Em Debate

Publicado: 22/11/04

 

WI FI para Usuários ( Parte II ) Porque adotar e como escolher e implementar

 

 

Roberto Cordeiro Moreira

roberto.cordeiro@uol.com.br

 

Após a publicação do meu primeiro artigo, falando de modo mais abrangente sobre a tecnologia Wi Fi, vejo que se torna necessário esclarecer um pouco mais sobre as vantagens e benefícios da adoção ou não desta tecnologia em nossa casa ou escritório.

 

Em primeiro lugar, gostaria de reforçar o conceito de que, hoje, a tecnologia Wi Fi tem a sua maior vantagem em aplicações chamadas " In Door " ou seja, dentro de recintos fechados ou áreas externas de cobertura limitada, por algumas razões que listo a seguir:

a) A liberdade de layout para posicionamento de seus equipamentos de comunicação e entretenimento que se comunicam em padrão Wi Fi, sem a necessidade de quebrar paredes e puxar fios;

 

b) O problema de intensidade de sinal de transmissão e recepção e área de cobertura estará sob o seu controle.

Vou dar um exemplo: Quase todos nós utilizamos hoje telefones celulares. Onde eu moro, se estou fazendo ou recebendo uma chamada no meu telefone celular e começo a me locomover dentro de casa através dos cômodos da mesma, existem pelo menos 5 pontos dentro de meu apartamento nos quais a chamada é interrompida e desconectada. Isto porque, como nossas construções são feitas com paredes de tijolos, ferro e cimento, isto dificulta a propagação do sinal de transmissão e recepção dentro de casa, criando o que chamamos comumente em Inglês de "Dark Spots" ou pontos sem sinal de transmissão e recepção. A correção deste problema não depende do tipo do aparelho celular utilizado e está fora de nosso controle. Ela depende da operadora de telecomunicações que supre os seus serviços, uma vez que o foco das mesmas está na cobertura de mobilidade externa e não interna. E você, sendo somente um usuário entre milhões de assinantes da operadora de telefonia celular, dificilmente sensibilizará a operadora a mudar a sua estação rádio base (ERB) de lugar para melhorar a sua cobertura interna. Os custos envolvidos são bastante altos e, sempre existe o compromisso de posicionamento da ERB em função da melhor cobertura externa (Out Door) quando você estiver em movimento fora de sua casa.

 

Se esta já é uma experiência frustrante numa chamada telefônica, imagine na situação em que você está baixando um grande arquivo de dados ou em conferência "On Line" e, a tua conexão é interrompida.

 

No caso da rede Wi Fi, a cobertura e remoção dos chamados " Dark Spots "está sob seu controle, uma vez que você mesmo pode identificar os pontos de sinal baixo e, instalar repetidores e amplificadores de sinal também chamados de Boosters e ou, antenas direcionais que como o próprio nome está dizendo, direcionam o sinal, apontando para o ponto de interesse.

 

Existem hoje à venda no mercado, medidores de sinal para Wi Fi que te ajudam a descobrir estes pontos escuros. Uma outra alternativa para descobrir estes pontos é "passear" com o seu Notebook ou Laptop pela casa e ver o nível de sinal em cada ponto da casa.

c) Velocidade de comunicação e conexão. A combinação da tecnologia DSL ou ADSL suprida pelas operadoras de telefonia via par trançado ou, os serviços de acesso à grande rede WAN, supridos pelas operadoras de TV a Cabo ou Satélite, com o Wi Fi, traz a vantagem de se manter a velocidade de comunicação e conexão em patamares bem altos, se comparados a uma conexão direta do seu computador com uma rede celular, por exemplo. A relação de ganho em velocidade é da ordem de 2 a 10 vezes maior ou, em alguns casos, ainda maior.

Vamos traduzir isto em algo compreensível: Imagine que você é assinante de um serviço DSL ou ADSL com velocidade de 450 Kbps (450.000 bits por segundo).

 

Imagine que o Modem (aquela caixinha preta que o operador de telefonia instala para você no ponto de par trançado da sua casa e que conecta com um cabo no seu equipamento de Wi Fi) suporta velocidade de conexão de rede com o ponto de acesso Wi Fi de 100Mbps (100 Milhões de bits por segundo)) e que, a sua rede Wi Fi é do padrão IEEE 802.11 G que suporta velocidade de comunicação entre os dispositivos de até 54 Mbps (54 Milhões de bits por segundo).

 

Isto significa o seguinte: Quando voce acessa, por exemplo, a Internet a partir de um só computador de sua casa via a rede Wi Fi, a sua velocidade de conexão continua limitada pela velocidade do serviço DSL ou ADSL que você contratou, ou seja, no exemplo acima, 450 Kbps. Hoje, caso você utilize uma conexão com a Internet, do seu computador via rede celular, as velocidades de conexão disponíveis estão na faixa de 140 Kbps (140.000 bits por segundo). Neste caso você teve um ganho de aproximadamente 3 vezes em velocidade de conexão com a Internet.

 

Teoricamente, portanto, você poderia usar 3 computadores acessando a Internet via Wi Fi / ADSL, com o mesmo desempenho de acesso que um só computador teria se conectado à Internet via conexão com a rede celular. É óbvio, porém, que, a conexão via rede celular te traz mais liberdade e mobilidade fora de casa, uma vez que a área de cobertura é maior.

 

As vantagens não param por ai: como o Wi Fi é uma tecnologia de rede sem fio, que conecta dispositivos entre si, dentro de sua casa ou escritório, caso você precise, por exemplo, baixar ou transferir um arquivo de dados de um computador para outro dentro da sua rede Wi Fi, a velocidade de transferência dos dados entre eles seria de até 54 Mbps.

 

Se compararmos esta situação com uma rede conectada via cabos de rede, a velocidade de transferência dos dados tipicamente hoje, seria de 100 Mbps, ou seja, a perda em velocidade seria menor que a metade (54 Mbps X 100 Mbps), lembrando ainda que, poderíamos conectar mais de 100 dispositivos na mesma rede sem a necessidade de puxar cabos ou quebrar paredes. Portanto, na grande maioria dos casos hoje, o Wi Fi tem grande vantagem sobre a rede conectada por cabos ou a conexão direta do seu computador com a rede celular, sem mencionarmos os custos dos serviços que, numa conexão com a rede celular seriam cobrados por volume de dados trafegados e, na conexão DSL/ADSL, seriam cobrados tipicamente como uma taxa fixa por mês.

 

As operadoras de telefonia fixa, cabo ou satélite, já disponibilizam serviços de acesso à rede WAN ou Internet, com velocidades de 2 Mbps (2 Milhões de bits por segundo), o que traria no exemplo acima, um ganho de velocidade de conexão de aproximadamente 13 vezes, se comparado à conexão com a rede celular.

 

Porque e quando adotar uma rede Wi FI ?

 

Vamos analisar algumas situações típicas que comumente nos deparamos:

Todas estas são situações típicas nas quais a rede Wi Fi resolve o problema de maneira fácil e rápida e na maioria das vezes menos dispendiosa. Convém também lembrar que as empresas fabricantes dos terminais chamados POS (aquelas maquininhas que os estabelecimentos usam para "passar" o seu cartão de crédito ou débito), também estarão lançando em 2005, terminais compatíveis com padrão Wi Fi ou Bluetooth.

 

Isto é mais um dado que corrobora o fato que esta tecnologia tem futuro e deve permanecer no mercado por um bom tempo.

 

Como escolher a sua rede Wi Fi? O que preciso comprar? De qual fabricante?

 

Existem hoje disponíveis no mercado, equipamentos Wi Fi de vários fabricantes. Não vou citar marcas por uma questão de ética. Porém, se você for a uma loja que revenda produtos de informática, eles provavelmente poderão ajudá-los com informações sobre os vários fabricantes. Você também pode consultar revistas especializadas em computadores, Notebooks, Informática e outras relacionadas. A Internet também é uma grande fonte de informação. Você pode encontrar artigos sobre o assunto, comparações entre fabricantes, acessórios disponíveis e informações técnicas sobre cada produto.

 

Para se iniciar a implantação de uma rede Wi Fi, você precisa de no mínimo de uma caixinha chamada de Porta de Acesso / Roteador sem Fio (Wireless Broadband Router ou Access Port), conforme já mencionei em meu artigo anterior. È uma caixinha que vem tipicamente com 5 conectores do tipo RJ 45, que são os conectores padrão utilizados em cabos de rede, sendo que, um deles que normalmente fica mais afastado dos outros na traseira da caixinha é destinado à conexão com o seu modem para ligar na Internet e, os outros 4 que estão posicionados em um bloco separado próximos uns dos outros, são destinados a conectar dispositivos que utilizam cabos de rede, como por exemplo computadores com placas de rede, caso o mesmo fique próximo onde você vai posicionar o seu equipamento Wi Fi.

 

Na maioria das vezes, você vai instalar o seu Broadband Router / Access Port próximo do seu modem ADSL / Cable / Satélite.

 

Normalmente, estas caixinhas vêm com um CD de instalação e um manual explicando passo a passo como conectar os dispositivos e fazer as primeiras configurações. Elas são relativamente fáceis de serem feitas e, o equipamento quase que "aprende" a sua conexão com a Internet.

 

O próximo passo é a instalação e configuração dos computadores e / ou Notebooks. No caso de Notebooks, alguns deles mais recentes já possuem a comunicação wireless Wi Fi de fábrica. Nos casos que isto não acontece, você pode comprar os acessórios que podem ser do padrão PCMCIA ou USB. No caso de computadores de mesa ou chamados de torre, você pode comprar os acessórios de comunicação Wi Fi nos padrões PCI e USB, caso o seu computador suporte este tipo de interface.

 

A instalação destas placas ou acessórios não é muito difícil dependendo de quão antigo é o seu computador e sistema operacional. Algumas podem causar conflito e fazer com que a sua máquina não funcione.

 

Os sistemas operacionais mais recentes como Windows XP, por exemplo, já possuem suporte para uma boa gama de acessórios Wi Fi, fazendo com que o processo de instalação seja bastante simplificado. Estes acessórios também vêm com um CD de instalação e configuração e um manual que te ajuda a instalar e configurar passo a passo estas placas ou cartões.

 

Feitas estas configurações básicas, você já começa e se beneficiar do uso de vários computadores através de uma só conexão com a Internet.

 

A configuração da sua rede de computadores para fazer com que uma máquina " fale " com a outra, requer um pouco mais de conhecimento.

 

Para esta configuração, no caso de uma empresa ou comércio ou mesmo no caso que você precise instalar em sua casa vários computadores e necessite que eles se comuniquem entre si, recomendo que se contrate o serviço de pessoas mais familiarizadas com a mesma.

 

Existe um campo vasto a ser explorado no Brasil nesta área de prestação de serviços. Nos Estados Unidos, por exemplo, as grandes redes de venda e distribuição deste tipo de equipamentos e acessórios, também vendem serviços de instalação e configuração de rede Wi Fi, para facilitar principalmente a implantação da rede. Isto no Brasil também poderia ser prestado por em presas de telefonia fixa, cabo ou satélite, como parte do serviço prestado. Elas alugariam os equipamentos e instalariam a rede básica para você.

 

Neste ponto vocês me perguntarão: Existe diferença entre equipamentos de diversos fabricantes? Alguns são melhores que outros?

 

Eu já tive a oportunidade de testar pelo menos equipamentos de 4 fabricantes diferentes e a minha experiência mostra que sim. Eles se diferenciam pela facilidade de instalação dos elementos de comunicação e acessórios e configuração da rede, estabilidade da conexão ( a conexão em alguns casos cai muito mais freqüentemente que outros ), alcance ou cobertura do sinal, durabilidade e resistência dos acessórios e, alguns outros tópicos que são mais específicos, dependendo do tipo de aplicação que você usa. Hoje você já pode misturar equipamentos de fabricantes diferentes na sua rede, uma vez que todos seguem os padrões e normas IEEE 802.11.

 

Caso vocês queiram saber um pouco mais sobre as diversas normas IEEE 802.11, você pode consultar a página da TELECO que fala sobre as mesmas.

 

Duas recomendações eu faço aos principiantes neste tipo de tecnologia Wi Fi:

 

Na primeira implantação, procurem comprar equipamentos e acessórios do mesmo fabricante, pois, isto facilita a instalação e configuração dos mesmos e, procurem adquirir equipamentos e acessórios de fabricantes mais tradicionais na área de equipamentos de rede. Aplica-se neste caso a regra de que o bom custa mais caro.

 

Uma vez que você domine um pouco mais a tecnologia ou, se você contratar serviços de uma empresa mais especializada no assunto para instalar e configurar a sua rede, então você pode procurar por melhores preços e misturar marcas.

 

Conforme mencionei anteriormente, não mencionarei marcas por uma questão de ética e merchandise.

 

Hoje no Brasil, o grande inibidor da popularização desta tecnologia é indiscutivelmente o preço, uma vez que todos estes equipamentos e acessórios são importados, elevando o custo final para o usuário do mesmo.

 

Portanto, Operadoras de Telecomunicações, Cabo e Satélite, vocês podem ser o agente catalisador para a popularização da tecnologia, pois gerariam o volume necessário para justificar a redução de preços e, talvez incentivar a fabricação local.

 

A vocês usuários ou potenciais usuários: Não tenham receio de tentar. Uma vez implementada e instalada esta tecnologia, você se perguntará como ficou sem isto por tanto tempo.

 

 

Comente!

Para enviar sua opinião para publicação como comentário a esta matéria para nosso site, clique aqui!

 

Nota: As informações expressadas nos artigos publicados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS

NEWSLETTER

Newsletters anteriores

Enquete

Quais canais você mais assiste na TV por Assinatura?

  Esporte
  Filmes/séries
  Notícias
  TV aberta (Globo, Band, SBT, ...)
  Documentários
  Outros
  Não tenho TV por Assinatura

EVENTOS

 

 

Mais Eventos

TelecomWebinar

Mais Webinares

NOTÍCIAS

SEÇÃO HUAWEI