12/01/07
Em Debate Especial: 3G
O Teleco promoveu entre janeiro e março de 2007 um debate sobre as soluções de Banda Larga para o Brasil (mais detalhes). Entre as soluções discutidas Wimax e 3G aparecem como as principais alternativas wireless.
O Teleco inicia esta semana o debate sobre 3G no Brasil, que terá textos escritos por diversos executivos diretamente envolvidos neste mercado.
Os sistemas de 3ª Geração (3G) do celular já são uma realidade em países da Europa, Estados Unidos, Austrália e Japão. Existiam no final de 2006 mais de 150 milhões de celulares 3G em operação no mundo. (mais detalhes)
No Brasil a Vivo foi a primeira operadora de celular a ter uma rede 3G (EVDO), embora com cobertura limitada a apenas algumas regiões de 24 cidades brasileiras. A Telemig Celular anunciou que estará colocando em operação até junho deste ano uma rede 3G (WCDMA/HSDPA) em Belo Horizonte. (Mais detalhes).
A Anatel, por sua vez, já definiu as novas bandas que poderão ser utilizadas como discutido em: 3G e o xadrez das frequências de celular no Brasil
A 3G acrescenta aos sistemas atuais de celular uma conexão de dados com velocidades próximas a 1 Mbit/s que coloca em outro patamar a utilização de serviços no celular como:
Além disto, as conexões 3G são uma alternativa de acesso Banda Larga à Internet (Banda Larga Móvel). A conexão de um computador (Desktop ou Notebook) à Internet é efetuada utilizando como modem o próprio telefone celular, um celular na forma de uma placa PCMCIA ou um pequeno modem 3G com uma porta USB.
Diante deste cenário, as personalidades do setor convidadas pelo Teleco discutirão nas próximas semanas questões relativas à implantação do 3G no Brasil, tais como:
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares