10/08/2012
Teleco 10 anos: Os Principais Desafios do Setor de Telecom no Brasil
10 anos de Teleco
Eduardo Tude
Presidente do Teleco
O Teleco está completando 10 anos de existência, período em que acompanhou de forma continua o desenvolvimento das telecomunicações no Brasil e no mundo, facilitando acesso às informações, resgatando sua história, promovendo debates e analisando o desempenho do setor.
Para comemorar esta data, estamos promovendo uma série especial de artigos na nossa seção em debate. Durante o segundo semestre publicaremos semanalmente artigos escritos por personalidades do setor com o tema:
“Teleco 10 anos: Os Principais Desafios do Setor de Telecom no Brasil”
O cenário das telecomunicações do Brasil em 2002, quando o Teleco nasceu, era bem diferente do atual:
Neste período a densidade do celular passou de 19,7 para 130 cel/100 hab. enquanto a de telefones fixos ficou estagnada.
Entre 2002 e 2011 o celular passou a estar presente em 100% dos municípios brasileiros, a quantidade de usuários de Internet passou a ser cerca de seis vezes maior, e a receita e investimentos anuais mais que dobraram.
O celular tornou-se o principal serviço de telecomunicações do Brasil, acessível a todos os brasileiros graças ao sucesso do pré-pago que representa 81,7% dos celulares ativos.
O crescimento do celular foi suportado por uma constante evolução tecnológica. Em 2002, apenas 5% dos celulares do Brasil eram GSM, 93% eram de tecnologia TDMA ou CDMA.
Em junho de 2012, 77% dos celulares do Brasil eram GSM e 18% 3G (WCDMA).
Este cenário deve apresentar também profundas transformações nos próximos 10 anos. A banda larga (fixa e móvel) é a grande demanda da sociedade e deve ser o serviço a apresentar o maior crescimento nos próximos anos.
Atender a esta demanda exigirá a construção de uma nova infraestrutura de rede com a fibra óptica chegando cada vez mais perto da residência, do escritório e das ERBs. As tecnologias predominantes nas redes daqui a 10 anos devem ser 4G, FTTH e outras que ainda nem existem.
Da mesma forma, a Internet 1.0 com sites na web como o Teleco, passou pelas transformações das redes sociais e caminha para a Internet móvel nos Smartphones.
Na sociedade conectada, o usuário está cada vez mais dependente das telecomunicações e por consequência cada vez mais exigente. Tolera cada vez menos interrupções do serviço e áreas sem cobertura. Quer que o serviço esteja disponível o tempo todo e em todos os lugares.
Esta realidade e muitas outras transformações trazem uma série de Desafios para o Setor de Telecom no Brasil nos próximos 10 anos.
Elas serão o objeto da discussão na série especial do "Em debate" que se inicia com este artigo.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Faça o download gratuito do relatório
Mais Webinares