Em Debate Especial
Publicado: 01/10/2007
Cidade Digital: Um passeio pelo mundo
Parte 4
Eduardo Prado
2. Canadá
(1) Toronto, Canadá
A cidade de Toronto tem a maior infra-estrutura de Cidade Digital do Canadá (ver Toronto’s One Zone (blog)). A implantação foi executada dentro do cronograma encerrado em Dezembro de 2006 e teve seu lançamento comercial em Março deste ano. A rede de banda larga sem fio utiliza Tecnologia Mesh da Belair Networks comercializada em OEM pela Siemens que tem uma aliança para revender os equipamentos da Belair. O serviço de banda larga sem fio de Toronto fornece o acesso de 5 Mbps bem melhor do que algumas cidades famosas nos EUA como Filadélfia (ver Toronto’s BelAir Cloud Tops Test, Dailywireless, 23.JAN.2007 e Toronto Hydro Telecom One Zone Delivers Best Broadband Performance in North America, Belair Networks Press Release, 23.JAN.2007).
(2) Montreal, Canadá
A cidade de Montreal – a segunda maior cidade do Canadá e a maior cidade na província de Quebec – vai ser wireless. Duas empresas de Montreal planejam cobrir a cidade com um “cobertor sem fio” em 2009.
O WISP Radioactif e a instaladora de redes Nomade Telecom vão lançar a primeira rede de Wi-Fi e – possivelmente - a primeira rede em WiMAX em setembro de 2007 na Praça Mount-Royal. Em 2009, elas esperam cobrir 90% dos residentes de Montreal, sobre uma área de 300 quilômetros quadrados. Todos os pontos de acesso de Wi-Fi serão conectados com WiMAX. O objetivo é ofertar o acesso de banda larga sem fio e telefonia VoIP móvel (ver referência Montreal Goes Wireless, Dailywireless, 15.jun.2007).
3. América Latina
(1 ) Cidade do México, México
A cidade do México pretende disponibilizar uma rede de acesso de banda larga via Wi-Fi para seus 8,7 milhões de residentes.
O plano foca na conexão de escolas e escritórios municipais e também disponibilizará 4.000 câmeras instaladas em toda a cidade além do acesso público para a população.
O governo municipal assinou contrato com o vendor chinês ZTE para instalar a rede de Wi-Fi que conectará as escolas e os prédios municipais (ver referência Mexico City Unwired, Dailywireless, 10.abr.2007).
Nota: Teremos uma seção especial para o Brasil mais abaixo.
4. Europa
(1 ) Londres, Inglaterra
A cidade de Londres anunciou uma rede comercial baseada em tecnologia Mesh da Belair Networks.
O centro financeiro de Londres, chamado The City of London contratou sua rede Mesh da Belair Networks para disponibilizar o acesso Wi-Fi em todo quilômetro quadrado da região.
The City of London Corporation acredita que a disponibilização de Wi-Fi terá grande valor para comerciantes, banqueiros e brokers que terão acesso a seus dados quando eles estiverem em movimento fora do trabalho ou no horário de almoço. Estão sendo disponibilizados 127 nós de tecnologia Mesh em postes de luz que possibilitarão o acesso a 350.000 pessoas.
A Nokia está subsidiando um mês de acesso livre, colaborando com o famoso WISP inglês The Cloud, para promover a utilização de dispositivos com interface em Wi-Fi. O WISP The Cloud opera zonas de Wi-Fi através da Europa.
Ver mais detalhes nesta referência: Belair: Live in London, Dailywireless, 23.abr.2007.
(2 ) Brescia, Itália
A província italiana de Brescia na região da Lombardia no norte da Itália está implantando uma rede Mesh em parceria público privada com a IBM e a Cisco que conectará 79 comunidades e é esperada ser uma das maiores redes da Europa quando estiver implantada. Ver as referências: Brescia implements wireless mesh as economic protection, Muniwireless, 12.jan.2007; e The Italian Province of Brescia Embraces Broadband Technology to Bridge the Digital Divide [arquivo pdf], Customer Case Study, Cisco. Veja também este interessante artigo do site Onde.net sobre a experiência italiana em redes comunitárias. Vale a pena ... Building sustainable community networks: lessons from Italy, Muniwireless, 14.ago.2007.
(3 ) BT na Inglaterra
Como mostramos anteriormente este é um caso de destaque. A British Telecom (BT) foi a 1ª telco do mundo – não é a toa que ela é um exemplo no mercado de Telecom mundial – a entrar no mercado de Cidade Digital de uma forma estruturada.
Em 2006, a BT fez parcerias com 06 cidades (Birmingham, Leeds, Cardiff, Liverpool, Edinburgh e Westminster) e depois com mais 06 outras cidades (Manchester, Oxford, Kensington, Chelsea, Camden e Islington) (veja as referências: Welcome to the wireless city, Computer Weekly, 13.fev.2007; Belfast, Ireland gets Wi-Fi hotzone, but Europe lags behind US in muni deployments, Muniwireless, 12.jul.2007; BT unwires another London suburb, Muniwireless, 24.mai.2007; Update on UK initiatives with security tips thrown in, Muniwireless, 15.fev.2007; e British Telecom to unwire 12 UK cities, Muniwireless, 22.mai.2006). Para mais detalhes do estudo de caso de Cardiff veja Cardiff Council case study, BT [um arquivo pdf].
O case de Cidades Digitais é um exemplo a ser seguido por outras telcos pelo mundo afora!
5. Ásia
(1) Taiwan
Em Taiwan o governo tem um plano ambicioso de implementação de uma Cidade Digital baseada na tecnologia WiMAX. O órgão regulador de Telecom de Taiwan fez um leilão recentemente e adjudicou 06 empresas. Veja mais detalhes aqui: Taiwan Awards WiMAX Licenses, Dailywireless, 27.jul.2007.
Conheça aqui o ambicioso plano da Cidade Digital em Taiwan: M-Taiwan Program.
(2) Tianjin, China
O conceito de Cidade Digital chega a China. A cidade de Tianjin é a primeira a decidir a implantação de uma rede de acesso de banda larga sem fio. Ver referência: Tianjin to become China´s first wireless city, Muniwireless, 06.ago.2007.
(3) Tengzhou, China
A cidade chinesa de Tengzhou de 1,6 milhão de habitantes está investindo 13 MUS$ na rede de Cidade Digital. Ver referência: Tengzhou, China, to deploy citywide wireless network, Muniwireless, 17.ago.2007.
(4) Riad, Arábia Saudita
A cidade de Riad, a maior cidade da Arábia Saudita, inaugurou a primeira parte da sua Cidade Inteligente baseada na tecnologia WiMAX com acesso de Wi-Fi na última milha. Ver referência: Riyadh Goes Wireless, Taipei Undetered, Dailywireless, 09.abr.2007.
6. África
(1) Johannesburg, África do Sul
A cidade de Johannesburg na África do Sul está interessada em reduzir seus custos de Telecom e melhorar os serviços municipais como controle de tráfego e serviços de biblioteca. A cidade enviou uma RFI (Request for Information) para integradores de sistema que possam construir a sua Joburg Broadband Network Project (JBNP). A cidade tem planeja também ofertar zonas de acesso grátis a Internet. Ver referência Johannesburg plans city-wide network, Muniwireless, 22.fev.2007.
(2) Gauteng, África do Sul
De olho na Copa do Mundo de 2010 da FIFA, a província de Gauteng implantará uma rede de acesso de banda larga sem fio. O objetivo da cidade é criar uma Província Inteligente e assegurar o desenvolvimento econômico para a região. Ver referência: Billion Rand broadband investment, MyBroadband, 17.ago.2007.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares