um novo só agora em 2007 por causa de todo o processo envolvido (Consulta Pública e etc e tal)! Quem ganhou? Não sei! Quem perdeu? O povo brasileiro e as empresas brasileiras com certeza perderam por que não usarão o WiMAX a curto prazo e, talvez (apenas talvez), a própria União tenha perdido também pois pode ser que estas licenças de 3,5 GHZ agora licitadas não tenham o mesmo valor no futuro com o fortalecimento do WiMAX Móvel e o conseqüente interesse na freqüência de 2,5 GHz.

 

Quem viver verá! ... No mesmo dia do adiamento do Edital de 3,5 GHz pelo TCU capturamos na mídia a opinião do Ministro Hélio Costa sobre o episódio: Hélio Costa comemora decisão do TCU de suspender leilão, Folha Online. A “novela” teve de tudo gente, como vocês próprios puderam comprovar. Sacaram até um militar irmão do Aloísio Mercadante (PT) – candidato ao Governo de São Paulo no partido do José Dirceu (sic)! O José Dirceu que agora tem até Blog. Teve também o interesse do MiniCom de usar uma portaria do período da Revolução de 1964 para interferir na ANATEL.

 

Graças a Deus, aqui o bom senso existiu e eles “engavetaram” este interesse (leia aqui um belo artigo da Lia Ribeiro sobre o assunto Governo erra ao ameaçar intervir na Anatel [sob registro grátis], 21.AGO, TeleSíntese). Na visão da ANATEL, o Edital supra é apenas para o WiMAX Nomádico (padrão IEEE 802.16d). Será que esta freqüência poderia ser utilizada no futuro para o WiMAX Móvel (padrão IEEE 802.16e)? Na visão da ANATEL, não poderia mas desde que “mundo é mundo” ... quem sabe se no futuro a ANATEL não poderia  flexibilizar a utilização desta freqüência para o WiMAX Móvel. Who knows? Uma coisa é fato: os perfis de freqüência já definidos para o WiMAX Móvel pelo WiMAX Forum são: 2,5 GHz e 3,5 GHz!

 

No meio desta confusão toda do Edital de 3,5 GHz, capturamos uma notícia em uma das newsletters do TELETIME que dizia o seguinte: ... Mudanças no MMDS - Segundo apurou este noticiário, havia ainda um pedido do Ministério das Comunicações à Anatel para que alterasse o regulamento do MMDS aprovado este ano, pedido esse que também foi negado. Trata-se da Resolução 429 de 13 de fevereiro deste ano, que abriu as faixas do MMDS ao Serviço de Comunicação Multimídia, permitiu a mobilidade restrita e condicionou a renovação das licenças de MMDS, o que começa a acontecer no ano que vem, ao uso eficiente do espectro.A intenção do Minicom era restringir o SCM sobre as faixas do MMDS, o que também criaria problemas para a implantação de WiMAX sobre esta faixa de freqüência.

 

Esta semana, o ministro Hélio Costa disse a este noticiário que tinha preocupação de que, a exemplo do que entende que acontecerá com as faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, também na faixa do MMDS a forma de ocupação do espectro acabará impedindo projetos de inclusão social do governo. Segundo fontes próximas à Anatel, Costa queria mudar o regulamento justamente para impedir que as operadoras de MMDS fossem as únicas a explorar as faixas de 2,5 GHz (onde o serviço é prestado) para o WiMAX.(Carlos Eduardo Zanatta), 17.AGO.2006, TELETIME News.

 

O MiniCom “acordou” para um ponto importante! A freqüência de 3,5 GHz pode ser importante o WiMAX ... mas a freqüência de 2,5 GHz é muito mais importante para o WiMAX pois quanto menor a freqüência maior o seu alcance além do que a freqüência de 2,5 GHz pode ser utilizada no WiMAX Móvel. O WiMAX Nomádico que já tem equipamentos certificados só pode ser utilizado na freqüência de 3,5 GHz. No caso do WiMAX Nomádico, veja quem são os vendors que já têm equipamentos certificados em TDD e FDD no WiMAX Forum: WiMAX Forum Certified Product Registry. Se você tem dúvida sobre qual tecnologia adquirir – TDD ou FDD, tire suas dúvidas aqui: The Advantages of TDD over FDD in Wireless Data Applications e Introduction to WiBro Technology.  Lembrem-se que estamos falando aqui apenas de Bandas Licenciadas!

 

Aí alguém poderia ter “sacado” então a seguinte pergunta para o MiniCom: Quem são então os “felizes” proprietários da freqüência de 2,5 GHZ no Brasil? Muito simples ... os proprietários atuais das freqüências de 2,5 GHz são as empresas de MMDS como veremos abaixo nesta matéria! Depois de muitos anos que estas concessões foram licitadas e da completa falência da tecnologia MMDS, a ANATEL deu um excelente “presente” para as empresas de MMDS brasileiras através da Resolução no. 429 de 13.FEV.2006 (ver Resolução no. 429  e seu Anexo da Resolução nº 429, de 13 de Fevereiro de 2006). Elas agora são proprietárias de um espectro que pode ser utilizado no WiMAX Móvel como um serviço SCM. Um excelente ativo que as telcos brasileiras não possuem com exceção da EMBRATEL através da Net que possui licenças em algumas localidades como vocês podem comprovar abaixo.

 

Depois deste breve aquecimento para esta matéria vamos falar agora a quantas anda a tecnologia de WiMAX Móvel no mundo caso você queira adquirir estas plataformas – ainda não certificadas pelo WiMAX Forum.

Entre os players que estarão fornecendo esta tecnologia teremos a Alcatel, Motorola, Samsung (na sua versão de WiBro, ver WiBro... Quem eu sou e onde eu já estou!, OUT.2005, Teleco), Siemens, Nortel (em OEM com a LG/Samsung), Sr Telecom, Alvarion e Nokia. A Motorola já está sinalizando que o seu equipamento MOTOwi4 no estágio de Pre-Mobile WiMAX estará disponível no 3º trimestre de 2006. A Alcatel é a 2ª a anunciar a sua plataforma de Pre-Mobile WiMAX Evolium em meados deste ano e já vai fazer um lançamento com o ISP japonês de banda larga ACCA Networks que tem mais de 1 milhão de assinantes.  

 

A 1ª a ter sua plataforma de Pre-Mobile WiMAX é a Samsung (com a sua versão chamada WiBro que veremos na seção seguinte). A Alvarion esteve demonstrando sua plataforma de Pre-Mobile WiMAX 4Motion no último CTIA agora em ABR.2006 em Las Vegas. Veja estas referências recentes sobre WiMAX Móvel: Mobilizing WiMAX Globally, ABR.2006, Wide Wide World of WiMAX, ABR.2006 e  CTIA WiMAX Announcements, ABR.2006, Dailywireless; The WiMAX Evolution: From Fixed to Portable to Mobile,ABR.2006, Converge Digest; Springtime for WiMAX,ABR.2006,Xchange e Mobile WiMAX adoption will lag behind fixed, MAR.2006, SearchMobileComputing.

 

Veja também uma matéria bem recente aonde a Motorola já está anunciando a implantação de uma rede de WiMAX Móvel no Paquistão com sua plataforma MOTOwi4 para 1 milhão de assinantes e já sinalizando a composição do seu WiMAX com uma plataforma de IMS: WiMAX World Europe, MAI.2006, Dailywireless. Adicionalmente aos vendors Alcatel, Motorola e Samsung como grandes players de WiMAX Móvel na freqüência de 2,5 GHz ainda temos “correndo por fora” a Navini Networks que anunciou recentemente um serviço de banda larga sem fio no México: Navini in Mexico, AGO.2006, Dailywireless.

 

EM DEZ.2005, o IEEE ratificou a Interface Aérea do padrão 802.16e. Já sabemos que o 802.16e traz mobilidade ao WiMAX, e agora que a mobilidade está ratificada, o Grupo Técnico de Mobilidade do WiMAX Forum está desenvolvendo os perfis do sistema que definirão os requisitos mandatórios e opcionais do aditivo do padrão que serão necessários para construir uma interface móvel do WiMAX aderente ao padrão de interface aérea. Uma tecnologia que está incluída neste aditivo é a tecnologia Scalable OFDMA (S-OFDMA) que é importante para melhorar a performance multi-caminhos em ambientes NLOS (Non-Line of Sight). (Notas: OFDMA é a versão multi-usuário do OFDM;  a modulação S-OFDMA é o esquema de modulação do WiMAX Móvel; a modulação OFDM é o esquema de modulação do WiMAX “Nomádico”).

 

O aditivo do 802.16e endereça o S-OFDMA para suportar canais de largura de banda escaláveis de 1,25 MHz até 20 MHz, mas é bom registrar que os perfis do WiMAX Móvel Release 1 suportarão somente canais com as  larguras de banda de 5-, 7-, 8,75- e 10-MHz para alocações em Bandas Licenciadas de 2,3-, 2,5-, e 3,5-GHZ. Lembre-se que a freqüência de 2,3 GHZ tem sido utilizada na Coréia do Sul para o WiBro (WiMAX Móvel Coreano) e alguns países asiáticos, 2,5 GHZ é disponível nos EUA e Brasil (Resolução nº. 429 da ANATEL) e 3,5 GHz é disponível em muitos outros países incluindo o Brasil. Veja mais sobre a evolução do padrão IEEE 802.16e aqui: Mobile WiMAX certification labs coming on line, MAR.2006, Telecom Asia.

 

Veja três excelentes referências de WiMAX aqui: Mobile WiMAX: The Attack Plan, MAI.2006, Dailywireless; Mobile WiMAX - Part I: A Technical Overview and Performance Evaluation [um arquivo pdf], FEV.2006, Intel e WhyMAX? Mobile WiMAX - Overview & Performance [um arquivo pdf], JAN.2006, Intel.

Para saber como WiMAX está andando no mundo, veja esta referência: Mobile WiMAX: It Begins, JUL.2006, Dailywireless. Lembre-se do seguinte: o WiMAX Móvel vai “atacar” nos próximos 10 anos os serviços de banda larga fixos (ADSL e cable modem) como também a telefonia móvel 3G. Ele será mais barato para uma Telco implementar novos serviços de banda larga no futuro (e com mobilidade) e oferecerá mais banda para os clientes e a um menor preço, agregando mais valor ao negócio da Telco. Conheça mais sobre o WiMAX e seus competidores aqui na Revista de WiMAX: WiMAX e a Competição.

 

A Certificação do WiMAX Móvel

 

Embora vários vendors de WiMAX Móvel estejam fazendo Projetos Pilotos (Samsung na Coréia do Sul, EUA e Brasil, Alcatel e Motorola no Japão e Navini no México) com esta tecnologia os primeiros equipamentos certificados só devem chegar ao mercado em 2S07 (o WiMAX Forum está planejando para o 1Q07 mas não acreditamos que este prazo seja cumprido). Nós sabemos que o processo de certificação de WiMAX nos 02 laboratórios do WiMAX Fórum da Espanha e Coréia do Sul é complexo (e lento).

 

Os primeiros equipamentos do padrão 802.16d só foram certificados no início deste ano. Atualmente só temos equipamentos certificados em 802.16d nas multiplexações TDD e FDD na freqüência de 3,5 GHz. Faltam ainda certificar equipamentos em 2,3GHz (para atender a alguns países da Ásia), 2,5 GHz e 5,8 GHz. Esta última é a Banda Não Licenciada mundial do WiMAX Nomádico.

 

O WiMAX Móvel vai operar apenas com multiplexação TDD inicialmente nas bandas de espectro de 2,3 GHz, 2,5 GHz, 3,3 GHz e 3,4 – 3,8 GHz. Suporte adicional para outras bandas será baseado na demanda de mercado e em novas alocações de espectro de freqüência nos diversos países.

 

Todos os produtos certificados em WiMAX Móvel suportarão handoffs e mecanismos de economia de bateria. As funcionalidades móveis mais avançadas serão adicionadas paulatinamente para suportar handoffs em alta velocidade, roaming e tecnologias de múltiplas antenas (MIMO e beamforming).

 

Como agora teremos vários interesses fortes de poderosos (p. ex., chegou agora a vez dos EUA e a da Samsung que já tem equipamentos Pre-Mobile WiMAX há algum tempo) no processo de certificação, acreditamos que os primeiros perfis a serem certificados serão o de 2,3 GHz e o de 2,5 GHz. Este último já atende ao caso do Brasil.

 

Conheça mais sobre o Processo de Certificação de WiMAX nestas referências: WiMAX Certification Process from Intel, Referências do Google (2,5 GHz + WiMAX + Certification) e Referências do Google (Mobile WiMAX + Certification + Aditya Agrawal). Veja também aqui na Revista de WiMAX: Certificação de WiMAX.

 

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual a velocidade de acesso à Internet que seria suficiente para você no celular?

  <10 Mbps
  10 a 50 Mbps
  50 a 100 Mbps
  100 a 500 Mbps
  500 a 1 Gbps
  <1 Gbps

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI