14/09/2009
Em Debate Especial:
Femtocell: Você ainda vai ter a sua na Residência ou Corporação!
Eduardo Prado
Consultor
Álvaro Marques
Diretor Geral da AMTEL e Brasil/America do Sul da Avanti Group Consulting
Em Dezembro de 2003 publiquei a matéria O que poderia ser o "amanhã" do Wi-Fi no Brasil, Site Alice Ramos que continha o seguinte texto:
.... E continuando a inovar – e na frente de todas operadoras de telefonia ocidentais – a KTC (leia-se Korean Telecom Co) anunciou em 4 de novembro de 2003 um plano completo para uma solução de “rede caseira” (dentro do conceito de connected home) combinando Wi-Fi e acesso de banda larga.
A solução da KTC baseia-se em um gateway caseiro (home gateway box) que gerencia conexões wired e wireless entre a internet e os aparelhos eletrodomésticos da casa, incluindo PCs e dispositivos eletrônicos de consumidores. O gateway caseiro suporta serviços de Video-on-Demand (VOD), VoIP, telefone de vídeo, mensagem de multimídia, e segurança caseira. O gateway caseiro pode fazer stream filmes diretamente da web a uma taxa de 1 Mbps para um PC ou para uma TV de internet (Web-enabled TV).
...
Este texto já preconizava o desejo das telcos de entrarem nas residências dos seus clientes prestando serviços diferenciados para estes.
A KTC – uma operadora fixa-móvel foi a 1ª no mundo a manifestar o desejo de “entrar nas residências” com serviços diferenciados para seus clientes.
“ O mundo gira e a Lusitana roda” e ... eis que chegamos a 2009. O desejo das telcos de prestarem serviços bem pertinho dos seus clientes está cada vez mais forte. Veja o caso da oferta da 4Home de serviços residenciais para a “Casa Conectada”.
Já existe o caso de uma telco brasileira pensando no assunto (ver o site At Home Digital).A Net anunciou recentemente duas ofertas (Telefone Convergente e Tela Portátil) para o mercado residencial em parceria com a Thomsom francesa (ver Net anuncia novos serviços com mobilidade, Telesíntese, 11.ago.2009). Na seara do 4G, a Verizon Wireless já sinaliza o seu desejo de prestar serviços de Telemedicina para residências e hospitais (ver Enabling the Next Growth Phase - Investor Relations, Lowell McAdam, President & CEO, 15.jun.2009).
No cenário de telefonia móvel, a T-Mobile dos EUA (grupo Deutsche Telekom) foi a 1ª a “surfar nesta onda” com seu produto convergente HotSpot@Home (Review: HotSpot@Home means the emergence of convergence, Computerworld, 16.jun.2007; T-Mobile launches nationwide converged Wi-Fi, cell service, Computerworld, 27.jun.2007; T-Mobile UMA Goes National, Dailywireless, 27.jun.2007; T-Mobile’s UMA Demoed, Dailywireless, 07.ago.2007 e Hotspot@Home Phone, Dailywireless, 10.dez.2007).
Lembro-me que há 2,5 anos tive um diálogo com uma importante executiva de grande cellco brasileira que disse-me que “não acreditava no negócio de Wi-Fi Residencial” para a telefonia móvel. Ai meus Deus, o que fazer com a miopia destes grandes planejadores das telcos brasileiras? Num sei não!
Agora começa a chegar a vez das cellcos terem o embrião da sua “home gateway box” com uma tecnologia que está sendo muito badalada no mundo da telefonia móvel. Esta tecnologia chama-se Femtocell. O que significa Femto hein gente? Ver aqui Femto (alguma coisa com o alcance de 10 elevado a -15 ... sic!).
Femtocell são pequenas ERBs para o mercado residencial ou corporativo que poderão revolucionar o serviço de telefonia móvel dirigindo o tráfego de telefonia móvel através da conexão de banda larga convencional. Esta alternativa tecnológica será o grande competidor do Wi-Fi nas soluções de Convergência Fixo-Móvel.
As Femtocells são geralmente utilizadas para aumentar a cobertura indoor das redes 3G ou 4G (quando ele chegar). Ao contrário do Wi-Fi, os pontos de acesso de baixa potência com esta tecnologia operam em espectro licenciado e vão conectar os telefones móveis convencionais nas residências, corporações ou ambientes públicos (como shoppings e aeroportos).
As conexões banda larga de ADSL ou cabo são utilizadas para infraestrutura de backhaul . Nós já tínhamos sinalizado a chegada do Femtocell na arena da telefonia móvel aqui nesta matéria do Teleco: Convergência no 3G, 12.fev.2008.
O Femtocell começou a aparecer na mídia no Congresso de GSM de 2006 quando o vendor britânico picoChip demonstrou as ERBs Femtocell para o 3G para o uso em residências e escritórios. A Picochip dizia que as cellcos poderiam instalar estas mini-ERBs como uma alternativa ao Wi-Fi ou a Unlicensed Mobile Access (UMA).
Em Junho de 2006, a PicoChip assinou um acordo com a Korea Telecom (KTC) para desenvolver pontos de acesso de WiBro/WiMAX, chamados Femtocells. Naquela época a KTC já planejava lançar seu serviço de WiBro na Coréia do Sul em 2008 (ver PicoChip + KT, Dailywireless, 21.jul.2006).
Em Abril de 2007, os Femtocells “pipocavam” por todos os cantos ... a Samsung aproveitava para anunciar a sua caixinha Femtocell chamada Samsung UbiCell (ver Hotspots for Cellphones, Dailywireless, 02.apr.2007).
Em Julho de 2007, o Google que já sabemos que não TEM nada de bobo, anunciava sua estréia no mercado de Femtocell investindo no vendor britânico chamado Ubiquisys (ver Google Invests in Femocell Company, Dailywireless, 20.jul.2007). Por que será que o Google quer ter o know-how de Femtocell hein gente? Elementar meu Caro Watson! Isto ficará mais claro para você no futuro meu grande planejador!
Em Setembro de 2007, a Sprint foi a 1ª grande cellco dos EUA a apostar no Femtocell com tecnologia da Samsung (ver Sprint: Femocell at Home, Dailywireless, 17.sep.2007).
Em Novembro de 2007 nasceu o Femto Forum – uma aliança para promover a tecnologia Femtocell – que já começava com as empresas Alcatel-Lucent, NEC, Nokia Siemens Networks e Telefónica O2 no seu board (ver Femto Forum Expands, Dailywireless, 06.nov.2007). Veja este White Paper interessante do Forum: Femto Forum femtocell business case whitepaper, Signals Research, June 2009. ( * ).
No final de 2007, o Google pensava fortemente no leilão de 700 MHz do FCC americano que ia encerrar-se em Março de 2008 com a vitória da Verizon Wireless adquirindo o Bloco C que o Google também queria. Nesta época o Google tinha em mente ter a banda de 700 Mhz e entrar nas residências com sua caixinha da Ubiquisys (ver Google’s 700 MHz Plans, Dailywireless, 30.nov.2007). Nesta época o Google já liderava o mercado americano de vídeo na Internet (ver YouTube Continues to Lead U.S. Online Video Market with 28 Percent Market Share, comScore Video, 30.nov.2007).
Em Março de 2008, a Ubiquisys recebeu também investimento da cellco alemã T-Mobile International AG, subsidiaria de comunicações móveis da Deutsche Telekom AG (ver Ubiquisys Femtocell Gets T-Mobile Investment, Dailywireless, 03.mar.2008).
Em Abril de 2008, o site Unstrung afirmava “que as telcos americanas não sabiam como iriam usar a tecnologia Femtocel nem tão pouco como ganhar dinheiro com ela” (ver Femtocells: A Crapshoot?, Dailywireless, 01.apr.2008).
Em Abril de 2008 de 2008, a maior telco americana a AT&T sinaliza seu interesse em Femtocell e planejava vender 7 milhões de Femtocells do fabricante ip.access com sede em Cambridge no Reino Unido. A ip.access tem como um dos seus investidores a gigante Cisco. Veja você de novo: aonde existe “cheiro de dinheiro” o Google e a Cisco estão presentes (ver AT&T: Femtocells R Us, Dailywireless, 24.apr.2008).
Em Julho de 2008, a Sprint americana anuncia o lançamento comercial de seu serviço de Femtocell usando a tecnologia Airave (ver Sprint to Launch Femtocell in Homes, Dailywireless, 02.jul.2009 e Sprint Rolls Out Home Femtocells, Dailywireless, 30.jul.2009).
Em Outubro de 2008, a Comcast (a maior empresa de cabo americana) que entrou como uma das acionistas da Clearwire (leia-se Sprint, Clearwire, Time Warner, Intel e Google) anunciou que iria utilizar Femtocell no seu serviço de WiMAX (ver AWS: Strike Out for Comcast?, Dailywireless, 06.oct.2008).
Um fato que já sabemos: a Ericsson não acredita em WiMAX ... um fato que não sabíamos: a Ericsson é cética em relação ao Femtocell (ver The future of 4G wireless, according to Ericsson, ZD Net UK, 14.oct.2008).
Em Novembro de 2008, a 2ª maior cellco da Cingapura – a StarHub - anuncia o serviço de Femtocell para 3G pelo módico preço de US$ 16 mensais por um ano de contrato utilizando a tecnologia da Huwaei (ver Singapore Launches Femtocell Service, Dailywireless, 28.nov.2008).
A Verizon Wireless foi a 1ª cellco no mundo a dizer que ia implantar o LTE (4G do GSM) e de fato fez seu piloto agora em Julho de 2009 (ver Verizon Calls on LTE, Dailywireless, 17.aug.2009). A Verizon será a 1ª cellco do mundo a implantar uma rede 4G GSM. A Verizon acredita que a tecnologia Femtocell do LTE ou um ponto de acesso de Wi-Fi é realmente um componente crítico da maneira como os clientes vão querer banda larga nas residênciais.
Em Dezembro de 2008, a Verizon sinalizou que a sua Femtocell provavelmente incluiria Wi-Fi. O rádio Wi-Fi deveria ser utilizado por outros dispositivos nas residências que não têm rádios celulares (ver Verizon Jumps LTE Rollout, Dailywireless, 10.dec.2008).
A Verizon Wireless anunciou em Janeiro de 2009 seu serviço de Femtocell a um custo de US$ 250. Conheça este serviço aqui: Verizon to Offer $250 Home Femtocell, Dailywireless, 19.jan.2009. A maioria das Femtocells suportam até 4 usuários simultâneos. Veja este White Paper interessante sobre Femtocell: Who Makes What: Femtocells, Light reading, 05.jan.2009.
Nos EUA, a Sprint já tem seu produto Femtocell Airave, a Verizon já tem o seu Wireless Network Extender, e T-Mobile já tem o seu HotSpot@Home mas faltava apenas a 1ª cellco americana, a AT&T. Em Janeiro de 2009, a AT&T anunciou que ia entrar no jogo das microcélulas, segundo o site Engadget (ver Femtocells for Everyone, Dailywireless, 26.jan.2009).
Este ano em Fevereiro, no Mobile World Congress de Barcelona tivemos vários anúncios de Femtocell. Dê uma olhada aqui: Mobile World Congress: Femtocells Abound, Dailywireless, 19.feb.2009.
Olha o Femtocell em WiMAX da Comcast chegando aí minha gente! De acordo com o site Unstrung, Dave Williams – o VP Senior de Wireless e Tecnologia da Comcast, disse em Junho de 2008 que um elemento chave para o deal na Clearwire da Comcast é que 5 MHz do espectro foi reservado ao lado para implantações de Femtocells de WiMAX. “Se nós construímos nossa própria rede de Femtocell nós não temos que pagar por isto.
Então nós temos um real interesse em construir Femtocells. A Comcast investiu 1 BUS$ na Clearwire. Em Março de 2009, a Comscast sinalizou que estará implantando sua rede em Portland em meados do ano (ver Comcast: Mobile WiMAX this Summer in Portland, Dailywireless, 13.mar.2009).
Um grande lance para garantir a disseminação da tecnologia: ter um padrão suportado Forum internacional. Isto é condição necessária mas não suficiente ... lembrem-se do caso do WiMAX ... Femtocell ganha seu padrão no 3GPP em Abril de 2009 (ver Femtocells Get a Standard, Dailywireless, 08.abr.2009).
O Femto Forum e o WiMAX Forum anunciaram em Junho de 2009 um plano para trabalharem em conjunto (ver WiMAX Femtocell Planned, Dailywireless, 03.jun.2009).
Veja aqui as notícias do Femtocell World Summit que ocorreu em Londres em Junho de 2009 (ver Femtocell World Summit, Dailywireless, 23.jun.2009). Um destaque agora em Femtocell. Chegou a vez da Vodafone ... Vodafone anunciou seu primeiro lançamento comrecial de Femtocell chamado Access Gateway utilizando tecnologia da britânica picoChip. A Vodafone compartilha a visão de uma rede outdoor chamada Metro Femtocell (Ver Vodafone Dreams of Metro Femto, Operators Eye LTE Metro Femtos, and picoChip Touts LTE Femto).
Ver também The Femto Future, Light Reading, 05.jan.2009. O vendor picoChip tem um approach mais radical da Femtocell. A empresa acredita que todas as estações radio-base instaladas serão pequenas células Femtocell. A natureza da tecnologia LTE clama por mais sites de células para alcançar melhorias de capacidade plena, e significa que as estações rádio-base terão que ser pequenas. Pense em Femtocells nos postes de lâmpadas (sic!).
Em recente pesquisa, o Analista de Indústria Forrester Research sinalizou que o negócio de rede residencial pode ser um grande nicho (ver Americans Continue To Adopt Digital Lifestyle, Forrester, 02.sep.2009). Várias empresas (telcos & vendors) estão apostando algumas “fichas” neste business.
A 2ª maior telco americana e a maior provedora de FTTH americana – a Verizon – já oferta uma rede dixa dentro da casa do assinante com o seu produto de IPTV chamado FiOS (ver FiOS: Too Risky? , Dailywireless, 20.aug.2008). A AT&T – a 1ª telco americana – faz o mesmo com seu serviço de IPTV chamado U-Verse (ver referências do Dailywireless: AT&T + Ruckus = Wireless HDTV?, 19.may.2009 e AT&T’s IPTV Lowers Expectations, 06.nov.2007).
Com vemos, existe uma tendência das telcos fixas “entrarem nas residências” via serviço de IPTV. Make a lot of sense for us! Apesar de algumas ofertas como as da AT&T e Verizon, o PC tem se tornado para muitas pessoas – na falta de coisa melhor - o gateway do entretenimento residencial, especialmente entre a “garotada” jovem, que não tem “grana” para pagar um serviço de IPTV de alta definição. O PC tem seus benefícios especialmente quando é utilizado para gerenciar dispositivos conectados via Wi-Fi.
Entre as telcos e as empresas de cabo, existem também a tendência de apostarem em serviços de rede como o multiroom DVR. Os vendors Cisco e Intel estão ambos tentando criar protocolos sem fio para redes residenciais para auxiliar os consumidores no gerenciamento dos seus dispositivos caseiros.
O approach da Intel mantém o PC como dispositivo gerenciador central, ao contrário da Cisco que está tentando emplacar o protocolo HNAP para permitir que os dispositivos residenciais se comuniquem entre si sem utilizar o PC (ver Wireless HDTV: Battle of the Bands, Dailywireless, 14.jul.2009 e The Battle for the Home Network Pits PCs Against Set-top Boxes, GigaOM, 23.jun.2009).
Uma visão interessante e abrangente da aplicação desta tecnologia e de novos serviços é apresentada pela NEC em seu website com uma seção dedicada a Femtocell e chamada por ela de "Lifestyle Passport" onde se encontram uma série de vídeos e artigos ilustrando esses novos conceitos e facilidades.
A tecnologia Femtocell pode representar um momento muito importante para as cellcos “entrarem nas residências” e venderem mais serviços para seus assinantes, tais como: segurança, entretenimento, conectividade Wi-Fi, gerenciamento de dispositivos de energia elétrica (na linha do Smart Grid), entre outros.
Agora chegou sua vez cellco .... dê asas a sua imaginação!
( * ) Há um grande interesse do Board do Femto Forum na participação das operadoras, vendors e demais empresas envolvidas com o assunto na America Latina, e pede que através do envio de um email aos autores deste artigo, os interessados manifestem seu interesse na formação de um SIG (Special Interest Group) America Latina. O Board também convida os interessados a participar em Novembro próximo do “Femtocell Americas 2009”.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares