09/03/2009
Em Debate Especial
Aplicações M2M em 3G
Eduardo Prado
Consultor
If you cannot measure it, you cannot improve it - Lord Kelvin.
O mercado de automação (seja ele residencial, predial ou corporativo) vai bombar na próxima década com a massificação da banda larga fixa e móvel!
Veja você a recente sacada no Google (em parceria com a GE) no segmento de energia elétrica residencial: Google: Smart Power RUS, Dailywireless, 10.feb.2009. O Google quer ajudar ao consumidor americano a economizar energia elétrica e ficar cada vez mais “pertinho” dele na sua casa. Eita Google sabido! (apenas 40 milhões de residências nos EUA vão utilizar um Medidor Inteligente de energia em função do Plano de Recuperação de Obama aprovado recentemente).
Esta oportunidade é fruto do novo negócio no segmento elétrico chamado Smart Grid que baseia-se na utilização de diversas tecnologias sem fio (Wi-Fi, ZigBee e WiMAX) e outras, para planejamento energético de longo prazo. Conheça mais sobre o neo-novíssimo business de Smart Grid aqui: ZigBee: The Choice for Energy Management and Efficiency, ZigBee Alliance, June 2007 e San Diego Smart Grid Study Final Report, SAIC and The Energy Policy Initiatives Center University of San Diego School of Law, October 2006. Grandes concessionárias de energia elétrica dos EUA como a SCE (Southern California Edison) e a PGE (Pacific Gas and Electric Company de San Diego) já estavam envolvidas em Projetos Pilotos de Smart Grid. Agora Barak Obama deu um grande empurrãozinho (sic!).
Indo para a Telefonia Móvel, o que são Aplicações M2M em 3G? As comunicações M2M em 3G é uma forma de telemetria (medidas em controle de processos) que é feita através da tecnologia de telefonia móvel HSDPA. As comunicações M2M podem ser utilizadas para monitorar de forma mais eficiente a condição de infraestruturas públicas críticas - como tratamento de água - com uma menor interferência humana. Elas podem auxiliar também as corporações a manterem seus estoques atualizados (conheça mais sobre M2M aqui: How Machine-to-Machine Communication Works, How Stuff Works; M2M Alliance; e M2M: Machine 2 Machine Blog).
O Analista de Indústria Senza Fili Consulting acredita que os serviços verticais representam uma grande oportunidade de crescimento para as Operadoras de Telefonia Móvel fazerem frente aos ARPUs estacionados (ver A high-margin revenue stream for operators and compelling services for enterprises and public entities, Senza Fili Consulting e Vertical Applications = Big Bucks for Broadband Wireless, Dailywireless, 15.sep.2008).
As aplicações verticais incluem suporte para Aplicações M2M, Telemática de Veículos e Gerência de Força de Trabalho. Segundo o Senza Fili, “os serviços verticais podem ser muito lucrativos para as Operadoras de Telefonia Móvel. Eles podem gerar uma receita permanente a partir de um número pequeno de contratos mas cada um com um alto número de conexões”.
Entre os movimentos recentes das Operadoras de Telefonia Móvel na área de M2M temos: (a) a Verizon – 2a maior operadora americana – está tocando o seu projeto de Rede de Acesso Aberto aonde 90% dos dispositivos em processo de certificação são focados nas Comunicações M2M abrangendo um grande leque de sensores, dispositivos de rastreamento, monitores de temperatura, entre outros instrumentos. Os dois primeiros dispositivos certificados para uso aberto na rede CDMA da Verizon (ainda pois ela está migrando para LTE, Verizon: LTE in 25 to 30 Markets By 2010, Dailywireless, 18.feb.2009) são um dispositivo para monitoração de armazenamento em tanques reservatórios da SupplyNet Communications e um bracelete de tornozelo para rastreamento de prisioneiros (ver Verizon Wireless: Rise of the Machines, Unstrung, 15.sep.2008 e Referências do Google sobre o Bracelete); (b) a unidade de negócios Sympac da KPN holandesa anunciou o lançamento de um serviço M2M mundial ofertado pela sua parceira Jasper Wireless (ver Referências do Google e Service providers are a new market for M2M network Jasper, Mobile Messaging Analyst, October 2008; (c) em Outubro de 2008, a AT&T – 1a maior operadora americana – anunciou a criação da sua unidade “Emerging Devices” que vai focar em negócios com dispositivos M2M (ver Referências do Google e Embedded Mobile – M2M solutions and beyond, GSMA Association, Novembro de 2008); e finalmente, (d) a Telenor anunciou também em Outubro de 2008 a sua nova unidade “Telenor Connexion” que focará em novos negócios nesta área (ver Referências do Google).
De acordo com o fornecedor Jasper Wireless, as aplicações chave neste novo segmento são: Terminais POS, Gerência Remota de Serviços, e no futuro, teremos com certeza, o interesse em áreas como Segurança e Telemedicina aumentará. Ver mais sobre aplicações M2M aqui: M2M: Machine 2 Machine Applications. Para conhecer algumas idéias interessantes do ramo de Telemedicina ver: 101 Mobile Healthcare Applications, Dailywireless, 27.jan.2009 e 101 Things To Do With A Mobile Phone In Healthcare, Mobile Health Crowd. Em termos de Brasil, já temos uma aplicação de Telemedicina na Telefonia Móvel voltada para pacientes com Diabetes. Trata-se do produto GlicOnLine da empresa Quasar Telemedicina. Esta aplicação M2M já pode ser acessada através de todas cellcos brasileiras. A Quasar Telemedicina já tem parceria com o Laboratório Abbott Brasil e está em negociação com mais 02 outras indústrias farmacêuticas e uma operadora de saúde brasileira. Eles estão também em negociação com uma cellco de algum país do BRIC para exportar o serviço GlicOnLine.
Uma área importante nos próximos anos no segmento M2M será a Telemática de Veículos – que poderá sofrer atrasos em função da crise que a indústria automobilística está vivendo em virtude do abalo sísmico atual na economia mundial (ver Vehicle Tracking Saves Money, Dailywireless, 21.nov.2008 e Cars Talking WiMAX, Dailywireless, 30.sep.2008). A tecnologia M2M está ganhando tração entre vários negócios através de todas as indústrias segundo notícias da RCR Wireless. De acordo com uma recente pesquisa conduzida pela Beecham Research, 82% dos respondentes de empresas, consideram M2M como “imperativo” e “muito importante” para o futuro das suas empresas. A KORE Telematics patrocinou a pesquisa juntamente com Anywhere Technologies, Maingate, M2M Alliance, ORBCOMM, Sierra Wireless, Telefonica O2, Tridium, Wavecom e Wyless. A revista RCR Wireless tem mais notícias sobre a Telemetria M2M. Ver também sobre a tendência em Automação Industrial Wireless em recente seminário da Frost & Sullivan: Wireless solutions in industrial automation, Processing Talk, 19.feb.2009.
Aproveite e faça aqui um e-Learning (sob registro grátis) sobre a Tecnologia M2M: M2M e-Learning.
E para finalizar, aqui vai uma pergunta: você foi ao grande Congresso de Telecomunicações Móveis em Barcelona agora em Fevereiro? (ver Mobile World Congress, Barcelona, 16-19 February, 2009). Se não foi, do not se apoquente!.
Veja aqui um pouco do muito que rolou por lá:
Mobile World Congress: Handsets, Dailywireless, 16.feb.2009
Mobile World Congress: HSPA, WiMAX & LTE Faceoff, Dailywireless, 16.feb.2009
Netbooks Embed Broadband, Dailywireless, 16.feb.2009
Verizon: LTE in 25 to 30 Markets By 2010, Dailywireless, 18.feb.2009
Samsung WiMAXes MWC, Dailywireless, 18.feb.2009
Vodafone Announces Android for Europe, Dailywireless, 18.feb.2009
Skype Phones: Is This Just Fantasy?, Dailywireless, 18.feb.2009
Mobile World Congress: Femtocells Abound, Dailywireless, 19.feb.2009
Social Media Phones, Dailywireless, 20.feb.2009
Mobile World Congress 2009 Channel, MoCo News
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares