Publicidade

30/04/07

Em Debate Especial: 3G

 

 

 

3G

Sumário

 

 

Mario Cesar Pereira de Araújo

Presidente da TIM

 

 

Súmário :: Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

Sumário

 

O objetivo deste artigo é apresentar o ponto de vista da TIM em relação à introdução do 3G no Brasil. Em síntese, acreditamos que as condições para a implantação da tecnologia no país estão amadurecendo rapidamente, principalmente pela(o):

Adicionalmente, é fato que, além de proporcionar a oferta de serviços multimídia avançados, o 3G poderia contribuir para a universalização de banda larga no país, viabilizando também a entrada das operadoras móveis no processo de convergência.

 

Consequentemente, a licitação das freqüências para a 3ª geração no Brasil deveria ser feita o quanto antes, garantindo a coordenação no uso das mesmas e isonomia entre as operadoras móveis. Em termos práticos, defendemos a licitação simultânea das freqüências em 1,9 GHz (banda L) e das freqüências em 1,9-2,1 GHz (reservadas par a implantação do 3G no Brasil), uma vez que:

As condições necessárias para o início da implantação do 3G no Brasil estão no caminho certo e os potenciais ganhos com o aumento da competição entre as operadoras de telecomunicações, resultantes da inclusão das operadoras móveis no processo de convergência, tornam ainda mais importante (e urgente) a condução das licitações pelo regulador.

 

Súmário :: Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual o principal indicador de qualidade das operadoras de celular?

  Velocidade do acesso
  Tempo de reparo
  Contas sem erro
  Estabilidade da conexão
  Atendimento ao usuário
  Cobertura

EVENTOS

 

Mais Eventos

Consultoria Teleco

SEÇÃO PATROCINADA

Conheça o editor que conquistou o Brasil: o poder da IA do Wondershare Filmora na palma da sua mão

TelecomWebinar

Mais Webinares

SEÇÃO HUAWEI