Em Debate Especial: Política Industrial
Publicado em: 02/07/07
Por uma política industrial para a indústria de telecomunicações
Que considere as profundas mudanças causadas pela evolução tecnológica e convergência
Paulo Castelo Branco
Presidente da NEC e Diretor de Telecomunicações da Abinee
Investimento em Desenvolvimento
Desenvolvimento de novas aplicações para a provisão de novos serviços necessita de um conjunto de competências que abrangem desde o conhecimento de soluções de tecnologia até o desenho de novos modelos de negócio.
O tempo de maturação desses desenvolvimentos pode ser longo, exigindo capacidade e fôlego financeiro das empresas desenvolvedoras. O mesmo ocorre com a integração de soluções e com o desenvolvimento de software. Este último requer a montagem de equipes caras, altamente especializadas e que podem ter que se desfazer ao fim do projeto.
As empresas que as realizam são por vezes empresas jovens, com pouca capacidade financeira e capacidade técnica altamente focada. Seu maior componente de custo é a mão de obra e os custos indiretamente associados.
Essas empresas não podem contratar, de forma permanente, a mão de obra para essas atividades. A forma de contratação de mão de obra para atividades não permanentes nas empresas precisaria ser flexibilizada para reduzir o custo dos projetos.
Conclusões e Propostas
As empresas de tecnologia de informática e telecomunicações detêm considerável competência.
Para que haja um contínuo fluxo de investimentos na manutenção e aumento dessa competência seriam necessárias ações no sentido de:
Algumas dessas propostas são de implementação complexa, entretanto, novos paradigmas requerem novas atitudes e tarefas complexas precisam ser enfrentadas quando grandes resultados são almejados.
Comente!
Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!
Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.
Reflexão abrangente e profunda sobre as transformações do setor, e instigante aos governantes sobre mecanismos concretos de desenvolvimento dessa formidável indústria.
Newsletters anteriores
Mais Eventos
Mais Webinares