02/02/08 

Em Debate Especial: Perspectivas para 2008

 

O Teleco promoveu em janeiro de 2008 um debate sobre as "Perspectivas para 2008", que contou com os seguintes artigos:

 

2008: Um ano de Retomada dos Investimentos em Infra-estrutura

Ronaldo Sá, Orion Consultores Associados

O 3G chegou no Brasil!

Eduardo Prado, Consultor

Perspectivas para 2008: banda larga com competição ou concentração?

Silvia Regina Barbuy Melchior

O setor de telecomunicações no Brasil em 2008

Raul Aguirre, Managing Partner, AT Kearney Latin America

 

As principais conclusões apresentadas nos artigos do debate são apresentadas a seguir, ilustradas por citações retiradas dos artigos apresentados.

 

 

A Retomada dos Investimentos em Infra-estrutura

"Pelo que pudemos coletar e analisar das informações disponíveis e pelas ações já confirmadas pelo Governo, pela Anatel e pelas operadoras, teremos um ano de grande aumento nos investimentos em infra-estrutura de telecomunicações, investimentos esses que já foram iniciados e que sofrerão aceleração a partir do 1º trimestre mas que só deverão começar a produzir seus resultados a partir do 3º trimestre do ano de 2008."

Ronaldo Sá,

Competição e Concentração

"2008 é um ano que se inicia com grande possibilidade de mudanças. Esforços deveriam ser direcionados efetivamente ao aumento da competição e não na concentração injustificável de mercados que só beneficia interesses privados sem que traga também benefícios à coletividade. Muitos dos atos de concentração apresentados estão para serem avaliados pela Agência e Cade. Isso significa que a análise e eventual aprovação podem incluir compromissos para mitigar os impactos negativos na concorrência abrindo-se caminho para maior competição e eficiência dos agentes e garantindo inovação e investimento."

Silvia Melchior

A consolidação da indústria é um fenômeno extremamente interessante, com as forças de mercado finalmente corrigindo e convergindo os players para formar mega grupos ou poucos e grandes provedores interados de serviços. Certamente, a criação da super tele Brasileira finalmente parece pronta a acontecer, dando ao Brasil a oportunidade de participar do jogo da expansão e ou alianças internacionais, jogo no qual estava inexplicavelmente ausente.

Raul Aguirre

 

3G e Wimax

Pode anotar no seu caderninho: Vai iniciar-se uma nova era no mercado de telecomunicações brasileiro com o encerramento do Leilão de 3G em 21.dez.2007 ... O Leilão foi um grande sucesso no Brasil! Governo arrecagou 5,33 BR$ e teve um ágio global de 86,65% em relação ao preço mínimo fixado de 2,8 BR$.

Eduardo Prado

 

A grande chance do WiMAX Móvel na arena com o 3G (e LTE no futuro) é ter um espaço diferenciado na área de dispositivos móveis de consumo. O que isto significa: que os grandes “fiadores” do WiMAX – como a Intel – devem estimular a criação de um ecosistema de mobilidade aonde os chipsets de WiMAX Móvel sejam disseminados em um grande conjunto de dispostivos móveis como laptops e PDAs a dispositvos de MP3 e aparelhos celulares, de forma a encorajar a criação da espécie de um novo mercado.

Eduardo Prado

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual a velocidade de acesso à Internet que seria suficiente para você no celular?

  <10 Mbps
  10 a 50 Mbps
  50 a 100 Mbps
  100 a 500 Mbps
  500 a 1 Gbps
  <1 Gbps

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI