Em Debate Especial
Publicado: 12/05/08
Mobile Payment em 3G: Uma avaliação de aplicações killer
Eduardo Prado
Consultor
Aonde vai estar o sucesso das aplicações de 3G? Na massificação do uso da banda larga móvel na tecnologia 3G! ... e com o passar do tempo, cada vez mais que um usuário(a) utilizar um celular 3G para acessar banda larga (com qualidade de nível serviço e preço competitivo) ele(a) vai fazer para si próprio(a) a seguinte pergunta: Cadê a minha aplicação que pode facilitar a minha vida cotidiana? Cada vez mais que as telcos móveis ofertarem a conexão 3G com qualidade - a um custo que caiba no bolso de um usuário(a) qualquer com escorpião dentro deste bolso - e as aplicações diferenciadas para o povão mais ela vai ter sucesso nesta empreitada. Isto vai ser igual a água morro abaixo e fogo morro acima ... ninguém segura!
E pelo que vemos depois do sucesso do Leilão de 3G no Brasil (ver O 3G chegou no Brasil!, Teleco, 14.jan.2008), as telcos móveis brasileiras estão acreditando muito na tecnologia 3G. Elas estarão investindo a bagatela de 14 BR$ ao longo deste ano nas suas redes 3G (ver Celulares assinam contratos de 3G e afirmam que preço só cai com segurança jurídica e redução de custos, Convergência Digital, 29.abr.2008). Veja também aqui os 10 mercados mais emergentes de telefonia móvel no mundo (India 2nd Largest Mobile Market, Dailywireless, 30.abr.2008).
Um serviço de valor adicionado que terá vida longa na tecnologia 3G é o Mobile Payment (MP).
Veja aqui alguns números de analistas de indústria sobre o assunto:
Vários serviços de MP têm aparecido no mundo. Veja alguns deles aqui:
Pelo que vimos acima o mundo todo está procurando os seus serviços simples de MP (ou MB) ... mas Qual o serviço fará sucesso e em que condições? Quais serão as aplicações killers de MP? Uma coisa é certa na minha humilde opinião: o serviço de MP (ou MB) terá que ser simples e agregar valor para a grande comunidade de pré-pago que representa a bagatela de 80% (aproximadamente 98,4 milhões) da base de assinantes de telefonia móvel no Brasil. Vimos acima que na opinião do analista de indústria Gartner Group, o SMS vai ser um serviço de MP dominante no futuro. O povão vai querer mesmo aplicações de MP tipo KISS (leia-se KISS = Keep It Simple, Stupid!).
Uma aplicação muito cotada para ser killer é a que possibilitaria a habilidade de comprar crédito de pré-pago diretamente da conta bancária utilizando o telefone celular. Na matéria Mobile Payment em 3G: Players & Procedimentos, Teleco, 14.abr.2008 destacamos que muito dinheiro é gasto na venda convencional de cartões pré-pagos. Alguns observadores acham que esta aplicação não é tão killer assim quanto nós achamos, mas alguns estudos de caso mostram o seu grande potencial.
Outras que já tem sido implementadas e têm provado seu sucesso são o pagamento de contas (manter baixas margens aqui é o maior desafio), transferência de valores (muita grana existe aqui), alguns exemplos de pagamentos de varejo (veja acima o caso da Amazon.com ... no nosso país grandes magazines tipos Casas Bahia não poderiam explorar a oportunidade do MP? Fica aqui a pergunta!), e pagamentos de outros serviços de pré-pago (temos presenciado alguns movimentos no mercado de venda de energia elétrica na modalidade pré-paga mas algo bem incipiente ainda).
Pagamentos de loteria (p. ex., Loterias da Caixa) e outras opções de jogos de aposta (p. ex., a Raspadinha da LOTERJ). Estas aplicações já têm sido implementadas por algumas telcos móveis no mundo mas ainda não têm transformado-se em aplicações killer. No Brasil poderia ser um caso a ser explorado através de jogos bem populares (é possível implementar a Mega Sena no celular? E a Raspadinha ou a Timemania? Será que seria necessário desenvolver um novo jogo aposta talhado para o aparelho celular?) ... muita água ainda pode rolar debaixo desta ponte!
Não tenha dúvida … a remessa de dinheiro é (e será) uma aplicação popular. No caso do Brasil, algum serviço poderia ser explorado com os Correios que permitisse que o povão pudesse passar em alguma agência dos Correios para pegar a sua graninha. Por que não? Não é mesmo? Taí uma idéia popular!
Um outro serviço que poderia fazer sucesso no Brasil seria o de micro-empréstimo (olha aí você dona Losango ou Banco Panamericano).
Finalmente uma boa idéia seria a de implantar um Banco Popular móvel para oferta de micro-crédito. A Lei no. 10.735 de 2003 instituiu as bases para as operações de microfinanças, determinando que os bancos destinem no mínimo 2% dos depósitos à vista ao microcrédito: empréstimos de até R$ 500,00 para pessoas físicas e de até R$ 1.000,00 para microempresas, com taxas de juros não superiores a 2% ao mês. O Banco do Nordeste (BNB) já desenvolveu uma experiência bem-sucedida de microcrédito orientado (de forma normal sem telefonia móvel).
Aqui pode existir uma grande filão para o MB. Os usuários podem submeter um pré-consulta de microcrédito via aparelho celular e se o empréstimo for aprovado, um(a) usuário(a) pode receber um mensagem de confirmação para comparecer a uma agência do banco mais próxima para levar os documentos adicionais (p. ex., cadastro atualizado) para receberem o dinheiro. Gente ... isto aqui pode ser um filet-mignon para MB. Vamos apostar nesta onda?
Enfim ... vamos colocar as nossas cabeças para viajar e descobrir quais poderiam ser as aplicações killers de MP (ou MB) que pudessem interessar a nossa grande comunidade de pré-pago no Brasil!
Eduardo Prado é Publisher da Revista de WiMAX.
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