30/04/07
Em Debate Especial: 3G
3G
Sumário
Mario Cesar Pereira de Araújo
Presidente da TIM
O objetivo deste artigo é apresentar o ponto de vista da TIM em relação à introdução do 3G no Brasil. Em síntese, acreditamos que as condições para a implantação da tecnologia no país estão amadurecendo rapidamente, principalmente pela(o):
Adicionalmente, é fato que, além de proporcionar a oferta de serviços multimídia avançados, o 3G poderia contribuir para a universalização de banda larga no país, viabilizando também a entrada das operadoras móveis no processo de convergência.
Consequentemente, a licitação das freqüências para a 3ª geração no Brasil deveria ser feita o quanto antes, garantindo a coordenação no uso das mesmas e isonomia entre as operadoras móveis. Em termos práticos, defendemos a licitação simultânea das freqüências em 1,9 GHz (banda L) e das freqüências em 1,9-2,1 GHz (reservadas par a implantação do 3G no Brasil), uma vez que:
As condições necessárias para o início da implantação do 3G no Brasil estão no caminho certo e os potenciais ganhos com o aumento da competição entre as operadoras de telecomunicações, resultantes da inclusão das operadoras móveis no processo de convergência, tornam ainda mais importante (e urgente) a condução das licitações pelo regulador.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares