12/01/07 

Em Debate Especial

 

Soluções de Banda Larga para o Brasil

 

 

A Banda Larga tem sido a grande responsável pelo incremento de receita das Operadoras do STFC e de TV por Assinatura. Sua evolução e aumento de oferta mudará o ambiente competitivo que incluirá os serviços móveis e certamente trará novos players ao mercado.

 

A banda larga é entendida no Brasil como conexões de velocidade superior a 56 Kbps.

 

O acelerado crescimento brasileiro da base de computadores pessoais e a grande penetração da televisão nos domicílios, prenunciam um cenário de oportunidade de negócios em função do aumento de banda.

 

O Teleco inicia esta semana o debate sobre a Banda Larga no Brasil, que terá textos escritos por diversos executivos de empresas diretamente envolvidas neste mercado. Nas próximas semanas serão abordadas as perspectivas de soluções DSL, Cabo, WiMax, 3G, PLC, Fibra Óptica e Satélite e os impactos daí decorrentes.

 

O Brasil terminou 2006 com mais de 5 milhões de conexões Banda Larga e uma densidade de cerca de 3 conexões por 100 habitantes. Ele está 5 anos atrás da média dos países da OCDE (mais detalhes)

 

Apesar de ter apresentado um crescimento de 50% em 2006 a oferta de Banda Larga no Brasil não está conseguindo atender a demanda existente tanto em cobertura como em velocidade.

 

Apenas em grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo o usuário tem à sua disposição vários provedores e oferta com velocidades superiores a 1 MBit/s.

 

O ADSL das operadoras de telefonia fixa, por exemplo, responde por 77% das conexões Banda Larga do Brasil. Está, no entanto, disponível em menos de 30% dos municípios brasileiros e mesmo assim com cobertura limitada. Em municípios menores as soluções wireless (via rádio ou satélite) são a única alternativa disponível de acesso Banda Larga. A exceção fica por conta dos poucos municípios que implementaram acesso WiFi ou PLC para a população ou parte dela, com Barra do Piraí, no Rio de Janeiro e Barreirinhas no Maranhão.

 

O acesso Banda Larga à Internet é peça fundamental para a inclusão digital. Assim como no passado a meta era universalizar o telefone fixo, hoje o importante é universalizar o acesso à Banda Larga. Isto sem falar da importância de existirem soluções de Banda Larga acessíveis para pequenas e médias empresas em todo o Brasil.

 

Diante deste cenário, as personalidades do setor convidadas pelo Teleco discutirão nas próximas semanas as soluções para aumentar o acesso à Banda Larga no Brasil. Serão discutidas questões como:

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