Publicidade

25/03/07 

Em Debate Especial

 

Soluções de Banda Larga para o Brasil

 

O Teleco promoveu entre janeiro e março de 2007 um debate sobre as soluções de Banda Larga para o Brasil, entre elas o DSL (que utiliza a linha telefônica), o Cable modem (das operadoras de TV a Cabo), a Fibra Óptica e o PLC (que utiliza a rede de energia elétrica). No campo das soluções wireless Wimax e 3G aparecem como as principais alternativas.

 

A principal constatação do debate é de que, como afirmou Jonio Foigel:

"... existe espaço para as várias tecnologias, pois nenhuma delas, de forma isolada, pode ser considerada uma solução universal, cost-effective, para todo ou qualquer cenário de implementação, sem levar em conta o modelo ou tipo de rede existente, a densidade populacional a ser atingida e as diferentes ofertas de serviços."

As soluções estão disponíveis, como apontaram os autores em seus artigos, cabe agora discutir como estimular o crescimento da Banda Larga no Brasil, o que será objeto de outros artigos na seção Em Debate.

 

Apresenta-se a seguir um sumário das principais conclusões dos artigos apresentados.

 

A necessidade de Banda Larga

 

O artigo DSL e suas evoluções, de Jonio Fogel, apresentou um sumário das tecnologias de acesso e analisa o futuro da tecnologia DSL.

 

Segundo projeções da Alcatel-Lucent será necessário uma banda de 25 a 60Mb/s no downlink, e entre 5 a 13 Mb/s no uplink, para, além do acesso à Internet, suportar simultaneamente serviços como TV de alta definição e VoIP, entre outros.

 

Na visão do executivo, "O VDSL2, combinado com a fibra (FTTN ou FTTB) é portanto a escolha adequada para prover estes serviços sobre pares de linhas telefônicas na última milha."

 

Já para Foad Shaikhzadeh em seu artigo FTTH – Banda Larga à Prova de Futuro, "o futuro da banda larga está sem dúvida nas redes FTTH, pois elas são as únicas que maximizam a largura de banda disponível para cada residência, fazem com que a rede da operadora possa ser a prova de futuro permitindo adicionar serviços adicionais, aumentam a satisfação do usuário e diminuem despesas operacionais futuras.

 

A importância da competição

 

Em seu artigo, TV por Assinatura - A alternativa de difusão do acesso em banda larga, Fernado Mousinho, mais que discutir aspectos tecnológicos, ressaltou o esforço das empresas de TV por Assinatura em se constituir " como uma alternativa real de concorrência, ao levar ao consumidor o conceito multisserviços, com a primeira oferta triple play".

 

A necessidade de agir

 

A necessidade de agir foi o recado principal dos artigos que tratam das tecnologias wireless (Wimax e 3G).

 

Maurício Coutinho, em WiMAX: Discussões antigas, nova realidade, ressaltou que " As constatações e as previsões deixam claro que o WiMAX está maduro e que seus modelos de utilização estão em franco processo de maturação. O fato é que não há mais o que se discutir sobre a tecnologia, que vem demonstrando eficiência na oferta de serviços de banda larga, grande potencial de ser um elemento catalisador de iniciativas de inclusão digital (iniciativas como as das cidades de Osasco e Parintins demonstram isso) e mostra ser promissora quando o assunto é mobilidade. A discussão sobre como desenvolver o WiMAX em todas estas frentes é o que nos cabe agora.

 

 

Marco Aurélio Rodrigues, em A Contribuição da 3G para o Crescimento do Brasil, apresentou o papel da 3G no desenvolvimento do país e ressaltou que "a 3G nada mais é do que uma atualização mandatória das redes de telefonia celular, viabilizada exclusivamente por investimentos da iniciativa privada". Complementou seu artigo afirmando: "Ao governo, basta colocar em leilão as freqüências já reservadas para a 3G desde o ano 2000, dando oportunidade à iniciativa privada realizar seus investimentos."

 

 

O PLC vai deixar de ser uma Tecnologia de nicho?

 

Pedro Jatobá, em seu artigo "A Tecnologia PLC: Power Line Communication" apresentou o estágio atual de desenvolvimento desta tecnologia e levantou as seguintes questões sobre o futuro da tecnologia PLC:

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI