Em Debate

Publicado: 11/09/2006

 

O papel estratégico da faixa de 2,5 GHz no provimento de banda larga móvel no Brasil.

Parte 3

 

Eduardo Prado

 

Trabalhos Publicados

Weblog: Smart Convergence

Luciano Rodrigues

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

Panorama dos Detentores de Licenças de 2,5 GHz no Brasil 

 

As empresas permissionárias das licenças de MMDS atualmente no Brasil constam da seguinte lista: Prestadoras dos Serviços de TV por Assinatura Áreas de Prestação do Serviço e Endereço.

 

Caso você queira consultar a lista das Estações por permissionária veja aqui: Consulta à relação de Estações, por prestadora.

 

Na tabela seguinte podemos ver todas elas organizadas por capitais e cidades brasileiras:

 

Prestadora de Serviço
de MMDS
Permissão em Capitais Permissão em
Outras Cidades
191 Participações LTDA
Sede: Rio de Janeiro - RJ
Cuiabá - MT Campo Grande - MS
Juíz de Fora - MG
Santos - SP
Acom Comunicações S/A
Sede: Rio de Janeiro - RJ
João Pessoa - PB
Maceió - AL
Manaus - AM
Natal - RN
São Luís - MA
Teresina - PI
Campos dos Goytacazes - RJ
Ipatinga - MG
Volta Redonda - RJ
Agência WW de
Comunicações LTDA
Sede: Cascavel - PR
  Cascavel - PR
Goioerê - PR
Horizonte Sul
Comunicações LTDA
Sede: São Paulo - SP
Porto Alegre - RS  
Ibituruna TV por
Assinaturas S/C LTDA

Sede: Governador
Valadares - MG
  Colatina - ES
Governador Valadares - MG
Linhares - ES
São Mateus - ES
J E J TV por Assinaturas
S/C LTDA

Sede: Nova Venécia - ES
  Nova Venécia - ES
Sinop - MT
Jangadeiro MMDS LTDA
Sede: Fortaleza - CE
  Juazeiro do Norte - CE
Sobral - CE
MMDS Bahia LTDA
Sede: Salvador - BA
Salvador - BA Feira de Santana - BA
Itabuna - BA
Petrolina - PE
Vitória da Conquista - BA
MMDSC Comunicações
S/A
Sede: Florianópolis - SC
Florianópolis - SC Brusque - SC
Criciúma - SC
Itajaí - SC
Joinville - SC
NET Paraná
Comunicações LTDA
Sede: São Paulo - SP
Curitiba - PR  
NET Recife LTDA
Sede: São Paulo - SP
Recife - PE  
NORTV
Telecomunicações LTDA
Sede: Londrina - PR
  Londrina - PR
Nova Rádio Laranjal
LTDA
Sede: Tietê - SP
  Tatuí - SP
Tietê - SP
Ouro Verde Trading &
Marketing Consult LTDA
Sede: Jataí - GO
Boa Vista - RR Itumbiara - GO
Jataí - GO
Planalto Comunicações
LTDA
Sede: Lajes - SC
  Lages - SC
Rádio Jardim LTDA
Sede:Pereira Barreto - SP
  Paranaíba - MS
Três Lagoas - MS
Ribas & Busnadiego
LTDA
Sede: Jaguarão - RS
  Jaguarão - RS
Sercomtel S/A
Telecomunicações
Sede: Londrina - PR
  Maringa - PR
SMEPR Comunicações
LTDA
Sede: Lajes - SC
  Caçador - SC
Curitibanos - SC
Sunrise
Telecomunicações LTDA
Sede: São Paulo - SP
  Araraquara - SP
Barretos - SP
Bebedouro - SP
Campinas - SP
Guaratinguetá - SP
Mogi-Guaçu - SP
Monte Alto - SP
Potro Ferreira - SP
Riberirão Preto - SP
São Carlos - SP
São José do Rio Preto - SP
São José dos Campos - SP
Teleserv S/A
Sede: Aracajú - SE
Aracajú - SE  
Tevecap S/A
Sede: São Paulo - SP
Rio de Janeiro - RJ  
TV Cabo São Paulo LTDA
Sede: Peruíbe - SP
  Ijuí - RS
Santa Rosa - RS
Santo Ângelo - RS
TV Filme Belém Serviços
de Telecomunicações
LTDA
Sede: Belém - PA
Belém - PA  
TV Filme Brasília
Serviços de
Telecomunicações LTDA
Sede: Brasília - DF
Brasília - DF  
TV Filme Goiânia
Serviços de
Telecomunicações LTDA
Sede: Goiânia - GO
Goiânia - GO  
TV Filme Sistemas LTDA
Sede: Brasília - DF
Belo Horizonte - MG
Porto Velho - RO
Vitória - ES
Bauru - SP
Campina Grande - PB
Caruaru - PE
Franca - SP
Presidente Prudente - SP
Uberaba - MG
TV Mais Limitada
Sede: Naviraí - MS
  Naviraí - MS
TV Show Brasil S/A
Sede: Fortaleza - CE
Fortaleza - CE  
TVA Brasil Radioenlaces
LTDA
Sede: São Paulo - SP
Porto Alegre - RS  
TVA Sistema de
Televisão S/A
Sede: São Paulo - SP
São Paulo - SP  
TVA Sul Paraná LTDA
Sede: Paraná - PR
Curitiba - PR  

 

No estágio atual, com a Resolução no. 429 e a Consulta Pública no. 660, a ANATEL deve publicar um novo leilão aonde deverá flexibilizar a utilização da freqüência de 2,5 GHz para utilização por empresas de SCM e/ou concessionárias de telecomunicações.

 

Aparentemente devemos acreditar que a ANATEL está atenta a uma flexibilização no uso da freqüência de 2,5 GHz pelo mercado e também observando a utilização de tecnologia digital pelas empresas de TV a Cabo.

 

O 2,5 GHz: Uma ameaça ou uma oportunidade?

 

Oportunidade ou ameaça, a banda larga móvel veio para ficar. Quem não a adotar corre o risco de ter que se orientar a nichos de mercado num futuro bem próximo. A British Telecom adotou, desde 2002, uma estratégia muito sábia, ao colocar a banda larga no centro de sua estratégia - “broadband at the heart”. Outras operadoras ao redor do mundo fizeram o mesmo, e não poderia ter sido diferente.

Na seqüência, o mercado caminha para a banda larga móvel. Se uma operadora não possui uma estratégia de banda larga móvel, provavelmente ela não tem uma visão de futuro muito clara – isso é válido tanto para operadoras fixas quanto móveis.

 

A possibilidade de construir uma rede acesso banda larga móvel utilizando o espectro de radiofreqüências de 2,5 GHz deve ser encarada como uma realidade no Brasil. Se as coisas ficarem como estão – o que provavelmente não irá acontecer – as prestadoras híbridas (ou convergentes?) MMDS/SCM terão a sua fatia no bolo do banda larga móvel. E mais: serão as primeiras operadoras verdadeiramente 4-Play no Brasil. Entretanto, fusões e aquisições podem acontecer. Também poderá haver convite a outras prestadoras para os futuros leilões do 2,5GHz.

 

O que se pode afirmar hoje é que é possível  às operadoras fixas (STFC) utilizarem do espectro de 2,5GHz para provimento de banda larga móvel. Isso poderia ser feito também através da locação de faixas de freqüências das prestadoras MMDS/SCM – exploração industrial de meios. E as operadoras móveis, porque devem se preocupar com o espectro de 2,5 GHz? – A banda larga do 3G não competirá com o WiMAX em preço nem em largura de banda.

 

O 3G tem maior escala, mas traz a herança do mundo da telefonia – é uma rede de voz que permite banda larga. Voz numa rede banda larga móvel deve ser vista como valor adicionado – VoIP. Ou então tem-se que efetivamente desenvolver a telefonia IP, e aí também voz é apenas mais um dos serviços a serem ofertados.

 

Assim, as operadoras móveis deveriam enxergar o WiMAX Móvel como um fator sinérgico para suas operações. Se elas já têm os sites, as torres, então por que esperar? – Elas já poderiam estudar maneiras de oferecer banda larga móvel em 2,5 GHz já. No artigo “Quem tem medo do WiMAX” do Teleco, mostra-se que algumas operadoras móveis, como SprintNextel e Vodafone, já estão caminhando nesta direção.

 

Como as Telcos brasileiras podem entrar no negócio de 2,5 GHz no Brasil

 

Pelo que vimos acima – disponibilidade de equipamentos de Pre-Mobile WiMAX e pela regulamentação de espectro no Brasil – podem existir grandes oportunidades para as telcos brasileiras apostarem no WiMAX Móvel, a saber:

 

(a) Novo Leilão do 2,5GHz

 

Deve ser obervado o futuro leilão da Banda de 2,5 GHz que existirá ... acreditamos o mais breve possível - principalmente depois do imbróglio do Edital de 3,5 GHz – em conseqüência da Resolução no 429 e da Consulta Pública no. 660. Este é um caminho natural, e esperamos que as empresas de TV a Cabo e as permissionárias de MMDS não imponham muitas restrições no futuro Edital de 2,5 GHz para não acabar como acabou o Edital de 3,5 GHz;

 

(b) Utilização de Espectro de MMDS Outorgado

 

A EMBRATEL através de empresas do mesmo grupo Net tem concessões de MMDS nas cidades de Curitiba (PR) e Recife (PR) e já poderia estar lançando serviços de WiMAX Móvel nestas cidades. Será que a TELMEX – dona da EMBRATEL - já “acordou” para esta oportunidade? Poderia ser uma boa oportunidade para estar fazendo frente a TELEMAR em Recife e a Brasil Telecom e a GVT em Curitiba. Através de uma “inspiração divina” sabemos que a TELMEX “gosta muito de WiMAX”. Veja recente movimento na TELMEX em WiMAX na Argentina: Telmex vai às compras no mundo WiMAX, 23.AGO.2006, Convergência Latina;

 

(c) Exploração Industrial

 

Uma outra forma é as Telcos procurarem sublocar freqüência de 2,5 GHz das empresas de MMDS utilizando a regulamentação da “exploração industrial” prevista na Resolução no. 429;

 

(d) Aquisição de Licença MMDS

 

Uma outra forma é adquirir uma empresa de MMDS na região de interesse da telco, aquisição esta que precisa ser aprovada pela ANATEL. Sobre este assunto, já circula que uma determinada empresa de MMDS com freqüência de 2,5 GHz em um grande estado brasileiro já encontra-se em processo de “due dilligence”. Não sabemos ainda com que objetivo, mas como diz o povo “aonde tem fogo, a fumaça aparece rapidinho”!. Vamos esperar. Quem viver verá!

 

Não importa a porta de entrada para a banda larga móvel, as telcos precisarão aprender a trabalhar de forma convergente. Os arquitetos dos novos serviços deverão ter habilidade para trabalhar com banda larga móvel, TV, Telefonia IP e uma grande quantidade de serviços de valor adicionado. A experiência adquirida pelas prestadoras do MMDS poderá, assim, ser um fator importante no desenvolvimento desta oferta convergente.

 

E enquanto as telcos brasileiras ficam pensando o que vão fazer para decidirem sobre a “sua mobilidade do futuro” e os “tecnólogos puristas” ficam falando “Ué mas isto não é 4G segundo o ITU”, a Samsung está “apropriando-se” do termo 4G para associá-lo ao seu WiMAX Móvel. Vejam aqui o anúncio do 4G da Samsung no final de AGO.2006: Samsung's 4G, 01.SET.2006, Dailywireless  e  Samsung claims to have cracked 4G, 01.SET.2006, CNET News.com. Quem pode, pode … não é? E  como diz Alvin Toffler, um eminente futurólogo: “The future always comes too fast,  and in the wrong order” … o 4G vai ocupar MESMO o lugar do 3G que está “micado” no mundo inteiro!

 

Pois é Telco do Brasil... por que esperar o “final feliz” (que na nossa opinião vai demorar) do Edital de 3,5 GHz se você pode ter um serviço com Pre-Mobile WiMAX agora? Neste seu negócio Telco, “quem espera nem sempre alcança”!

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quais canais você mais assiste na TV por Assinatura?

  Esporte
  Filmes/séries
  Notícias
  TV aberta (Globo, Band, SBT, ...)
  Documentários
  Outros
  Não tenho TV por Assinatura

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI