Em Debate Especial
Televisão do Brasil ... Você quer continuar “olhando pro seu umbigo” ou “dar um tiro no seu pé”?
Eduardo Prado
Consultor
Não é provocação não, viu? Eu acho que estes 02 adágios populares dizem muito do que se passa com a Televisão brasileira (e também com muita empresa de mídia por aqui “abaixo do Equador”)!
Cadê o tal do PL 29? Parou por quê? Por que parou? Será que grandes grupos de mídia no Brasil não têm interesse que ele evolua? Sei não hein? (ver Referências do Google e PL 29: "Via crucis" de debates na Comissão de Defesa do Consumidor, Convergência Digital, 31.out.2008).
O futuro das Comunicações serão as ofertas de Internet em Alta Velocidade e a Telefonia Móvel. E aí vem uma pergunta que não quer calar: o que você, TV do Brasil, está fazendo para entrar nestes promissores nichos? Nada? Então é bom você pensar em vez de ficar “brigando” com as telcos para ver “quem nasceu primeiro, se o ovo ou a galinha”.
O que é “olhar o seu umbigo”: Será que a sua postura mais correta é só ficar “brigando” com as telcos para que elas não evoluam em Triple Play via ADSL ou TV no Celular? Por que você não batalha para entrar no negócio delas? Saia desta sua mesmice mórbida!
O que é “dar tiro no pé”: Se você ficar apenas concentrada no seu negócio de rádiodifusão apenas, você vai morrer a médio e longo prazo. Pode ser até que demore um pouco mais como “morte súbita na Bahia”. Lá na terra de Jorge Amado, a “morte súbita” demora 15 dias mas ela lhe pegará logo. Qual a sua saída para você não “atirar no seu próprio pé”? Entrar nos nichos de Internet em Alta Velocidade e/ou de Telefonia Móvel. E tem tem cura Doutor? Tem sim senhor: pressione o Governo Federal (leia-se Lula + Casa Civil + MiniCom + ANATEL) para ele abrir oportunidades na frequência de 2,5 GHz e use o WiMAX Móvel. Não gostou? (a Telefônica vai fazer isto com a compra da TVA, viu?).
Outra saída: pressione o mesmo Governo Federal para ele fazer Leilões de banda de frequências de Telefonia Móvel e que ele permita que você possa adquirir banda! Ué existe isto mesmo sô? Existe sim! Veja o caso no famoso Leilão de 700 MHz MHz do FCC nos EUA este ano aonde várias empresas que não eram telcos puderam participar (ver 700MHz: Money Talks, Dailywireless, 21.mar.2008).
E então TV Brasileira esta miopia temporária que você está lhe afligindo, pode virar cegueira total? Pode ... mas se você apressar-se pode ser que ainda tenha cura!
Enquanto você fica pensando e “fazendo cafuné”, veja que tem gente lá fora, que atua no mesmo segmento que você, que já está mexendo-se.
Veja só se não tenho razão:
A Time Warner e a Comcast escolheram o WiMAX da Clearwire e Sprint
A Sprint americana tem um grande patrimônio em banda de 2,5 GHz nos EUA. Como o WiMAX Móvel tem como uma das suas bandas prioritárias, a freqüência de 2,5 GHz, a Sprint – uma telco que utiliza a tecnologia CDMA da Qualcomm, que diga-se de passagem hoje é coisa rara no cenário mundial – resolveu inovar e anunciou em Agosto de 2006 que lançaria uma rede de WiMAX Móvel em todo os EUA (ver Sprint: It's WiMAX!, 07.AGO.2006, Dailywireless e Sprint Details Mobile WiMAX Plans, 08.AGO.2006, GigaOM) com tecnologia de rede dos parceiros Motorola, Nokia e Samsung.
A Intel, a gigante dos chips, também está presente por aqui. O mundo todo olhou com bastante atenção a coragem da Sprint pois enquanto a tecnologia GSM avançava pelo mundo afora com a versão 3,5 G (plataforma HSDPA) e o 3GPP já anunciava a sua plataforma de 4G o LTE (Long Term Evolution), ela sozinha cacifava o WiMAX Móvel. Tudo ia as “mil maravilhas” até a Sprint começar a sua espiral descendente economicamente, perder seu CEO, cancelar a parceria com a Clearwire (ver Sprint-Clearwire Deal Dead, Dailywireless, 08.nov.2007), demitir 4.000 funcionários (ver Sprint Lays Off 4,000, Dailywireless, 21.jan.2008) e até “beijar a lona” e perder 1 milhão de assinantes nos primeiros meses de 2008 (ver Sprint: Hard Times, Dailywireless, 13.mai.2008).
A Sprint tentou várias saídas para seu investimento em WiMAX Móvel – outrora chama Xohm – e, finalmente, encontrou uma fórmula mágica .... uniu-se recentemente (ver It’s Official: Sprint, Cable & Google Building WiMAX Network, Daiwireless, 07.mai.2008) às empresas de cabo Comcast e Time Warner, a Intel (que por razões óbvias é uma das maiores fiadoras do WiMAX no mundo), a Clearwire do visionário e serial wireless entrepreneur Craig McCaw (que também está investindo no WiMAX móvel nos EUA e Europa ... ver Billionaire McCaw, Unfazed by Flops, Backs Wireless Internet, FEV.2005, Blommberg) e também a quem? Tchan, Tchan, Tchan, Tchan .... ao Google, minha gente!
A Comcast colocou 1,05 BUS$ no negócio, a Intel colocou 1,0 BUS$, o Google colocou 500 MUS$ e a Time Warner colocou 550 MUS$. A Sprint tem maioria do negócio e o Sr. McCaw é esperado ser o CEO desta gigante joint-venture de WiMAX Móvel que os analistas de indústria avaliam em 12 BUS$ (ver Google, Cable in $12B WiMAX Deal?, Dailywireless, 06.mai.2008). Uma das razões para o Google entrar neste empreendimento foi que prometeram a ele, que o Google será o padrão de busca dos handsets da joint-venture mas eu acredito que tenha mais “coelho nesta toca”, como por exemplo, ajudar a disseminação do famoso handset G-Phone (ou Android) da Google.
De acordo com a NCTA (National Cable and Telecommunications Association), os maiores 25 operadores de sistemas múltiplos dos EUA, por inscrições básicas de vídeo incluem:
Aqui nós vemos que as 02 primeiras operadoras de cabo dos EUA escolheram o WiMAX que vai permitir que elas entrem ao mesmo tempo no negócio de Internet em Alta Velocidade e Telefonia Móvel.
Veja aqui como a receita de voz da Comcast está disparando em apenas 02 anos: Voice Over Comcast: Big, Dailywireless, 30.jul.2008. Benza a Deus!
A Cablevision aposta em Wi-Fi para reduzir o Churn
A 5ª maior operadora de cabo dos EUA – a Cablevison - aposta no serviço de Internet via Wi-Fi para reduzir o número de perda de clientes e, também convencer, a seus clientes de TV, a adicionarem o seu serviço de Internet. Sacaram o mote? Não perder receita e, ainda por cima, trazer novas receitas utilizando o velho e bom Wi-Fi. Quem diria né que um dia o velho Wi-Fi poderia ajudar as empresas de TV. Eu cansei de falar isto mas ninguém me “dava bola”. Você duvida? Então veja aqui no mesmo Teleco em 2005: Telcos e WISPs... Como vocês podem ter retorno com Wi-Fi!, 14.nov.2005 (esta foi minha última manifestação catarsíca do Wi-Fi, depois que me decepcionei com a miopiaem novos negócios – para não dizer outra coisa - das telcos brasileiras). Conheça aqui um pouco da história do Wi-Fi.
A Cablevision encerrou a primeira fase de uma rede de Internet sem fio de 300 MUS$, segundo a Bloomberg. O serviço é grátis para os assinantes do serviço de cable modem. O serviço de Wi-Fi grátis da Cablevision se estenderá pelas áreas comerciais do município de Nassau em Long island, em partes adjacentes do município de Suffolk, e em todas as estações de trem de Long Island. A nova rede de Wi-Fi da Cablevision já é considerada a maior rede de Wi-Fi dos EUA, de acordo com o Analista de Indústria Yankee Group.
Uma boa (e inteligente) notícia ... a empresa está utilizando Tecnologia Mesh (ver WiMAX & Mesh Technology: Esta mistura dá "samba", Revista de WiMAX). A Cablevision está implantando nós BelAir 100S que pode ser montado na infra-estrutura de cabo. Ela suporta ambas as interfaces DOCSIS 2.0 e Euro-DOCSIS 2.0 e pode ser alimentada por uma rede elétrica de 10 a 90 V AC, dependendo da voltagem de escolha da operadora de cabo. A Cablevision também está utilizando a Tecnologia Mesh da Cisco – pontos de acesso Cisco Aironet 1500 Series implantados em postes de energia elétrica.
A Cablevision pretende implantar este serviço de Wi-Fi em todo seu território até 2010. Veja mais sobre esta aposta inovadora da Cablevision aqui: Cablevision: Free Wi-Fi in Long Island, Dailywireless, 03.set.2008.
