Em Debate
Publicado: 12/11/2007
Vamos navegar com LBS?
Eduardo Prado
Consultor
Recentemente a Nokia adquiriu a Navteq (empresa de mapas digitais dos EUA) por 8,1 BUS$ (14 vezes a receita da Navteq em 2006 que foi de 581 MUS$). Uma “bolada” e tanto, não?
Independente na estratégia atual da Nokia de entrar forte no mercado de serviços (ela lançou recentemente um portal de mídia Nokia’s New Internet Service Brand: Ovi, MoCo News, 29.ago.2007 e já está inclusive “aborrecendo” algumas telcos Nokia Vs Operators— It’s Not Over Yet, MoCo News, 08.out.2007 e … vai aborrecer muito mais!) a área de navegação é um segmento crescente em termos de negócios, e com a tecnologia de LBS (Location Based Service) expandindo-se rapidamente nos dispositivos móveis, a indústria de navegação vai crescer muito mais. Daqui a algum tempo, não será mais admitido mais carro sem um GPS. O Mustang já está colocando seu kit Nokia de navegação!
Para conhecer mais o que está vindo aí em termos de navegação no mercado automobilístico, veja o caso da Microsoft que acabou de anunciar seu sistema Sync que vai equipar carros da Ford. Neste segmento, a Microsoft aparece como competidora do sistema da General Motors conhecido como OnStar. O Sync conecta o telefone móvel através de Bluetooth e permite que os motoristas façam suas chamadas ou ouçam música através de comandos de voz.
O Bill Gates sempre acreditou em tecnologia de voz! O Sync (ainda ...) não incorpora um sistema de mapas, sendo mais uma plataforma de comunicação e mídia, ao passo que o OnStar já tem parceria com a empresa Mapquest (ver Microsoft Vrs OnStar, Dailywireless, 23.ago.2007). Vejam aqui que a Microsoft não está “dormindo no ponto”: Microsoft Updates Mobile Search: Focus on Mapping, MoCo News, 16.out.2007.
Pelo que vimos acima já dá para imaginar – pelo menos um pouco - aonde a Nokia que chegar, não é? Vejam mais aqui: Nokia Plans To Integrate Navteq Technology Into Photos, Videos, Pedestrian Navigation, MoCo News, 04.out.2007.
Este mercado está cada vez mais aquecido ... na bolsa de compras do mercado de LBS tivemos em Julho de 2007, a formalização de uma proposta da Tom Tom holandesa – líder mundial do mercado de sistemas de navegação – para a alemã Tele Atlas de 2,5 BUS$, um prêmio de 32% maior que valor a ação da empresa nas bolsas internacionais naquela época (ver TomTom Buys Tele Atlas, Dailywireless, 23.jul.2007).
A Pitney Bowes adquiriu a MapInfo em Março deste ano por 408 MUS$ (2,5 vezes mais que a receita desta empresa em 2007 de 165,5 MUS$). Em Agosto de 2006, a Intergraph foi adquirida por um grupo privado por 1,3 BUS$ (ou 2,3 vezes a sua receita de 2005). Em 2002, a Microsoft adquiriu a Vicinity por 96 MUS$. Em 2004 o Google adquiriu a Keyhole, e indo até 1999, a AOL adquiriu a Mapquest por 1,1 BUS$ em ações.
O pessoal já apelou até para o procedimento de “proposta hostil”, vejam só: no final de Outubro de 2007, o fabricante de dispositivos de navegação Garmin anunciou a investidores sobre uma “proposta hostil” de 3,3 BUS$ que fez pela Tele Atlas que está em fase de análise as proposta de 2,5 BUS$ da Tom Tom! (Garmin Spooks TeleAtlas/TomTom Deal, Dailywireless, 31.out.2007).
Depois desta oferta da Garmin, o líder Tom Tom inflacionou sua oferta apresentando um interesse de compra de 3,57 BUS$ pela TeleAtlas (TomTom Ups Bid For Tele Atlas; Valued At $3.57 Billion , MoCo News, 07.nov.2007). A Nokia vai "criar escola". Ta bom o negócio, não tá?
As oportunidades de negócios e suas fontes esperadas de receita para a tecnologia de localização pode ser amplamente agrupadas em duas categorias, a saber: (a) Busca = Publicidade e (b) Modelagem de Dados e Gerenciamento = Soluções Inteligentes de Software de Localização. O “Nirvana” para tecnologia de localização é a busca local e a publicidade que está associada com ela. O objetivo é alcançar uma audiência alvo dentro de uma geografia limitada.
Para buscar centavos no negócio, os pequenos varejistas estarão aptos para capturar clientes leais mais efetivamente. Estes centavos podem criar bilhões de transações, e portanto dólares, para os gigantes de Internet como o Google (Google Transit Maps, Dailywireless, 24.ago.2007), empresas de telefonia móvel, e seus novos amigos no mercado de handsets móveis como a Nokia (aqui temos também o Blackberry ... Navizon on Blackberry: GPS Not Required, Dailywireless, 30.abr.2007 e mais sobre a Nokia ... Nokia Mapping Goes Free, Dailywireless, 09.fev.2007 e Nokia to Offer Active Tracking/Alerting, Dailywireless, 27.fev.2007).
Não é a toa, que a tecnologia tem motivado várias empresas de telefonia móvel como a Cingular (atualmente AT&T), a Verizon, a SprintNextel e a AT&T nos EUA (ver as referências Cellular Navigation, Dailywireless, 25.out.2006; Developing Verizon Location Services, Dailywireless, 04.jan.2007, Cellular Navigation/Tracking, Dailywireless, 21.mar.2007, AT&T Adds Parental Controls, Dailywireless, 06.set.2007 e Mobile Ad Delivery for Traffic.com, Dailywireless, 26.mar.2007).
A Tom Tom e a Navteq são as líderes deste business. Pelo que vimos aqui, a Nokia fez uma “grande aposta” na Navteq. O que farão a Motorola e a Samsung suas grandes competidoras? Por ora não sabemos, apenas que a Motorola desdenhou da compra da Nokia (Zander Derides Navteq Buy, MoCo News, 09.out.2007) mas como diz o ditado popular “Quam desdenha, quer comprar” apenas diríamos que a Motorola ficou com “dor de cotovelo” desta compra no nicho de LBS efetuada pela Nokia. Convém registrar aqui que a Motorola lançou o Motonav este ano: Motorola Introduces Motonav, CDR Info, 15.fev.2007).
No ultimo CTIA’s Wireless I.T. & Entertainment 2007 ocorrido em São Francisco em 23-25 de Outubro de 2007 foram várias as novidades de navegação (CTIA’s Wireless Show, Dailywireless, 23.out.2007). O Analista de Indústria IDC sinaliza que a venda dos dispositivos móveis portáteis dobrarão em 2007. Mais 29 milhões destes dispositivos foram comercializados em 2007, graças ao aquecimento deste segmento nos mercados americano e europeu.
O crescimento da venda dos dispositivos de navegação continuarão a crescer de 2007 a 2012, a uma taxa anual de 22,5%, de acordo com o Analista de Indústria ABI. A Europa comandará o crescimento com 53% do mercado em 2007, e será o principal mercado dos dispositivos de navegação, contudo o mercado da Ásia mostra um rápido crescimento com um CAGR de 27%.
Em termos de fabricantes de handsets, a Nokia sai na frente com seu aparelho N95 (ver Hands-on with the Nokia N95, Engadget, 11.abr.2007; Review: Nokia N95 multimedia phone, infoSync World, 12.abr.2007 e Nokia N95, Music & Games, Dailywireless, 29.ago.2007).
E a Nokia não parou POR aí nesta área ... ela lançou em meados de Outubro de 2007, o Tablet N810 (Nokia N810, Dailywireless, 17.ou.2007) que tem gente achando que “ele fará o recém-lançado iPhone da Apple parecer 05 mais velho” (Nokia's new N810 makes iPhone look five years old, infoSync World, 17.out.2007) e tem também gente achando que “ele será a plataforma mundial – e aberta – da Internet” (Nokia, the N810 Tablet & the Long View, GigaOM, 01.nov.2007).
Muita coisa ainda vem por aí gente!!! Esta é uma área que vai ter um grande crescimento no segmento dos dispositivos móveis (incluindo telefonia) ... podem apostar neste nicho!!!
Referências
[1]Directions Magazine
[2]Geospatial-Online
[3]GPS World
[4]Wireless DevNet
[5]Location-Bases Services Companies, Dailywireless, 05.abr.2006
[6]GeoVector 2.0 Streetside Navigation on a Phone, Dailywireless, 04.jun.2007
[7]Traffic Maps, Dailywireless, 25.mai.2007
[8]Mobile Location Services: Keys to Mass-Market Success, Unstrung Insider Report [paid report], 2007
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