Em Debate Especial: 3G

Publicado: 11/06/2007

 

 

Perspectivas para a Tecnologia 3G
no Brasil

Parte 1

 

 

Newton Cyrano Scartezini

Consultor em Telecomunicações

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

Evolução da Tecnologia Móvel

 

As chamadas tecnologias de terceira geração dos sistemas móveis (3G) são as que seguem as especificações conhecidas como IMT 2000, definidas ela UIT (União Internacional das Telecomunicações), com o objetivo de estabelecer padrões a serem seguidos pelos sistemas móveis, e que representam avanços em relação às tecnologias anteriormente utilizadas (2G). Os principais avanços ocorrem no aumento significativo da capacidade de transmissão de dados, no uso mais eficiente do espectro e na redução de custos das redes.

 

A maioria das redes já implantadas opera na faixa 1920-1980 MHz, em par com a faixa 2110-2170 MHz, definida pela UIT como o núcleo principal de espectro para a 3G. Essas faixas foram reservadas no Brasil para a implantação de sistemas 3G no ano 2000. Alguns operadores de serviços lançaram ou tem em construção sistemas nas faixas de 850 MHz e 1900 MHz, que hoje são parcialmente utilizadas no Brasil para sistemas 2G, especialmente a faixa de 850 MHz.

 

Entre as tecnologias de 3G, a tecnologia WCDMA conta com 155 redes em operação comercial, em 68 países, além de 163 novas licenças concedidas em 57 países. Existem 650 modelos de terminais WCDMA disponíveis comercialmente, fabricados por 52 fornecedores, incluindo alguns de custo bastante reduzido, resultantes da iniciativa “3G for All”, conduzida pela GSM Association.

 

O caminho para as redes de banda larga sem fio foi iniciado pelo WCDMA e evoluiu para um novo patamar, com o HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), que prevê velocidades de até 14,4 Mbps, e já conta com equipamentos operando a até 7,2 Mbps, dependendo do terminal usado e da capacidade da rede individual.

 

Já existem 104 redes HSDPA em 54 países com 250 terminais disponíveis. Outras evoluções, já padronizadas, são o HSUPA e o HSPA, que oferecem grandes velocidades também no “up link”, e permitem novos serviços que requerem grandes velocidades do terminal para a rede. Os dados acima são de Abril de 2007, da GSM Association.

 

“A tecnologia 3G é uma tecnologia plenamente estabelecida no mundo, com economia de escala e um caminho de evolução definido e seguro.”

 

É importante notar que a adoção generalizada e acelerada da tecnologia de terceira geração não se deve exclusivamente à possibilidade de oferta de novos serviços por parte das operadoras, mas também ao uso mais eficiente do espectro, recurso escasso e conseqüentemente caro e ao seu menor custo por volume de informações transmitido, como demonstram os dados a seguir:

 

Custo da Infra-estrutura de rede por usuário por mês

 

 

“O custo de transmissão de informações ao usuário cai significativamente em relação a tecnologia 2G, permitindo a redução dos preços para acesso em banda larga.”

 

 

“A maior eficiência espectral permite o atendimento de um número maior de usuários com o mesmo espectro de freqüências, reduzindo o consumo de um recurso público escasso e finito.”

 

Parte 1 :: Parte 2 :: Parte 3

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Qual a velocidade de acesso à Internet que seria suficiente para você no celular?

  <10 Mbps
  10 a 50 Mbps
  50 a 100 Mbps
  100 a 500 Mbps
  500 a 1 Gbps
  <1 Gbps

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI