Em Debate Especial

Publicado: 09/06/08

 

Google: Movimentos Recentes

 

 

 

Eduardo Prado

Consultor

 

O Google é mesmo incansável ... o seu desejo para ocupar um espaço de destaque no cenário de telecom é cada vez mais perceptível. No final de 2007, publicamos o artigo O Google & as Telcos, Teleco, 10.dez.2007 onde preconizamos que o Google poderia adquirir espectro na freqüência de 700 MHz do Bloco C do famoso Leilão do FCC (a ANATEL americana) que encerrou-se em 20 de março deste ano (ver referência Verizon Gets the “C” Block, Dailywireless, 20.mar.2008).

 

O Bloco C desta banda de freqüência tinha um grande atrativo para novos players – que até então estavam alheios ao mercado de telecom – para competir com os “bichos papões” do mercado wireless americano (p. ex., AT&T – aquela do iPhone e a Verizon Wireless respectivamente 1ª e 2ª cellcos dos EUA).

 

Este seria um bom exemplo que poderia ser seguido pela combalida ANATEL para trazer mais competição ao mercado brasileiro de telecomunicações além de querer apenas mudar o PGO para legitimar a compra da Brasil Telecom pela Oi (ver referências do Blog de Josias de Souza: Capitalismo à brasileira: um mega-negócio ilegal, 26.abr.2008 e Oi pressiona governo para autorizar a ‘supertele’, 10.mai.2008).

 

Alô, Alô, ANATEL ... está na hora de fazer uma transformação “ampla, geral e irrestrita” no marco regulatório “caduco” de telecom no Brasil!!! Voltando ao Leilão do FCC, o que aconteceu? O Google foi comedido ou conservador ou “arregou” mas o fato é que ele não conseguiu comprar banda de freqüência nenhuma neste leilão e, cedeu espaço para a Verizon Wireless ficar cada vez mais forte (ver e 700MHz: Money Talks, Dailywireless, 21.mar.2008) que decididamente não queria ver o Google “invadindo a sua praia”.

 

A Verizon Wireless gastou no leilão do FCC a bagatela de 9,4 BUS$ seguida da AT&T que gastou 6,6 BUS$ na compra de espectro. Cabe registrar aqui que, a AT&T é “GSM de carteirinha” e está apostando forte em 3G e 4G (ver referências do Dailywireless: AT&T Beams Up HSUPA, 22.mai.2008; AT&T: We Like HSPA, 14.mai.2008; AT&T Announces HSUPA Cards 14.fev.2008 e AT&T: It’s LTE, 06.fev.2008) e a Verizon, que era “CDMA de carteirinha”, abondonou esta plataforma e anunciou que vai “pular no barco” do 4G da família GSM (ver Verizon: It’s LTE, Dailywireless, 29.nov.2008).

 

A perda o Bloco C para a Verizon Wireless não esmoreceu o Google – uma “empresinha” (sic) com 13 BUS$ em caixa, uma receita líquida anual de 18 BUS$ e crescendo 33% ao ano e, virtualmente sem nenhuma dívida - como veremos a seguir nos seus movimentos recentes, a saber:

  1. O Google em WiMAX

A Sprint americana tem um grande patrimônio em banda de 2,5 GHz nos EUA. Como o WiMAX Móvel tem como uma das suas bandas prioritárias, a freqüência de 2,5 GHz, a Sprint – uma telco que utiliza a tecnologia CDMA da Qualcomm, que diga-se de passagem hoje é coisa rara no cenário mundial – resolveu inovar e anunciou em Agosto de 2006 que lançaria uma rede de WiMAX Móvel em todo os EUA (ver Sprint: It's WiMAX!, 07.AGO.2006, Dailywireless e Sprint Details Mobile WiMAX Plans, 08.AGO.2006, GigaOM) com tecnologia de rede dos parceiros Motorola, Nokia e Samsung.

 

A Intel, a gigante dos chips, também está presente por aqui. O mundo todo olhou com bastante atenção a coragem da Sprint pois enquanto a tecnologia GSM avançava pelo mundo afora com a versão 3,5 G (plataforma HSDPA) e o 3GPP já anunciava a sua plataforma de 4G o LTE (Long Term Evolution), ela sozinha cacifava o WiMAX Móvel. Tudo ia as “mil maravilhas” até a Sprint começar a sua espiral descendente economicamente, perder seu CEO, cancelar a parceria com a Clearwire (ver Sprint-Clearwire Deal Dead, Dailywireless, 08.nov.2007), demitir 4.000 funcionários (ver Sprint Lays Off 4,000, Dailywireless, 21.jan.2008) e até “beijar a lona” e perder 1 milhão de assinantes nos primeiros meses de 2008 (ver Sprint: Hard Times, Dailywireless, 13.mai.2008).

 

A Sprint tentou várias saídas para seu investimento em WiMAX Móvel – outrora chama Xohm – e, finalmente, encontrou uma fórmula mágica .... uniu-se recentemente (ver It’s Official: Sprint, Cable & Google Building WiMAX Network, Daiwireless, 07.mai.2008) as empresas de cabo Comcast e Time Warner, a Intel (que por razões óbvias é uma das maiores fiadoras do WiMAX no mundo), a Clearwire do visionário e serial wireless entrepreneur Craig McCaw (que também está investindo no WiMAX móvel nos EUA e Europa ... ver Billionaire McCaw, Unfazed by Flops, Backs Wireless Internet, FEV.2005, Blommberg) e também a quem? Tchan, Tchan, Tchan, Tchan .... ao Google, gente!

 

A Comcast colocou 1,05 BUS$ no negócio, a Intel colocou 1,0 BUS$, o Google colocou 500 MUS$ e a Time Warner colocou 550 MUS$. A Sprint tem maioria do negócio e o Sr. McCaw é esperado ser o CEO desta gigante joint-venture de WiMAX Móvel que os analistas de indústria avaliam em 12 BUS$ (ver Google, Cable in $12B WiMAX Deal?, Dailywireless, 06.mai.2008). Uma das razões para o Google entrar neste empreendimento foi que prometeram a ele que o Google será o padrão de busca dos handsets da joint-venture mas eu acredito que tenha mais “coelho nesta toca”, como por exemplo, ajudar a disseminação do famoso handset G-Phone (ou Android) da Google.

 

Enquanto o mundo todo tenta progredir na utilização da banda de 2,5 GHz para o WiMAX Móvel (ver Possible UK auction delay would be major blow for WiMAX, WiMAX Trends, 27.mai.2008; European 2.5 GHz Auctions & the Global Market, Dailywireless, 09.mai.2008; e Swedish auction raises hopes for WiMAX in Europe, WiMAX Trends, 13.mai.2008), os nossos “latifundiários da freqüência de 2,5 GHz” continuam firmes no seu posto e, a ANATEL não dá nenhuma ajuda numa maior disseminação desta freqüência para utilização pelo WiMAX Móvel no Brasil! Tem povo que merece!

  1. O Google em Social Networking

Para estabelecer relacionamento nos dias atuais, centenas de milhões de pessoas mensalmente utilizam sites de social networking como MySpace ou Facebook. Mas o que seria se a própria Web fosse utilizada como rede social?

 

O Google lançará um novo produto de social networking chamado Friend Connect, um conjunto de APIs abertas que permitem que os participantes transfiram informações de perfis de sites de social networking para sites de terceiros na Web.

 

Recentemente o maior site de social networking o MySpace anunciou o seu lançamento de portabilidade de dados (ver Data Portability) como também o Facebook lançou o seu Facebook Connect.

 

Da mesma forma do MySpace e do Facebook, o Friend Connect do Google (site ainda não disponível), será uma forma de enviar dados de perfis de forma segura, incluindo listas de contatos, informações de presença/status, etc., para aplicações de terceiros.

 

O benefício primário destes serviços é permitir que os usuários mantenham uma única lista de contatos e coordenem as suas atividades sociais através de diferentes plataformas através de diferentes sites que ofertem serviços diferentes.

  1. O Google batalhando por espectro de frequência

O Google está também envolvido na promoção de “espaços vagos” (white spaces) de espectro freqüência entre os canais de televisão para serem utilizados por dispositivos móveis de baixa potência (ver Google Pitches White Spaces, Dailywireless, 22.mai.2008).

 

A Wireless Innovation Alliance nos EUA - que conta com a participação do Google e da Microsoft como membros - tem enfrentado novamente a Associação de Serviço de Televisão (MSTV - Association for Maximum Service Television) para que seja permitido a utilização do uso não licenciado de espectro dos canais de TV não utilizados da banda de televisão em UHF de 700 MHz.

 

Surgem aqui duas perguntas oportunas para a ANATEL no Brasil: (1) quando as sobras de bandas de freqüências da migração da TV Analógica para TV Digital serão liberadas para o mercado? e, (2) existirá algum Leilão de freqüência de 700 MHz no Brasil? Quando? ... Quem viver, verá!

  1. A concorrência ao handset G-Phone (ou Android) aumenta

O Google deverá lançar o seu handset Android - anunciado em 05.nov.2007 - no 2º semestre de 2008. O gigante site de buscas anunciou um grande concurso para desenvolvedores competirem no fornecimento de aplicações para o seu handset (ver Android Developer Challenge — $10M, Dailywireless, 12.nov.2007 e Vídeo do Sergey Brin (Acionista e Presidente, Tecnologia) e Steve Horowitz (Diretor de Engenharia) ambos do Google: Android Developers, You Tube, 09.nov.2007 [arquivo de vídeo]). O resultado do concurso – que teve 1.788 participantes de 70 países - saiu recentemente (ver Android on the Loose!, Dailywireless, 13.mai.2008; e Android Developer Challenge: 1,788 Entries, Dailywireless, 18.abr.2008).

 

Recentemente, a Verizon Wireless – que não quer de jeito nenhum tornar a vida fácil do Google no mercado americano de telecom – associou-se a LiMo Foundation que é o competidor principal do Android na comunidade de código aberto para a telefonia móvel. A LiMo Foundation compete fortemente com a Open Handset Alliance (OHA) do Google que promove o Android (ver Verizon Joins Android Rival, Dailywireless, 14.mai.2008).

 

LiMo significa Linux for Mobiles. A LiMo Foundation já conta com a participação dos players: Motorola, NEC, NTT DoCoMo, Panasonic Mobile Communications, Samsung, LG Electronics, Vodafone e SK Telecom.

 

O esforço do Google para ocupar o seu espaço em um mercado de telecom mais democrático merece todo nosso respeito e apoio ... seria tão bom se eles gastassem um pouco da sua energia (e grana) no mercado brasileiro de telecom! Você não acha?

 

Eduardo Prado é Publisher da Revista de WiMAX.

 

 

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