Publicado: 23/09/05

Em Debate

 

 

A possível diferença na contagem do número de Celulares no Brasil

 

 

José Luis De Souza

Diretor do Teleco

 

Recentemente a Vivo sugeriu que está havendo duplicidade na contagem de celulares no Brasil. A diferença de critério de contagem de clientes celulares da Vivo em relação a seus concorrentes justificaria a perda de market share experimentada pela operadora. Clientes de operadoras de GSM poderiam estar adquirindo novos SIM Cards sem desativar os existentes. As declarações da Vivo foram publicadas em jornais como Gazeta Mercantil de 24 de maio de 2005.

 

Estudo do Yankee Group publicado na revista Mobile Communications em março deste ano, tenta identificar o número de clientes (e não o número de celulares) em países da Europa. O estudo procura identificar os mercados nos quais as operadoras deveriam focar em atrair novos clientes (que ainda não têm um celular) e aqueles onde reter clientes seria mais vantajoso, procurando definir que mercados estão mais perto da saturação. Ou seja, o estudo procura identificar o porcentual de pessoas que possuem celulares, buscando definir que porcentual de clientes possui 2 e mais que dois celulares (ou Sim Cards).

 

Com metodologia própria o estudo conclui por exemplo, que a França, que tem 74% de penetração (densidade) de celulares pelos números oficiais, teria 48% de penetração de clientes. Que a Espanha, que apresenta 96% de penetração de celulares, teria 61% de penetração de clientes. A Itália, cujos números oficiais mostram 107% de penetração de celulares, teria 68% de penetração de clientes. E assim o Reino Unido 102% de penetração de celulares para 77% de penetração de clientes e a Alemanha de 84% de penetração de celulares para 56% de penetração de clientes.

 

Em fevereiro de 2005 estes países apresentavam os seguintes números, segundo a revista:

 

País

Celulares

(milhares)

Crescimento Anual

(%)

Pré-Pago

(%)

Penetração*

Alemanha 68.603 9,53 50 83,66
Espanha 38.490 3,22 53 96,47
França 44.086 7,30 38 73,85
Itália 61.288 9,64 84 106,77
Reino Unido 60.955 13,39 67 102,10

* Celulares por 100 habitantes.

 

No Brasil estes números, em abril e março de 2005, eram:

País

Celulares

(milhares)

Crescimento Anual

(%)

Pré-Pago

(%)

Penetração

Brasil (abr/05) 70.790 40,6 80,52 38,61
Brasil (mar/05) 68.635 39,7 80,27 37,47

 

Vejo que o momento é adequado para debatermos o assunto e proponho analisarmos a questão a partir dos pontos abaixo, esperando que a comunidade de Telecomunicações coloque suas opiniões e levante novos pontos para enriquecer o entendimento comum da questão. Penso que com conceitos aceitos por todos e até oficiais poderemos chegar mais rapidamente a conclusões sobre nosso mercado.


Critério de Contagem de Celulares Ativos


Celulares ativos são aqueles que geram receita para a operadora, seja esta receita oriunda dos gastos diretos do dono deste celular ou da interconexão nas chamadas associadas ao terminal.

 

Os celulares pós-pagos ativos são aqueles que podem receber e/ ou originar chamadas, pois têm seus limites de crédito respeitados. Os inativos, normalmente, são os inadimplentes ou aqueles que pediram o desligamento temporário de sua linha.

 

Os celulares pré-pagos inativos são aqueles que não possuem créditos válidos na plataforma, estão fora do prazo de recarregar e que estão há um certo tempo sem gerar receita para a operadora. Os demais são pré-pagos ativos. Este certo tempo varia de operadora para operadora. Algumas consideram 60 dias, outras 90, etc.

 

Como o porcentual de pré-pagos é elevado, os diferentes critérios podem causar diferenças significativas de contagem de clientes celulares de operadora para operadora..

 

As operadoras informam mensalmente o número de clientes celulares ativos, pré e pós-pagos, à ANATEL e pagam a taxa de fiscalização (FISTEL) pela diferença de clientes ativos em relação ao mês anterior.


Densidade (Penetração do Serviço)

Densidade é o número de celulares ativos por 100 habitantes. Assim, a densidade no Brasil é obtida dividindo-se o número de celulares ativos divulgado pela ANATEL pela população do mês estimada pelo IBGE; este resultado é multiplicado por 100 para expressar o número de celulares por 100 habitantes.

 

O número de pessoas que possuem celulares não é um dado oficial, razão pela qual desenvolvem-se métodos próprios para encontrar este número.


Porcentual de Pré-Pagos


É o porcentual de celulares pré-pagos entre os celulares ativos. O porcentual de pré-pagos é obtido a partir dos dados de celulares ativos pré e pós-pagos fornecidos pelas operadoras à ANATEL.


Market Share


Market Share (participação de mercado) de uma operadora é o porcentual do número de celulares ativos desta operadora em relação ao número total de celulares ativos do País. O Market Share de uma operadora é obtido a partir dos dados de celulares ativos informados pelas operadoras à ANATEL.


A informação de Market Share informada internacionalmente é a referente ao País. Como apenas a TIM cobre todo o Brasil, algumas vezes operadoras Brasileiras divulgam dados de Market Share por elas calculados que se referem apenas à sua área de atendimento, o que pode confundir o leitor.


ARPU (Average Revenue Per User)


O ARPU – receita media por celular ativo – é obtido dividindo-se a receita líquida de serviços da operadora pelo número de celulares ativos.

 

Como o ARPU é um importante valor de referência para o mercado, o lógico é que as operadoras procurem ter critérios de contagem de número de celulares ativos que não distorçam o cálculo do ARPU, que finalmente será comparado com os valores de suas concorrentes.

 

Note-se que quanto maior é a densidade de celulares, menor é o ARPU. Isto se deve ao fato de que as camadas da população de menor poder aquisitivo gastam muito menos com seus celulares que as de maior poder aquisitivo e que estas adotam o celular muito antes que as camadas de menor renda.


Crescimento Anual


O Crescimento Anual é a variação do número de celulares ativos nos últimos doze meses. Portanto, para que sejam válidas, as comparações devem levar em conta os mesmos períodos de análise.

 

Os números das 5 maiores operadoras Brasileiras em março de 2005:

 

- Março 2004 Março 2005

Celulares

(milhares)

MKT Share

ARPU

(R$)

Celulares

(milhares)

MKT Share

ARPU

(R$)

Vivo 21.876 44,5% 36,3 26.957 39,3% 28,8
Tim 9.123 18,6% 39,7 14.650 21,4% 35,7
Claro 9.957 20,3% 29,0 14.292 20,7% 26,0
Oi 4.408 9,0% 23,8 7.250 10,5% 21,1

Telemig/

Amaz

3.432 7,0% 36,3 4.136 6,0% 25,7

OBS.: ARPUs da Vivo estimados pelo Teleco com base nos relatórios da operadora.

 

 

- Variação Março 2004 - Março 2005

Celulares

MKT Share

(Pontos porcentuais)

ARPU

Vivo 23,2% -5,2% -20,7%
Tim 60,6% 2,8% -10,1%
Claro 43,5% 0,4% -10,3%
Oi 64,5% 1,5% -11,3%

Telemig/

Amaz

20,5% -1,0% -29,2%

 

Note-se que, como esperado, todos os ARPUs caíram de 2004 para 2005, com o aumento da densidade de celulares no Brasil. Como o mercado continua em crescimento há de se esperar que os ARPUs continuem decrescendo.

 

Troca de aparelhos

No ano passado a indústria de aparelhos celulares instalada no Brasil distribuiu no mercado Brasileiro cerca de 30 milhões de aparelhos, dos quais cerca de 20 milhões foram para novos clientes, o que sugere que cerca de 10 milhões de aparelhos supriram o mercado de troca de aparelhos (GSM e CDMA por TDMA e upgrade de modelo, por exemplo).

 

E os aparelhos usados, para onde foram? Os números não são tão frios assim. Um porcentual significativo de aparelhos usados volta ao mercado, normalmente em novos números pré-pagos. Além disso, as operadoras e seus canais de distribuição terminaram o ano de 2004 com um considerável estoque de aparelhos celulares. Isto, certamente, contribuiu para as baixas vendas dos fornecedores nos primeiros meses do ano, com a conseqüente maior exportação.


O Debate


De volta ao debate, a questão colocada pela Vivo é se os números informados pelas concorrentes traduzem a realidade do mercado. Ou seja, se o número de celulares informado é o número de celulares ativos ou não.

Entendo que este é um importante debate para o setor e torço para que vocês expressem suas visões por este canal.

 

José Luis De Souza

 

 

Clique aqui para ler os comentários de:

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quais canais você mais assiste na TV por Assinatura?

  Esporte
  Filmes/séries
  Notícias
  TV aberta (Globo, Band, SBT, ...)
  Documentários
  Outros
  Não tenho TV por Assinatura

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI