26/10/2012

Em Debate

 

 

 

 

 

Desafios da IPTV no Brasil*

 

João Moretti

Diretor geral da MobilePeople

 

 

 

A Internet Protocol Television (IPTV) tem sido muito discutida neste segundo semestre de 2012. Algumas empresas já estão anunciando investimentos no setor e até o serviço em algumas cidades, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Mas ainda temos que dar alguns passos para que este serviço se torne realidade.

 

Um relatório divulgado pela consultoria Dataxis estima que em 2017, o Brasil terá 3,9 milhões de usuários do serviço de IPTV. Se os números se confirmarem, representarão 9% da base de assinantes da TV paga no período. Neste mesmo estudo, intitulado "mercado de IPTV no Brasil 2012-2017", a consultoria estima o aparecimento de ao menos 200 novas empresas de TV paga no mercado brasileiro.

 

No cenário atual, as empresas do setor têm feito investimentos principalmente na ampliação das redes de fibra óptica, afinal, são fundamentais para que a IPTV chegue à casa dos brasileiros. Estas redes são as mais utilizadas porque são menos suscetíveis à interferência eletromagnética e ainda possuem a capacidade de transmitir uma grande quantidade de dados. Outra vantagem é que o vidro, material mais comum na fabricação das fibras, é um mineral abundante.

 

Inicialmente, há um alto investimento em infraestrutura para implantar as redes de fibra óptica. O custo de compra e manutenção da fibra óptica ainda é elevado e a fragilidade do material também é uma desvantagem. Mas quando tudo estiver pronto vários serviços poderão se oferecidos através destas redes, e daí para frente é só obter os lucros.

 

A IPTV também traz desafios quando falamos de conteúdo. Afinal, se a grande vantagem deste serviço é a interatividade e o conteúdo diversificado, é necessário contar com aplicações que tornem o uso da IPTV uma boa experiência para os consumidores. Neste setor quem se destaca é a Microsoft, com o Mediaroom, que conta com 23% de market share no mundo, segundo estudo da ABI Research.

 

O Mediaroom tem se destacado por ser uma solução para criação de aplicativos multiplataforma, sem a necessidade de instalação local. Isto porque eles podem rodar de um servidor na nuvem. Contudo, nesta hora surge outra questão, encontrar empresas que ofereçam aplicações desenvolvidas com esta plataforma e profissionais capacitados para desenvolver com esta tecnologia.

 

Mas todos esses entraves são pequenos perto dos benefícios que a IPTV trará. Tudo o que é novo exige investimentos iniciais e é nesta fase que a IPTV se encontra aqui no Brasil. Todos os interessados, direta e indiretamente, em oferecer este serviço precisam investir para no futuro colher os frutos. E como a tecnologia avança cada vez com maior rapidez, com certeza, a colheita acontecerá em breve.

 

* Por João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas.

 

 

 

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