A Cox vai entrar na Telefonia Móvel
Nos EUA as operadoras a cabo continuam a sua saga de sobrevivência para competir com as empresas AT&T e Verizon que estão lançando seus serviços de TV (Triple Play) via banda larga fixa. Elas fazem diferentes do que o pessoal de TV daki do Brasil ... em vez de ficarem “olhando para o umbigo”, elas vão a luta e tentam competir na telefonia e na Internet em alta velocidade com as telcos incumbentes. Lá elas também fazem diferente ... as telcos nos EUA (e talvez o FCC) apostam na convergência. Todos nós já sabemos, que esta é uma das saídas para o futuro. Aqui no Brasil “tem muita gente boa – e grande - que rema contra a convergência”. Mas não tem jeito não, por que por mais que eles esperneiem, ela chegará um dia!
Agora é a vez da Cox Communications – a 3ª maior operadora de TV a cabo dos EUA. Ela planeja lançar seu serviço de telefonia celular no segundo semestre de 2009 (pdf) utilizando seu espectro de 700 MHz, que ela adquiriu no Leilão deste ano aonde a AT&T e Verizon gastaram respectivamente 6.64 BUS$ e 9.36 BUS$ (sic!). A Cox Communications investiu 500 MUS$ nos seus mercados e agora vai lançar o seu serviço de telefonia móvel em 700 MHZ. Ela planeja lançar sua rede em 3G e ao mesmo tempo estará testando a plataforma 4G do GSM (a famosa LTE). Veja mais sobre a estratégia da Cox Communications e a competição bastante acirrada em telefonia nos EUA aqui: Cox Plans 700MHz Phone Service, Dailywireless, 27.out.2008.
A CBS aposta em Marketing via Wi-Fi
A CBS foi a primeira empresa a fazer um movimento inovador. Ela não apostou na oferta de acesso de banda larga pura. Ela criou a região chamada CBS Mobile Zone em Nova Iorque em Novembro de 2007, apostando em uma nova forma de marketing e “trocando” este marketing pelo acesso de dados e voz gratuitos via Wi-Fi. Ela utiliza sua unidade de advertising CBS Outdoor que permite os usuários utilizarem seu serviços de Wi-Fi. Esta iniciativa foi parte de um Programa Piloto de 06 meses com o Órgão de Transporte Metropolitano de Nova Iorque para testar o potencial da capacidade de comunicação do Wi-Fi “embarcado” dentro de posters.
Segundo o executivo Wally Kelly da CBS, “a empresa de mídia tem o interesse em avaliar a prospecção do potencial de utilizar a tecnologia Wi-Fi em todos seus outdoors pelo mundo afora”. A homepage de advertising do CBS Mobile Zone inclui conteúdo local, notícias locais e nacionais, informes de tempo, músicas, papéis de parede, ringtones, mapas, um serviço de social network e a possibilidade de buscar lojas e locais de entretenimento nas redondezas, incluindo a opinião da comunidade de usuários. Para conhecer mais sobre esta oferta de marketing e conectividade da CBS veja CBS Mobile Zone, Dailywireless, 16.nov.2007. Esta é uma oportunidade muito interessante para ser “copiada” por algumas empresas de mídia no Brasil.
Como toda esta estória começou?
Há mais de 02 anos atrás o senhor Rupert Murdoch (dono do estúdio Fox + Sky + DirecTV + The New York Post + The Wall Street journal + Dow Jones ...) começou a sacar que o seu negócio de mídia convencional precisava de um gás adicional e ele – que de tolinho não tem nada – escolheu que apostaria em Internet e em serviços de valor adicionado utilizando seu conteúdo. Com esta idéia na cabeça, ela começou a investir em serviços de Internet. Comprou o famoso site de social networking chamado MySpace.
Fez negócio com o Google para anunciar no MySpace e começou a discutir o lançamento de uma rede de serviços em WiMAX nos EUA juntamente com a Clearwire (leia-se Craig McCaw) mas a coisa não evoluiu ... pelo menos até agora mas ... acreditamos que ele ajudou neste movimento de busca de novos negócios na Internet que as operadoras de cabo americanas estão perseguindo agora (aqui tem algumas referências sobre as intenções de Murdoch: Murdoch-Malone deal is glimpse at the future, The Hollywood report, 19.et.2006 e Referências no Google sobre Rupert Murdoch Movements (or Intentions) on WiMAX).
O grande futuro para as comunicações vão ser a Internet em Alta Velocidade e a Telefonia Móvel. Você acredita que a TV Digital vai ser um grande negócio comparado com o 4G (LTE e WiMAX Móvel IEEE 802.16m) e a Fibra (FTTH e FTTP)? Pode esquecer! ... Imagina você quantas empresas no mundo estarão investindo no ecosistema de dispositivos do WiMAX Móvel? Várias meu (minha) amigo (a) ... agora me diga quantas empresas estão fabricando o set-top-box da TV Digital no Brasil?
Enfim está posto ... aposte se quiser!
Eduardo Prado é Publisher da Revista de WiMAX.
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