09/02/2009

Em Debate Especial

Net Neutrality: O que é que é isto?

 

Parte 4

 

Eduardo Prado

Consultor

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3 :: Parte 4

 

Inovação: Não mate o futuro da Internet pois … você vai precisar dela para “viver”

 

Você conhece o Google? Quantas vezes você utiliza o Google diariamente? Só para você saber, nesta matéria eu utilizei o Google algumas centenas de vezes! Agora o que seria da sua vida cotidiana se seu provedor de banda larga fizesse traffic shapping no seu acesso ao Google? Pois é ... é aqui que a NN é importante para garantir a sua liberdade de acesso ao Google (entre outros serviços inovadores da Internet). Veja aqui a opinião de um importante executivo da Verizon – 2a maior telco americana depois da AT&T - sobre o acesso ao Google: Verizon Executive Calls for End to Google's 'Free Lunch', The Washington Post, 07.feb.2006.

 

Você compartilha algum arquivo na Internet? Você utiliza o BitTorrent? O que você acharia se o seu provedor de banda larga fizesse traffic shapping com seu acesso ao Bit Torrent? Pois é a Comcast – 1a provedora de cabo americana fez traffic shapping no BitTorrent! Já vimos anteriormente nesta matéria o que aconteceu com ela (ver Analysis: FCC Comcast Order is Open Invitation to Internet Filtering, Wired, 20.aug.2008  e  Formal Complaint of Free Press and Public Knowledge Against Comcast Corporation for  Secretly Degrading Peer-to-Peer Applications, FCC, 20.aug.2008).

 

Um outro serviço inovador na Internet é o Skype. Quer queira ou não as telcos, o Skype mostrou para elas “how deep is the hole”! O Skype é uma aplicação típica de VoIP aonde a característica de latência da Internet é muito importante. O que seria então da utilização do Skype se seu provedor fizesse traffic shapping na sua utilização? Com certeza uma lástima. Você não manteria nenhuma conversação no Skype ... ponto! Veja você como a Comcast tá querendo priorizar o seu serviço de VoIP em detrimento dos outros (ver FCC challenges Comcast on VOIP blocking; net neutrality advocates rejoice, The Industry Standard, 21.jan.2009 e também Referências do Google).

 

Em relação a pinião de excutivos de telcos sobre a NN, tem uns mais corajosos. Veja aqui o caso de Neil Berket, CEO da Virgin Media no Reino Unido (ver Virgin Media CEO attacks net neutrality, Digital Spy, 10.apr.2008 e Virgin Media CEO Says Net Neutrality is “A Load of Bollocks”, Torrent Freak) .... “Se você não está preparado para pagar um dinheiro extra, você vai para a fila do ônibus da Internet”.

 

Veja aqui alguns livros importantes: The Future of the Innovationand How to Stop It, Jonathan Zittrain (download grátis); Cosing the Innovation Gap, Judy Estrin; e The Big Switch: Rewiring the World, from Edison to Google, Nicholas Karr).

 

Polêmicas a parte, acreditamos que temos que buscar o equilíbrio e a ponderção em NN. A inovação é muito importante em uma Internet neutra. Sem esta cpacidade muitas aplicações e serviços não teriam sido criados no mundo. Não estamos querendo dizer aqui que o investimento das telcos em redes não tem que ser preservado. Elas gastam fortunas para disponibilizar serviços cada vez mais rápidos para os seus clientes e não podem ser ter a performance das suas redes prejudicadas pelos heavy users.

 

Como o usuário quer cada vez mais uma Internet rápida aonde ele possa acessar tudo e, por outro lado, as telcos querem preservar o seu investimento, acreditamos que no Brasil abre-se um espaço magnífico para a ANATEL reger esta orquestra. Esperamos que ela atue no seu papel de uma Agência de Estado ao regular a NN no Brasil!

 

Não te envolvas em polêmicas de nenhum gênero, nem políticas, nem literárias, nem quaisquer outras; de outro modo verás que passas de honrada a desonesta, de modesta a pretensiosa, … O pugilato das idéias é muito pior que o das ruas; … Seja entusiasta para o gênio, cordial para o talento, desdenhosa para a nulidade, justiceira sempre, … Comenta os fatos com reserva, louva ou censura, como te ditar a consciência, sem cair na exageração dos extremos. E assim viverás honrada e feliz” Machado de Assis em Crônicas - O futuro (1862-1863).

 

Outros trabalhos do mesmo autor aqui: Revista de WiMAX, Trabalhos Publicados.

 

Referências

  1. Referências do Google sobre Net Neutrality.

     

  2. Internet Traffic Prioritisation: An overview, OECD, 06.apr.2007.

     

  3. Network Neutrality, Broadband Discrimination, Tim Wu, Columbia University - Law School, 2003.

     

  4. NGN and Convergence Models, Myths, and Muddle, John Horrocks, DTI (adicionalmente veja Referências do Google sobre John Horrocks).

     

  5. New Lobbying Group Calls for Internet Filtering, Wired, 25.sep.2008.

     

  6. Dê uma olhada … Network neutrality: laissez-faire approach or not?, Rutgers Computer & Technology Law Journal, Summer, 2008, Entrepreneur.com.

     

  7. Net Neutrality: The Technical Side of the Debate: A White Paper, Jon Crowcroft,  University of Cambridge, 2007.

     

  8. Net Neutrality and Consumer Access to Content, Christopher T Marsden, 2007.

     

  9. Michael Madison Blog, Madsionian.net.

     

  10. The Technology Liberation front Blog.

     

  11. Dê uma olhada ... tem boas apresentações aqui: Conference 'Network Neutrality - Implications for Innovation and Business Online', Copenhagen, 30 September 2008.

Várias referências do Blog Dayliwireless:

  1. Neutralidade da rede, NIC.br, 18.abr.2007.
Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3 :: Parte 4

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

A sua operadora do Celular é a mesma da BL fixa?

  Sim, mas não em um combo
  Sim, no mesmo plano
  Não, são diferentes

EVENTOS

 

 

 

Mais Eventos

Produtos Teleco

Faça o download gratuito do relatório

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI